Catarinense Pro

Tânio Barreto leva o caneco

Tânio Barreto, Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009, praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

Tânio Barreto leva a melhor na competição. Foto: Daniel Tinelli / Thermoskin Wetsuits.

Um final de semana perfeito. Típico de verão, com muito sol, calor e gente bonita na praia. Um verdadeiro presente dos deuses neste outono para a realização da primeira etapa do Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009, válido pelo Circuito Catarinense de Surf Profissional Fecasurf, que comemorou o aniversário de 283 anos da cidade de Florianópolis, a encantadora Ilha da Magia.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Este domingo (29/3) amanheceu nas mesmas condições de surf dos dias anteriores, com ondas de até 1 metro e boa formação, que proporcionaram mais um show de surf espetacular, com muitas manobras fortes e inovadoras.

 

Tomas Hermes é o melhor catarinense na prova. Foto: Daniel Tinelli / Thermoskin Wetsuits.

As baterias pegaran fogo. Todos em uma batalha na busca de alcançar o lugar mais alto pódio e ficar com a maior parte dos R$ 30 mil oferecidos nesta etapa, além dos 2.500 pontos para o ranking catarinense e 750 pontos para o Circuito Abrasp Brasil Tour 2009, divisão de acesso ao SuperSurf.

 

Apresentando um bom desempenho durante toda competição o alagoano radicado em Floripa, Tânio Barreto, campeão brasileiro em 2001, conseguiu chegar até as finais e conquistar a vitória na primeira etapa do circuito em uma final disputadíssima que alternava a liderança a cada onda surfada.

 

Tânio superou seus adversários somando um 9.33, maior nota de toda competição, mais 6.13 pontos em um total de 15.26 pontos nas duas melhores ondas.

 

Beto Mariano também representa o estado e fica em terceiro. Foto: Daniel Tinelli / Thermoskin Wetsuits.

?Foi o campeonato mais alucinante que já participei do Catarinense Pro até agora, porque estava de alto nível, com muitos atletas de todo o Brasil. A organização da Fecasurf está de parabéns por sempre fazer eventos de qualidade, que com certeza refletirão no futuro do surf aqui no estado. Gostaria de dedicar esta vitória emocionante à minha família e ao meu treinador Alison?, declara Tânio Barreto.

 

Os catarinenses Tomas Hermes, que acabou na segunda colocação, e Beto Mariano, que ficou na terceira representaram muito bem os catarinenses na competição e chegaram até essa incrível final na praia da Joaquina.

 

“O campeonato estava muito forte. Todo mundo surfando muito. Estou muito feliz com a minha campanha no campeonato. As ondas estavam demorando um pouco na final, mas foi tudo perfeito”, comenta o catarinense do Norte do estado e vice-campeão, Tomaz Hermes.

 

O tricampeão brasileiro Peterson Rosa não conseguiu achar as melhores ondas e finalizou na quarta colocação do Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009, apesar do bom desempenho durante o campeonato.

 

“O evento foi um sucesso com a participação de 144 surfistas do Brasil inteiro, o que reflete o nosso empenho em manter o surf catarinense em constante evolução. Gostaria de agradecer principalmente à Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Fundação Municipal de Esportes, que foram importantíssimos para a realização deste evento. Um verdadeiro presente de aniversário para Florianópolis?, declara Fred Leite, presidente da Federação Catarinense de Surf.

 

Goofy Tag Team A galera da areia acompanhou a divertida disputa do Goofy Tag Team, uma bateria especial de equipes, formadas por quatro atletas que competem com pranchas biquilhas e rabetas fish da década de 70.

 

A equipe vencedora desta grande confraternização que levou R$ 1 mil foi a dos estrangeiros, formada por Caetano Vargas (PR), Hugo Bittencourt (RJ), Felipe Martins (CE) e Ricardo Ferreira (SP), que exibiram muito controle e boas manobras com estas pranchas.

 

O Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009 é apresentado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Patrocínio: Oakley, Lojas Sul Nativo, Goofy, Governo do Estado de Santa Catarina e Fundesporte da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Apoio: Fundação Municipal de Esportes, Cris Hotel, Waves, Associação de Surf da Joaquina, Jornal Drop, Revista Solto, Floripa Turbo, Clube do Surf.  O Circuito da Federação Catarinense de Surf é homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e pela Confederação Brasileira de Surf (CBS).

 

Primeira etapa do Circuito Catarinense Profissional 2009

 

Resultados

 

1 Tânio Barreto (AL) – 2.500 pontos

2 Tomas Hermes (SC) – 2.150

3 Beto Mariano (SC) – 1.825

4 Peterson Rosa (PR) – 1.675

5 Rodrigo Dornelles (RS) – 1.525

5 Raphael Becker (SC) – 1.525

7 Marco Giorgi (SC) – 1.388

7 Ricardo Ferreira (SP) – 1.388

9 Alex Lima (SC) – 1.250

9 Beto Fernandes (SP) – 1.250

9 Fernando Moura (SC) – 1.250

9 Felipe Martins (CE) – 1.250

Exit mobile version