Catarinense Pro

Tânio sela temporada na Vila

0

Tânio Barreto é o campeão da temporada. Foto: Basílio Ruy / Fecasurf.

Davi de Jesus leva a melhor na etapa da praia da Vila. Foto: Basílio Ruy / Fecasurf.

Pódio da categoria Profissional. Foto: Basílio Ruy / Fecasurf.

Altas ondas e muita adrenalina marcaram a quinta e última etapa do Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009, encerrada na última segunda-feira (14/12) na praia da Vila, Imbituba (SC).

Clique aqui para ver as fotos

Válido pelo Circuito Catarinense de Surf Profissional, o campeonato teve início na praia da Joaquina, depois seguiu para Navegantes, Itajaí, Guarda do Embaú e encerrou as atividades com chave de ouro na Vila.

 

Em ondas de até 3 metros, o catarinense Davi de Jesus venceu a etapa nos últimos instantes com duas ondas que somaram 12.50 pontos contra 10.16 pontos de Tânio Barreto, que liderava a bateria e acabou na segunda colocação. 

 

“Estou muito feliz, esta é a minha primeira final no circuito. Vim para a Vila determinado e consegui cumprir meu objetivo. Me concentrei bastante, ajustei meu equipamento e deu tudo certo”, declara Davi.

Yuri Gonçalves e Beto Mariano fizeram a maior nota do dia, 8.17, mas não acharam boas ondas na bateria final. Yuri ficou na terceira colocação e Beto na quarta.

O alagoano radicado em Santa Catarina Tânio Barreto, campeão brasileiro em 2001, foi coroado campeão do circuito catarinense profissional ainda nas quartas-de-final com a eliminação do seu adversário direto Tomas Hermes.

 

Tânio liderou o circuito de ponta a ponta, vencendo as etapas da Joaquina e Guarda do Embaú, além de somar pontos importantes nas outras, garantindo assim seu primeiro título no evento.

 

“Foi emocionante, dois anos que eu chego perto, mas desta vez de tudo certo. Priorizei competir no Brasil este ano, no Circuito Brasileiro e no Catarinense Profissional. No brasileiro fiquei na sexta colocação e o catarinense acabei vencendo. Este ano foi de bastante trabalho”, declara Barreto.

 

Para Fred Leite, presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), o ano foi produtivo. “Este ano foi muito importante para a Fecasurf, estamos no caminho certo. Conseguimos realizar grandes eventos estaduais, nacionais e internacionais. Agradecemos a todos os parceiros, atletas, staff técnico, enfim, todos que contribuíram de alguma forma para o sucesso na temporada”, afirma Fred Leite.

O catarinense Raphael Becker, quarto colocado do ranking, obteve classificação para a elite do Circuito Brasileiro de Surf Profissional por meio do ranking, pois os primeiros colocados Tânio, Tomas Hermes e Beto Mariano já estão classificados na elite para 2010.

A etapa distribuiu R$ 15 mil de premiação, mais 1.500 pontos para o ranking catarinense.    

 

O Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009 é apresentado pela Retry Surf, Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Fundesporte e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Patrocínio: Oakley. Apoio: ILP, Prefeitura Municipal de Imbituba, Sedetur, Seduce, Diretoria de Esportes, Waves, Associação de Surf de Imbituba, Jornal Drop, Swell Farol, Onik, Pousada Henrique Lage, Hotel Silvestre, Praia Hotel Imbituba, Pizzaria Pedra Ferro, Restaurante Marcão. Homologação: Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e pela Confederação Brasileira de Surf (CBS).

Resultados da quinta e última etapa do Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009

1 Davi de Jesus
2 Tânio Barreto

3 Yuri Gonçalves
4 Beto Mariano

Campeão do circuito Tânio Barreto

 

Galeria de campeões do Catarinense Profissional
 
1980 Roberto Lima
1981 Picuruta Salazar (SP)
1982 David Husadel
1983 David Husadel
1984 David Husadel
1985 Waldemar “Bilo” Wetter
1986 Luiz Neguinho (SP)
1987 Ivan Junkes
1988 Ícaro Cavalheiro
1989 Ivan Junkes
1990 Saulo Lyra
1991 Não houve circuito
1992 Carlos Santos
1993 Fábio Carvalho 
1994 Junior Maciel     
1995 Guga Arruda        
1996 James Santos
1997 Luli Pereira         
1998 Teco Padaratz    
1999 Guga Arruda       
2000 James Santos    
2001  Fábio Carvalho  
2002 Neco Padaratz   
2003 Raphael Becker  
2004 Diego Rosa         
2005 Jean da Silva      
2006 Diego Rosa         
2007 Marco Pólo         
2008 Marco Pólo     
2009 Tânio Barreto