Tânio Barreto pode garantir o título do Super Trials neste domingo. Foto de arquivo: Nilton Santos. |
O líder Tânio Barreto, alagoano radicado em Florianópolis (SC), venceu a primeira disputa por vagas para as oitavas-de-final da competição e só quatro surfistas ainda têm chances matemáticas de superar os 3.950 pontos que já computou no ranking: Claudemir Lima (CE), Renato Galvão (SP), Anselmo Correia (RJ) e Renato Wanderley (SP).
Também será definido neste domingo o campeão catarinense de surfe profissional, com os oito surfistas do estado mais bem colocados na Taça Governador / Index Krown Pro participando de uma competição extra. O catarinense Neco Padaratz passou duas baterias no sábado e pode entrar na briga por este título inédito.
“Meu foco de concentração é sempre a próxima bateria e espero que continue dando certo”, disse Neco Padaratz, sentindo-se ainda um pouco cansado devido à diferença de fuso horário do Brasil para o Hawaii, de onde chegou na sexta-feira especialmente para competir na Taça Governador / Index Krown Pro.
“Se o título vier a acontecer, será resultado de um trabalho bem executado. Se todos também se dedicarem ao trabalho podem conseguir, pois todos têm chances de chegar aonde cheguei, já que eu também era um deles e hoje em dia não me considero diferente de ninguém”, falou Neco, que no sábado venceu uma bateria e depois classificou-se para as oitavas-de-final passando atrás do paulista Piu Pereira.
Quem também pode entrar na briga pelo título catarinense é Tânio Barreto, que é alagoano mas há muitos anos reside em Florianópolis (SC). Mas, o objetivo principal do campeão brasileiro do SuperSurf 2001 é mesmo o título do ABRASP Super Trials.
“Título é título e se vier vou ficar amarradão, porque estou lutando e me sacrificando para sair daqui campeão”, disse Tânio, logo após a vitória na primeira disputa por vagas para as oitavas-de-final da Taça Governador / Index Krown Pro.
“O mar está muito difícil, as ondas bem pequenas, foi difícil vencer nestas condições, mas quero parabenizar os organizadores que conseguiram realizar este evento para fechar o Super Trials aqui em Santa Catarina, com toda a dificuldade de patrocínios”, elogiou Tânio Barreto.
PARAIBANO QUEBRA TODOS OS RECORDES – Apesar das ondas pequenas na praia Central, os recordes do catarinense André Zanini no primeiro dia da Taça Governador / Index Krown Pro foram todos quebrados pelo paraibano Jano Belo no sábado de céu nublado e chuvas ocasionais em Balneário Camboriú.
Ele totalizou 17 pontos de 20 possíveis na sua bateria ainda pela segunda fase e na terceira arrancou uma nota 9,17 dos juízes, passando a encabeçar as duas listas de recordes do campeonato.
Jano ainda voltou ao mar à tarde para conquistar classificação para as oitavas-de-final em sua última onda surfada na bateria, quando conseguiu superar o potiguar Joca Júnior no confronto vencido pelo carioca Anselmo Correia.
“A condição do mar agora está muito difícil, mas eu tinha feito uma boa onda no início e no finalzinho veio aquela salvadora que decidiu tudo. Espero continuar passando, pois quero garantir a minha vaga para o SuperSurf e preciso de um bom resultado aqui para isso”, falou Jano Belo.
A Taça Governador / Index Krown Pro é uma realização da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e ASBC (Associação de Surf de Balneário Camboriu), com supervisão da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional).
O evento tem o patrocinio da Index Krown e da CODESC, apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriu, Quebramar Surf Shop, Surfcamp, Mate Leão e Espans, com divulgação pela Rede Atlântida FM, 99 FM de Camboriu, Fotopress, Go Surf e sites www.surfpro.com.br e www.abrasp.com.br . A competição recomeça às 8 horas deste domingo e a grande final deve entrar no mar por volta das 13 horas.
Taça Governador / Index Krown Pro
Cronograma do domingo
8:00 às 10:40 – Oitavas-de-final
10:40 às 12:00 – Quartas-de-final
12:00 às 12:50 – Semi-finais
13:10 às 13:40 – Final
14:00 às 14:50 – Semi-finais com os 8 catarinenses melhor colocados na prova
14:50 às 15:20 – Definição do campeão
catarinense profissional de 2002