Teco reaparece no Sul

Teco Padaratz, Teco Padaratz, Oakley apresenta Sul Nativo Surf Pro 2005, São Francisco do Sul (SC)

Teco Padaratz manda forte no Oakley apresenta Sul Nativo Surf Pro 2005 em São Francisco do Sul (SC). Foto: Caio Guedes / Fecasurf.
Depois de passar quase um ano sem competir, o catarinense Flávio ?Teco? Padaratz matou as saudades de uma bateria em grande estilo, estreando com vitória no Oakley apresenta Sul Nativo Surf Pro em São Francisco do Sul (SC).

 

Além dele, outro destaque do primeiro dia foi o jovem Thiago Bianchini, 18 anos, que defende a quarta posição no ranking profissional da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e também começou bem, tirando uma das maiores notas ? 7,67 – no sábado de céu nublado e boas ondas de 1 metro de altura na paradisíaca Prainha.

 

Já os outros principais candidatos ao título catarinense ? o líder Jean da Silva, o vice Andreas Eduardo e o terceiro colocado William Cardoso ? fazem parte da lista dos cabeças-de-chave que só vão entrar no domingo.

 

No último dia, as disputas também serão iniciadas às 8 horas e a previsão é de que a grande final da terceira e penúltima etapa da temporada 2005 será iniciada às 15:40 horas em São Francisco do Sul.


Assim como ocorreu nos dois primeiros desafios do ano, o limite de 96 inscritos foi rapidamente ultrapassado e uma triagem envolvendo dezesseis surfistas definiu os oito últimos participantes do Sul Nativo Surf Pro.

 

Em seguida, Thiago Bianchini inaugurou a primeira fase da competição e venceu a bateria com uma bela onda que valeu nota 7,67 e não chegou a ser superada na manhã do sábado.

 

##

 

Estrutura do Oakley apresenta Sul Nativo Surf Pro 2005. Foto: Caio Guedes / Fecasurf.
?As condições do mar não estão muito boas, mas achei uma direita ali bem legal que deu para fazer umas três manobras fortes para vencer?, contou o surfista de apenas 18 anos de idade que foi vice-campeão na segunda etapa, em Balneário Camboriú, onde só ficou atrás do experiente Andreas Eduardo, 27 anos.

 

Se ele continuar vencendo suas baterias vai acabar cruzando com outros dois líderes do ranking, já que William Cardoso está escalado no primeiro confronto da terceira fase e o líder Jean da Silva vai abrir as oitavas-de-final.

 

?É a nova geração mostrando sua força, está todo mundo surfando muito bem. O Thiago acabou de vencer bem sua bateria e vamos ver no que vai dar?, falou o joinvillense de 20 anos de idade que compete em casa, pois mora há muitos anos em São Chico.

 

?Eu pego onda aqui na Prainha desde criança, conheço bem a onda e sei que a pressão está toda em cima de mim por estar na liderança. Essa etapa tem bastante gente de fora que não competiu nas outras etapas e vai ser bem difícil, mas estou tranqüilo. Tem boas ondas aqui na Prainha e também tem a opção de mudar para a Praia Grande se lá estiver melhor, então vai ser show de surfe garantido?, disse Jean.

 

Um dos surfistas de outros estados que está participando do Sul Nativo Surf Pro é o cearense Claudemir Lima, que mora no Rio de Janeiro e até já foi campeão do Circuito Carioca.

 

?Fiquei em Floripa depois da Seletiva Petrobras para competir aqui e estou amarradão por começar vencendo aqui na Prainha?, vibrou Bibi, como é mais conhecido, que derrotou até John Junior, quarto colocado na grande final da segunda etapa em Balneário Camboriú.

 

?Ainda bem que eu consegui achar uma ondinha boa ali, mas o mar está muito difícil, muito balançado e você não sabe qual onda vai ser boa?, analisou John Junior.

 

##

 

Claudemir Lima luta contra todas as adversidades da falta de patrocínio e avança na prova. Foto: Caio Guedes / Fecasurf.
Já a grande atração do primeiro dia foi Teco Padaratz, que não está brigando por título ou posições no ranking e na verdade há quase um ano não competia.

 

Ele estreou na terceira bateria da primeira fase e venceu a disputa contra Marcelo Coutinho, Jefferson Zani e Rodrigo Farias.

 

?Foi show, mas o difícil vai ser encarar outra bateria ainda hoje?, brincou Teco, que confessou ter vindo para São Francisco do Sul para matar saudades mesmo de disputar uma bateria e também para ver a nova geração do surfe catarinense e colher material para escrever suas colunas e para o seu programa ?Toque do Teco? na RBS TV.

 

?Estou fora de forma, mas é que nem andar de bicicleta, aquele negócio de escolher a onda certa, controlar o tempo da bateria, isso a gente nunca esquece. Eu tive sorte de pegar uma direita no começo da bateria que foi minha melhor onda e isso me ajudou bastante, depois foi só controlar a vantagem para classificar, mas deu até falta de ar?, contou um dos maiores ídolos do surfe brasileiro e hoje detentor dos direitos de realização do Nova Schin Festival WCT Brasil.

 

O Oakley apresenta Sul Nativo Surf Pro é uma realização da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) com patrocínio das lojas Sul Nativo, a surf shop da galera, da Oakley, da Freesurf e da Bully?s, com esta terceira etapa também contando com apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, Central Station, Byron, Pró-Ilha e Fiberglass Foam.

 

A competição é homologada pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), com organização conjunta da FECASURF com a Associação Francisquense de Surf (AFS) e divulgação oficial dos boletins ?De Olho no Mar? pela Rede Atlântida FM.

 

##

 

Maicon Rosa manda na cara. Foto: Caio Guedes / Fecasurf.
Sul Nativo Surf Pro, terceira etapa

Cronograma do domingo
 

8 horas / 10h40 ? Terceira fase (Pré-classificados)

1 William Cardoso x Rodrigo Lins

2 Rodrigo Wazlawick x André Zanini

3 Rafael Ramos x Júnior Maciel

4 Thiago Machado x Guilherme Ribeiro

5 Fábio Carvalho x Fábio Silva (CE)

6 Fabrício Machado x Felipe Ximenes

7 Alon Campestrini x Adriano Lemos

8 Andreas Eduardo x Greg Cordeiro

 

10h40 horas / 13h20 ? Oitavas-de-final (Top 16)

1 Jean da Silva x Gustavo Santos

2 Beto Mariano x Roni Ronaldo

3 Ricardo Ortiz x Raphael Becker

4 Márcio Farney (CE) x Álvaro Bacana (MA)

5 Guilherme Ferreira x Pedro Norberto

6 Marco Polo x Cristiano Guimarães (SP)

7 Diego Rosa x Rafael Imhof

8 Guga Arruda x Sérgio André

 

13h20 / 14h40 ? Quartas-de-final

14h40 / 15h20 ? Semifinais

15h20 / 15h40 ? Intervalo

15h40 / 16h05 ? Final

16h10 ? Cerimônia de premiação

Exit mobile version