Brasil Tour

Tânio detona no Rosa

Tânio Barreto, Seletiva Petrobras de Surf Masculino 2008, praia do Rosa, Imbituba (SC)

Tânio Barreto estréia com vitória na praia do Rosa, Imbituba (SC). Foto: Fábio Minduim.

O primeiro grande confronto do surf brasileiro tem data marcada, será nesta sexta-feira (14/3) na segunda etapa da Seletiva Petrobras de Surf Masculino na paradisíaca Praia do Rosa, Imbituba (SC).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Será a primeira vez na temporada que os tops da elite nacional serão desafiados pelos que ficaram de fora da Divisão Principal do Circuito Brasileiro.

 

A principal competição do ranking de acesso que classifica 12 surfistas para o Brasileiro Pro 2009, foi inaugurada nesta quinta-feira em ondas de meio metro e boa formação no canto Sul do Rosa.

 

Entre vários talentos da nova geração, alguns ex-campeões brasileiros se destacaram no primeiro dia, com o paraibano Fábio Gouveia e o alagoano Tânio Barreto estreando juntos com uma dobradinha vitoriosa.

Jojó de Olivença e Bernardo Lopes: duelo de gerações baianas. Foto: Gabriel Macedo / Surfbahia.com.br.


Já o baiano Jojó de Olivença acabou eliminado logo em sua primeira participação em Santa Catarina. Com notas 8.10 e 6.67 nas duas melhores ondas que surfou na bateria, Tânio Barreto estabeleceu o maior somatório (14.77) da competição até o momento.

 

Diferente dos outros campeões brasileiros, que já estão praticamente despedindo-se das competições, o alagoano parte em busca de uma vaga na divisão de elite do esporte. ?É o primeiro campeonato importante do Circuito Brasileiro para mim neste ano e consegui uma boa apresentação para vencer a bateria?, comemora o campeão brasileiro de 2001.

 

Enquanto o alagoano disparava na frente a cada apresentação, o paraibano Fábio Gouveia não achava as ondas e somente no final conseguiu superar os catarinenses Gustavo Schlickmann e Roni Ronaldo.

 

Assim como Tânio, Fabinho também reside em Florianópolis e sua última vitória na carreira foi conquistada na mesma Praia do Rosa, quando foi palco da abertura do Brasileiro Pro em 2005, ano do seu segundo título de campeão brasileiro.

 

?É um lugar que me traz boas recordações, mas a bateria foi difícil. Estava querendo puxar as recordações, mas elas não estavam vindo não?, brinca o sempre irreverente Fábio Gouveia.

 

?Passei minha vida inteira competindo e não estou pensando mais em vaga de nada. Na verdade estou num processo de fazer outras coisas. Claro que vou estar sempre preparado, pegando ondas, treinando, mas só participando de eventos importantes ou perto de casa. Só para competir mesmo, porque isso está no sangue. A partir de agora meu foco é fazer umas viagens para lugares que sempre quis ir e não podia por causa dos campeonatos?, revela Fabinho.

 

##

Fábio Gouveia também faz boa estréia e garante vaga na segunda fase da Seletiva Petrobras. Foto: Fábio Minduim.

Na mesma balada de Fábio Gouveia está o baiano Jojó de Olivença, que já adiantou que este é o último ano que ele vai participar de competições.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

?Eu estava em casa e fiquei pensando em ir ou não. Então decidi vir para rever a galera. Mas, infelizmente, na minha primeira participação o mar me decepcionou, só consegui achar uma ondinha regular e não deu?, lamenta Jojó.

 

?Este é um ano decisivo para mim, acredito que será meu último ano e vai servir como preparativo para o ano que vem me retirar definitivamente das competições. Não vou correr o Brasil Tour todo e só vou participar de algumas competições mesmo para me despedir da galera?, conta Jojó, que foi campeão brasileiro duas vezes, em 1988 e 1992.

Christiano Spirro descola nota 9.00 na praia do Rosa. Foto: Gabriel Macedo / Surfbahia.com.br.


Uns estão se despedindo, enquanto outros querem conquistar seu espaço no cenário competitivo brasileiro e o principal caminho para alcançar a elite do esporte é a Seletiva.

 

Com exceção dos ex-campeões brasileiros Jojó de Olivença e Fábio Gouveia, que já escreveram sua história no esporte de forma brilhante, essa é a meta dos outros 94 surfistas escalados na primeira fase da Seletiva Petrobras realizada nesta quinta-feira.

 

O catarinense Beto Mariano venceu a bateria contra os baianos Bernardo Lopes e Jojó, e segue animado para enfrentar os cabeças-de-chave na segunda fase.

 

?Cada ano que passa fica mais difícil atingir este objetivo, mas estamos aí na briga, começando mais uma temporada. O mar está meio pequeno, mas com boa formação. Agora é se concentrar para os próximos dias?, fala Beto Mariano.

 

Em cada etapa são distribuídos R$ 40 mil em prêmios e a vitória vale 1.000 pontos no ranking da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro de Surf Profissional.

 

Já é uma tradição nas etapas da Seletiva, um prêmio que agrada muito aos fotógrafos que cobrem o evento. Todos podem concorrer ao prêmio especial de R$ 500 Reais, com fotos impressas de manobras dos surfistas ou outras situações que apareçam a logomarca da Petrobras e/ou da Seletiva. Uma comissão escolherá a imagem vencedora no domingo decisivo desta primeira etapa no Rosa.

 

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino promove três etapas com a Petrobras como principal patrocinadora e co-patrocínio da Vivo, com organização da Max Sports e Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

 

A prova de abertura em Santa Catarina também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba, Fazenda Verde do Rosa, Lui Lui e Garopabasurf.com.br, além da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR).

 

Exit mobile version