Terceira etapa do Sebastianense rola neste final de semana

Cartaz do evento

Cartaz do evento. Foto: Reprodução.
Os campeões do 12º Circuito Sebastianense Oxbow de Surf serão conhecidos na terceira e última etapa, que rola neste final de semana (13 e 14/12) na praia de Maresias, em frente ao Bar ?Os Alemão?.

 

São 10 categorias em disputa, com importância dobrada, porque além dos títulos municipais da temporada, estão em jogo as vagas para a equipe de surf patrocinada pela Prefeitura de São Sebastião.


Nomes de destaque estão na briga. Entre os principais, o pequeno Miguel Pupo, novo campeão paulista estreante, e o radical Thiago Camarão. Miguel lidera duas categorias, a Estreante (até 12 anos) e a acima, a Iniciantes (no máximo 14). Camarão, conhecido pelos seus aéreos, é o número um entre os juniores (limite de 18 anos).

 

Na etapa passada, disputada na praia de Camburi, Miguel, que está com 12 anos e é filho do experiente Wagner Pupo, faturou as duas categorias. Quem também chamou a atenção foi Aristides Tavares, que fez três finais. Ainda foram destaques os irmãos Artur e Pedro Aguiar, Gabriel Medina, Robson Santos, Alexandre Moraes e Paulo Meneses, finalistas em duas categorias.


?Temos tudo para ter uma grande etapa. Estamos com uma safra muito boa da nova geração, que vem ganhando cada vez mais espaço?, comenta o presidente da Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Gedeon Gonçalves, organizador do evento e um batalhador no trabalho de revelação de novos talentos do surf.

 

?Iniciamos um trabalho sério com apoio da Prefeitura de São Sebastião e do prefeito da época e que hoje está de volta ao cargo, Paulo Julião, com o Projeto Setor do Surf, em 1989?, destaca Gedeon.

Além da equipe de surf, o projeto inclui a Escolinha de Surf de São Sebastião, em atividade desde 1991, e o circuito sebastianense, criado em 88. ?É imprescindível divulgar o apoio que o prefeito Paulo Julião deu na época, pois o surf local não existia. Os turistas dominavam e era impossível realizar até mesmo um campeonato local. Existia sim, muita rixa entre visitantes e caiçaras e até mesmo entre locais de cada praia?, ressalta Gedeon.


Segundo ele, o circuito sebastianense veio para unir os surfistas locais e, com o passar do tempo, lançar uma equipe com os melhores atletas da história do surf da cidade, que estão sendo divulgados até hoje.

 

?Um dos maiores exemplos, sem dúvida, é o Danylo Grillo, que venceu a última etapa do Super Trials. Ele soube aproveitar muito bem o incentivo da ASSS e da Prefeitura. Aos 10 anos, arrebentava no circuito sebastianense e entrou para a equipe municipal. Com 16, já era bicampeão paulista?, conta Gedeon. Vale destacar que o atual líder da categoria open do Circuito Oxbow é Alexandre Moraes, irmão de Danylo.

A etapa terá como premiação 41 troféus e 41 kits da Oxbow. Para o ranking final, a premiação será repetida, junto com mais 10 pranchas Meneses Surfboards para os campeões de 2003.

 

Durante a entrega da premiação, a ASSS estará homenageando com troféus personalidades e empresas que apoiaram o surf sebastianense. Entre os contemplados estão o Jornal Imprensa Livre, pela excelente divulgação do surf; a FMA Comunicação, do jornalista Fábio Maradei, pelo trabalho sério feito em prol do esporte; o prefeito Paulo Julião, pelo apoio histórico ao surf sebastianense, também o subprefeito Wagner Teixeira, o presidente da Ascam, Gionni Leitinho, e os surfistas profissionais Danylo Grillo e Wagner Pupo, por suas grandes atuações.


Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx12) 9721 3275, com Gedeon. A organização pede a colaboração dos participantes e também do público com  a doação de alimentos não-perecíveis, que serão entregues aos necessitados.

 

Classificação após duas etapas
 
Open


1 Alexandre Moraes 1.900 pontos
2 Adriano Camargo  1.312 pontos
 
Júnior

 

1 Thiago Camarão – 2.000 pontos
2 Alexandre Moraes – 1.710 pontos
 
Longboard


1 Cristiano Aladin – 2.000 pontos
2 Alex Leco – 1.710 pontos
 
Feminino


1 Tainã Cesar – 2.000 pontos
2 Patricia Oliveira – 1.710 pontos
 
Master


1 Paulo Meneses – 1.810 pontos
2 Marco Aurélio – 1.800 pontos
 
Pré Master

 

1 Simão do Lago – 2.000 pontos
2 Mauricio Bogomil – 1.800 pontos
 
Mirim

1 Aristides Moraes – 1.900 pontos
2 Endrigo Giudice – 1.656 pontos
 
Iniciante

 

1 Miguel Pupo – 2.000 pontos
2 Pedro Aguiar – 1.710 pontos
 
Estreante


1 Miguel Pupo – 2.000 pontos
2 Pedro Aguiar – 1.800 pontos
 
Petit

 

1 Artur Aguiar – 1.900 pontos
2 Gabriel Medina -1.900 pontos   


 

Exit mobile version