Teco Padaratz manda forte no Oakley apresenta Sul Nativo Surf Pro 2005 em São Francisco do Sul (SC). Foto: Caio Guedes / Fecasurf. |
Além dele, outro destaque do primeiro dia foi o jovem Thiago Bianchini, 18 anos, que defende a quarta posição no ranking profissional da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e também começou bem, tirando uma das maiores notas ? 7,67 – no sábado de céu nublado e boas ondas de 1 metro de altura na paradisíaca Prainha.
Já os outros principais candidatos ao título catarinense ? o líder Jean da Silva, o vice Andreas Eduardo e o terceiro colocado William Cardoso ? fazem parte da lista dos cabeças-de-chave que só vão entrar no domingo.
No último dia, as disputas também serão iniciadas às 8 horas e a previsão é de que a grande final da terceira e penúltima etapa da temporada 2005 será iniciada às 15:40 horas em São Francisco do Sul.
Assim como ocorreu nos dois primeiros desafios do ano, o limite de 96 inscritos foi rapidamente ultrapassado e uma triagem envolvendo dezesseis surfistas definiu os oito últimos participantes do Sul Nativo Surf Pro.
Em seguida, Thiago Bianchini inaugurou a primeira fase da competição e venceu a bateria com uma bela onda que valeu nota 7,67 e não chegou a ser superada na manhã do sábado.
##
Estrutura do Oakley apresenta Sul Nativo Surf Pro 2005. Foto: Caio Guedes / Fecasurf. |
Se ele continuar vencendo suas baterias vai acabar cruzando com outros dois líderes do ranking, já que William Cardoso está escalado no primeiro confronto da terceira fase e o líder Jean da Silva vai abrir as oitavas-de-final.
?É a nova geração mostrando sua força, está todo mundo surfando muito bem. O Thiago acabou de vencer bem sua bateria e vamos ver no que vai dar?, falou o joinvillense de 20 anos de idade que compete em casa, pois mora há muitos anos em São Chico.
?Eu pego onda aqui na Prainha desde criança, conheço bem a onda e sei que a pressão está toda em cima de mim por estar na liderança. Essa etapa tem bastante gente de fora que não competiu nas outras etapas e vai ser bem difícil, mas estou tranqüilo. Tem boas ondas aqui na Prainha e também tem a opção de mudar para a Praia Grande se lá estiver melhor, então vai ser show de surfe garantido?, disse Jean.
Um dos surfistas de outros estados que está participando do Sul Nativo Surf Pro é o cearense Claudemir Lima, que mora no Rio de Janeiro e até já foi campeão do Circuito Carioca.
?Fiquei em Floripa depois da Seletiva Petrobras para competir aqui e estou amarradão por começar vencendo aqui na Prainha?, vibrou Bibi, como é mais conhecido, que derrotou até John Junior, quarto colocado na grande final da segunda etapa em Balneário Camboriú.
?Ainda bem que eu consegui achar uma ondinha boa ali, mas o mar está muito difícil, muito balançado e você não sabe qual onda vai ser boa?, analisou John Junior.
##
Claudemir Lima luta contra todas as adversidades da falta de patrocínio e avança na prova. Foto: Caio Guedes / Fecasurf. |
Ele estreou na terceira bateria da primeira fase e venceu a disputa contra Marcelo Coutinho, Jefferson Zani e Rodrigo Farias.
?Foi show, mas o difícil vai ser encarar outra bateria ainda hoje?, brincou Teco, que confessou ter vindo para São Francisco do Sul para matar saudades mesmo de disputar uma bateria e também para ver a nova geração do surfe catarinense e colher material para escrever suas colunas e para o seu programa ?Toque do Teco? na RBS TV.
?Estou fora de forma, mas é que nem andar de bicicleta, aquele negócio de escolher a onda certa, controlar o tempo da bateria, isso a gente nunca esquece. Eu tive sorte de pegar uma direita no começo da bateria que foi minha melhor onda e isso me ajudou bastante, depois foi só controlar a vantagem para classificar, mas deu até falta de ar?, contou um dos maiores ídolos do surfe brasileiro e hoje detentor dos direitos de realização do Nova Schin Festival WCT Brasil.
O Oakley apresenta Sul Nativo Surf Pro é uma realização da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) com patrocínio das lojas Sul Nativo, a surf shop da galera, da Oakley, da Freesurf e da Bully?s, com esta terceira etapa também contando com apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, Central Station, Byron, Pró-Ilha e Fiberglass Foam.
A competição é homologada pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), com organização conjunta da FECASURF com a Associação Francisquense de Surf (AFS) e divulgação oficial dos boletins ?De Olho no Mar? pela Rede Atlântida FM.
##
Sul Nativo Surf Pro, terceira etapa
Cronograma do domingo
8 horas / 10h40 ? Terceira fase (Pré-classificados)
1 William Cardoso x Rodrigo Lins
2 Rodrigo Wazlawick x André Zanini
3 Rafael Ramos x Júnior Maciel
4 Thiago Machado x Guilherme Ribeiro
5 Fábio Carvalho x Fábio Silva (CE)
6 Fabrício Machado x Felipe Ximenes
7 Alon Campestrini x Adriano Lemos
8 Andreas Eduardo x Greg Cordeiro
10h40 horas / 13h20 ? Oitavas-de-final (Top 16)
1 Jean da Silva x Gustavo Santos
2 Beto Mariano x Roni Ronaldo
3 Ricardo Ortiz x Raphael Becker
4 Márcio Farney (CE) x Álvaro Bacana (MA)
5 Guilherme Ferreira x Pedro Norberto
6 Marco Polo x Cristiano Guimarães (SP)
7 Diego Rosa x Rafael Imhof
8 Guga Arruda x Sérgio André
13h20 / 14h40 ? Quartas-de-final
14h40 / 15h20 ? Semifinais
15h20 / 15h40 ? Intervalo
15h40 / 16h05 ? Final
16h10 ? Cerimônia de premiação