ISA Junior

Tati, Brazilian gringa

0

Os havaianos fizeram a festa no Dakine ISA World Junior Surfing Championship, vencendo três das quatro categorias individuais em Playa Jiquiliste, Nicarágua.

 

Clique aqui para ver a reportagem completa

 

Porém, o título da tradicional disputa entre equipes ficou com a Austrália, que colocou mais finalistas nas categorias masculinas, cuja pontuação é o dobro das femininas. O Hawaii terminou em segundo lugar, seguido por Estados Unidos e França.

 

A equipe brasileira terminou em oitavo lugar, atrás ainda do Japão, África do Sul e Peru. Ao todo, 30 delegações marcaram presença na Nicarágua.

 

Nas categorias individuais, Josh Moniz foi o melhor na Sub 18 masculina, Tatiana Weston-Webb levou o ouro na Sub 18 feminina e Mahina Maeda subiu ao topo do pódio na Sub 16 feminina. Na Sub 16 masculina, o campeão foi o australiano Jacob Wilcox.

 

Na decisão da Sub 18, a brasileira naturalizada havaiana Tatiana Weston-Webb – nascida em São Paulo e criada na ilha do Kauai – deu show e saiu da água com notas 8.00 e e 7.50.

 

“Estou muito feliz. No ano passado eu estava vencendo até os minutos finais, mas perdi o título, então este ano eu voltei com muita sede de vitória”, comemora Tati, que tem muitos parentes em Garopaba (SC), mas diz que não fala português muito bem.

 

Os melhores brasileiros nas categorias individuais foram os cearenses Rafael Venuto e Larissa dos Santos. A dupla não conseguiu passar pelas finais da repescagem. Venuto terminou em sexto na Sub 16 e Larissa foi a quinta colocada na Sub 18 feminina.

 

Na final da Sub 16 feminina, a havaiana Mahina Maeda espancou as direitas com fortes batidas de backside que renderam notas 9.73 e 9.43, totalizando o maior somatório de toda a competição (19.16 pontos). Mahina estava tão inspirada que ainda deu-se ao luxo de descartar 7.10 e 6.17.

 

O título da Sub 16 masculina ficou com o australiano Jacob Wilcox. Em uma batalha equilibrada, Jacob conseguiu deter o italiano Leonardo Fioravanti, o norte-americano Jake Marshall e o japonês Reo Inaba.

 

 

A última final a entrar em cena foi a da Sub 18 masculina. O havaiano Josh Moniz – filho do lendário Tony Moniz – travou uma grande batalha com o australiano Soli Bailey.

 

Ambos vinham da repescagem e ditaram o ritmo da decisão em Jiquiliste. Com 7.43 e 7.00 nas duas melhores ondas, Josh ficou com a medalha de ouro.

 

Foto de capa ISA / Tweddle