Inicialmente com cinco etapas, o Nordestino Profissional 2007 perdeu seu tradicional encerramento em Pipa (RN), e terá a final no dias 16 e 17 de dezembro, provavelmente nas mesmas ondas de qualidade que receberam alguns dos melhores surfistas nordestinos no ano passado, em Backdoor, Ilhéus (BA).
Para os que buscam uma das três vagas para o Circuito Brasileiro Profissional e pretendiam se recuperar de resultados fracos, apostando suas fichas nas duas últimas etapas foi uma ducha fria.
O corte indesejado aumenta o favoritismo de quem já está na frente, como o potiguar Fabrício Júnior, o baiano Bruno Galini e o pernambucano Alan Donato, que se beneficia com o fato de Messias Félix, do Ceará, líder isolado, ter garantido vaga pelo Brasil Tour, do qual foi vice.
A disputa final promete ser acirrada. Surfando em casa Bruno Galini busca repetir a vitória do ano passado para assim ganhar nova chance no Circuito Brasileiro, mais uma vez como produto da soma de três resultados no ano.
Alan Donato vem garantindo a tradicional classificação de um pernambucano novamente pelo Nordestino, substituindo Pedro Lima, que sucede Olavo Aguiar.
Fabrício Júnior é nome quase certo, o vice líder ficou este ano fora da elite, mas se manteve líder do regional após duas etapas e pode finalizar na ponta, se Messias tropeçar nas perfeitas direitas baianas em que o circuito será encerrado, talvez até sem a sua presença, já que pretende estar no Hawaii em meados de dezembro.
Outros que buscam vagas com muitas chances são o sergipano Valmir Neto, o júnior baiano Franklin Serpa e o cearense Itim Silva, aspirantes ao Circuito Brasileiro através do Nordestino, em que Marcelo Nunes, ex-integrante da elite mundial, tem condições de garantir vaga de volta em caso de vitória e combinação de resultados, o que vale também para nomes como do cearense Michel Roque, do baiano Rudá Carvalho e do paraibano Ulisses Meira.
Como novidade, a temporada 2008 promete ter etapa em Baía Formosa, a mais constante direita em cima de pedra do Rio Grande do Norte, e foi anunciada Paracuru para abrir a temporada no verão cearense de tradicionais boas ondas, ficando Pernambuco como segunda etapa e candidato a realizar a prova de melhores ondas, agora que sua etapa sai de Baia de Maracaípe e vai a Fernando de Noronha, na data e hora certa.
Melhor que isso, só se todos os atletas da região conseguissem por ação da Nordestina de Surf a dispensa da taxa de permanência, ou hospedagem alternativa que diminuissem seus custos no Hawaii brazuca, estúdio natural que estará fervilhando também de feras da fotografia, o que por si só justificaria os guerreiros do surf profissional da região chegarem todos patrocinados na temporada 2008.