Itacoatiara Pro

Tâmega nota 10

0

Ovacionado antes de entrar na água e enaltecido pela torcida como se fosse um gol marcado a cada onda surfada. Esse foi o enredo para a estreia de Guilherme Tâmega em sua despedida do Tour Mundial. E o maior bodyboarder brasileiro de todos os tempos mostrou tudo que sabe neste terceiro dia de disputas do Itacoatiara Pro 2015 ao cravar o primeiro dez do campeonato, além de totalizar 17.00 pontos, o maior somatório de todo campeonato.

Como estava previsto o swell entrou em Itacoatiara e o dia amanheceu com ondas de até 2,5 metros e séries maiores, exigindo ao máximo de cada um dos competidores. Após as disputas do round 2, foram para a água alguns dos principais candidatos ao título em Itacoatiara. Entre eles, Guilherme Tâmega. O frisson tomou conta da praia logo que o nome de Guilherme foi anunciado. Durante trinta minutos o público pode conferir uma aula de competição, com a onda perfeita vindo em um tubo concluído com um invertido aéreo, comemorado como euforia por todos da praia.
 
“A energia de estar aqui, pegar a camiseta de competição e ir para a água com todo aquele barulho é uma coisa única. Quando a gente consegue usar isso a nosso favor é incrível. Eu decidi vir para cá em cima da hora, mas senti que era a coisa certa a ser feita. Não poderia me aposentar por telefone ou email, tinha que ser assim de uma forma digna. E agora está só começando, quero me dar muito bem nesse evento. Vamos tentar fechar com chave de ouro”, disse Guilherme. “Estou me aposentando na hora certa. Foram muitos anos de competição e senti que esse era o momento. Era a melhor coisa a se fazer e poder terminar competindo no Brasil é ótimo. Aliás, a estreia foi boa para mandar um sinal para os top-16 que eu estou aqui. A estreia foi melhor do que eu pensava. Essa vibração da praia me motiva, acende a chama”, completou.
 
Duas baterias depois, foi a vez do chileno Yoshua Toledo também encaixar mais uma onda perfeita. Local de Iquique, Yoshua, apesar da pouca idade (o atleta competiu na categoria Pro Junior), está acostumado com ondas pesadas e nesse domingo foi um dos protagonistas do dia. “Hoje (domingo) foi um dia bom. Tentei me superar, pois não vinha de um bom resultado no Pro Junior. Fico feliz com tudo e acho que amanhã (segunda) será ainda melhor. Estou contente e concentrado para o que vier”, comemorou.
 
E o dia continuou com ótimas performances, principalmente de alguns atletas estrangeiros, que se encaixaram bem nas condições difíceis de Itacoatiara. Miguel Adão, de Portugal, e Maxime Castillo, da França, surfaram muito bem em suas baterias do Round 3, ambos com nota 9,00 em suas melhores ondas, avançando para a fase seguinte.
 
Brasileiros dominam terceiro dia de competições

Nesse domingo, dois rounds foram realizados em Itacoatiara e dezesseis atletas avançaram para a quarta fase onde enfrentarão os dezesseis cabeças de chave. Dessa forma, apenas 32 atletas seguem na busca pelo título de 2015 do Itacoatiara Pro. Além de Guilherme Tâmega, merecem destaques os locais, que mostraram que o conhecimento de pico em dias como o de hoje faz toda diferença.
 
João Zik, Kalani Lattanzi e José Otávio, estes dois últimos Wild Cards do evento, competiram muito bem neste domingo e estão confirmados para a quarta fase do campeonato. Zik e José Otávio passaram suas baterias em segundo lugar, enquanto Kalani venceu a penúltima bateria do dia.
 
Além do trio, quem também fez bonito foi a dupla do Posto 5. Discípulos de Guilherme Tâmega, Sócrates Santana e Francirley Ferreira fizeram dobradinha na última bateria do dia e deixaram o mestre orgulhos na areia. Completaram o esquadrão brasileiro que segue no evento o carioca David Barbosa e o baiano Leandro Chagas, que segue firme desde o primeiro round na briga pelo título.
 
Brasil em maioria na fase dos tops
 
Com a confirmação de oito brasileiros nas dezesseis vagas restantes do Round 4 em Itacoatiara, o país confirmou também a supremacia nessa reta final de competição. Dos 32 atletas que restaram no evento quinze são do Brasil. Farão frente aos donos da casa, que perseguem o primeiro título em Itacoatiara, cinco chilenos (segundo maior contigente), três sul-africanos, dois portugueses, dois franceses, um basco, um canário, um australiano, um havaiano e um atleta de Ilha Reunião.

O Brasil já contava com Helliton Loureiro (ES), Eder Luciano (SC), Roberto Bruno (CE), Lucas Nogueira (ES), Uri Valadão (BA), Israel Salas (ES) e Sergio Luis (RJ) garantidos no Round 4, que será disputado nesta segunda-feira.
 
Como todas as previsões se concretizando, a direção de prova fará nessa segunda-feira um novo check-in, só que desta vez mais cedo, às 06h, para que o evento comece as 06h30. “Nesta segunda vamos começar mais cedo para fazer os Rounds 4, 5 e 6. Nossa intenção é finalizar o evento na terça-feira, 07, com as quartas, semi e final, além da final do Pro Junior, no último dia devido as boas condições para o período”, ressalta Alex Leon, CEO do Circuito Mundial APB.

Round 4
 
1 Alex Uranga (BAS) x Diego Cabrera (I. CAN) x Matias Dias (CHI) x Antonio Cardoso (POR)
2 Jared Houston (AFS) x Helliton Loureiro (BRA) x Guilherme Tâmega (BRA) x Leandro Chagas (AFS)
3 Eder Luciano (BRA) x Roberto Bruno (BRA) x Maxime Castillo (FRA) x José Otávio (BRA)
4 Amaury Laverhne (REU) x Lewy Finnegan (AUS) x Yoshua Toledo (CHI) x João Zik (BRA)
5 Pierre Louis Costes (FRA) x Tanner McDaniel (HAV) x Miguel Adão (POR) x Francisco Alvarado (CHI)
6 Lucas Nogueira (BRA) x Alan Munoz (CHI) x Sacha Damjanic (CHI) x Luke Kitchin (AFS)
7 Uri Valadão (BRA) x Iain Campbell (AFS) x Kalani Lattanzi (BRA) x Sócrates Santana (BRA)
8 Israel Salas (BRA) x Sergio Luis (BRA) x Francirley Ferreira (BRA) x David Barbosa (BRA)


Confira os vídeos dos primeiros dias

Dia 2

 

Dia 1