Um final de semana perfeito. Típico de verão, com muito sol, calor e gente bonita na praia. Um verdadeiro presente dos deuses neste outono para a realização da primeira etapa do Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009, válido pelo Circuito Catarinense de Surf Profissional Fecasurf, que comemorou o aniversário de 283 anos da cidade de Florianópolis, a encantadora Ilha da Magia.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo
Este domingo (29/3) amanheceu nas mesmas condições de surf dos dias anteriores, com ondas de até 1 metro e boa formação, que proporcionaram mais um show de surf espetacular, com muitas manobras fortes e inovadoras.
As baterias pegaran fogo. Todos em uma batalha na busca de alcançar o lugar mais alto pódio e ficar com a maior parte dos R$ 30 mil oferecidos nesta etapa, além dos 2.500 pontos para o ranking catarinense e 750 pontos para o Circuito Abrasp Brasil Tour 2009, divisão de acesso ao SuperSurf.
Apresentando um bom desempenho durante toda competição o alagoano radicado em Floripa, Tânio Barreto, campeão brasileiro em 2001, conseguiu chegar até as finais e conquistar a vitória na primeira etapa do circuito em uma final disputadíssima que alternava a liderança a cada onda surfada.
Tânio superou seus adversários somando um 9.33, maior nota de toda competição, mais 6.13 pontos em um total de 15.26 pontos nas duas melhores ondas.
?Foi o campeonato mais alucinante que já participei do Catarinense Pro até agora, porque estava de alto nível, com muitos atletas de todo o Brasil. A organização da Fecasurf está de parabéns por sempre fazer eventos de qualidade, que com certeza refletirão no futuro do surf aqui no estado. Gostaria de dedicar esta vitória emocionante à minha família e ao meu treinador Alison?, declara Tânio Barreto.
Os catarinenses Tomas Hermes, que acabou na segunda colocação, e Beto Mariano, que ficou na terceira representaram muito bem os catarinenses na competição e chegaram até essa incrível final na praia da Joaquina.
“O campeonato estava muito forte. Todo mundo surfando muito. Estou muito feliz com a minha campanha no campeonato. As ondas estavam demorando um pouco na final, mas foi tudo perfeito”, comenta o catarinense do Norte do estado e vice-campeão, Tomaz Hermes.
O tricampeão brasileiro Peterson Rosa não conseguiu achar as melhores ondas e finalizou na quarta colocação do Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009, apesar do bom desempenho durante o campeonato.
“O evento foi um sucesso com a participação de 144 surfistas do Brasil inteiro, o que reflete o nosso empenho em manter o surf catarinense em constante evolução. Gostaria de agradecer principalmente à Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Fundação Municipal de Esportes, que foram importantíssimos para a realização deste evento. Um verdadeiro presente de aniversário para Florianópolis?, declara Fred Leite, presidente da Federação Catarinense de Surf.
Goofy Tag Team A galera da areia acompanhou a divertida disputa do Goofy Tag Team, uma bateria especial de equipes, formadas por quatro atletas que competem com pranchas biquilhas e rabetas fish da década de 70.
A equipe vencedora desta grande confraternização que levou R$ 1 mil foi a dos estrangeiros, formada por Caetano Vargas (PR), Hugo Bittencourt (RJ), Felipe Martins (CE) e Ricardo Ferreira (SP), que exibiram muito controle e boas manobras com estas pranchas.
O Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009 é apresentado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Patrocínio: Oakley, Lojas Sul Nativo, Goofy, Governo do Estado de Santa Catarina e Fundesporte da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Apoio: Fundação Municipal de Esportes, Cris Hotel, Waves, Associação de Surf da Joaquina, Jornal Drop, Revista Solto, Floripa Turbo, Clube do Surf. O Circuito da Federação Catarinense de Surf é homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e pela Confederação Brasileira de Surf (CBS).
Primeira etapa do Circuito Catarinense Profissional 2009
Resultados
1 Tânio Barreto (AL) – 2.500 pontos
2 Tomas Hermes (SC) – 2.150
3 Beto Mariano (SC) – 1.825
4 Peterson Rosa (PR) – 1.675
5 Rodrigo Dornelles (RS) – 1.525
5 Raphael Becker (SC) – 1.525
7 Marco Giorgi (SC) – 1.388
7 Ricardo Ferreira (SP) – 1.388
9 Alex Lima (SC) – 1.250
9 Beto Fernandes (SP) – 1.250
9 Fernando Moura (SC) – 1.250
9 Felipe Martins (CE) – 1.250