Tâmega fatura Itacoatiara Pro

0

Tâmega dropa uma boa direita e vence o Itacoatiara Pro. Foto: Flavio Brito.
Depois de uma janela de espera pelas melhores ondas, que durou quase um mês, finalmente rolou o Itacoatiara Pro, evento profissional de bodyboard, na praia de Itacoatiara, Niterói. A disputa de formato inédito, foi organizada por atleta profissionais e teve em seu sucesso o formato peculiar da disputa.

 

O campeonato aconteceu ontem (8/11) e foi composto por 16 atletas profissionais convidados. Todas as baterias foram homem x homem. As disputas tinham duração de 20 minutos, sem limite máximo de ondas. Com isso, os atletas estavam tranqüilos para surfar sem a pressão de um campeonato convencional.

 

Fabio Aquino decola alto e fatura a quinta colocação. Foto: Flavio Brito.
Os próprios atletas fizeram o julgamento, que aconteceu sem notas. Ao final de cada bateria, os cinco juízes conversavam entre si e chegavam ao consenso de quem havia ganho. Esse critério inovador não trouxe qualquer problema pois todas as baterias foram bem definidas dentro da água.

 

Quando alguma bateria era muito equilibrada, os atletas voltavam para a água e em mais 15 minutos se definia o vencedor. Isso ocorreu na bateria entre Felipe Perusin e Bruno Pão. Na avaliação dos juízes, eles empataram. Na segunda caída, Perusin pegou um dos melhores tubos da competição e definiu a disputa em seu favor.

Pex cava forte em uma boa esquerda. Foto: Flavio Brito.
     
Um evento em Itacoatiara, com alguns dos melhores atletas do Brasil, é difícil dizer quem se destacou, pois todos arrebentaram. Fabio Aquino pegou muito e na bateria contra José Otávio, virou o resultado em seu favor, na última onda. Aquino tirou um tubo no pampo e saiu mandando um 360 normal aéreo.

 

André Guaraná pegou uma das melhores ondas de todo o campeonato, mandou um 360 invertido no lip numa esquerda bem pesada. Os locais de Itacoatiara não se deram tão bem na competição. A melhor performance foi a de Thiago Adipas, que chegou na quinta colocação.

 

Fabio Aquino se prepara para mais um tubo perfeito. Foto: Flavio Brito.
O grande destaque do campeonato, foi Hardy Botinho, que mesmo estando fora de uma competição oficial há dois anos, se jogou nas mais pesadas ondas de Itacoa e atacou o lip sem medo. Na final, enfrentou o hexacampeão mundial Guilherme Tâmega, que mais uma vez mostrou uma linha de onda impecável durante todo o evento. GT usou um variado repertório de manobras ao longo de todo o campeonato. 
 
Na semifinal, decolou num 360 invertido aéreo para a direita, fora os backflips e rollos potentes. Na final contra Botinho, Tâmega pegou uma direita no pampo e jogou um backflip que o projetou muito para o alto e que consolidou mais uma vitória em sua carreira.

Guaraná, Piraule, Adipas, Boquinha, Pex, Botinho e GT. Um pódio cheio de estrelas. Foto: Flavio Brito.

 

O evento foi um sucesso total. Tudo que aconteceu dentro da água em Itacoatiara foi filmado para a produção de um programa para a TV. O Itacoatiara Pro será exibido pela ESPN Brasil, em data a ser confirmada.

 

O formato inovador facilitou o show de alguns dos melhores atletas do país. E o objetivo do campeonato foi alcançado, mostrar a todos o que é o verdadeiro bodyboard.


Resultado


1 Guilherme Tâmega
2 Hardy Botinho
3 Alexandre Cruz
3 Jorge Antonio “Pex”
5 André Guaraná
5 Thiago Adipas
5 Fabio Aquino
5 Felipe Perusin