Local Motion SP Contest

Terceira etapa seleciona equipe do ABC

0

Daniel Jacques exibe seu domínio no pranchão. Foto: Ivan Storti.

Não é à toa que o Circuito Local Motion SP Contest 08 é sucesso entre os surfistas da Grande São Paulo.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

A terceira seletiva, encerrada no último domingo (12/10) de outubro, no píer Agenor de Campos, em Mongaguá, litoral Sul paulista, ficou marcada mais uma vez pelas acirradas disputas nas cinco categorias.

 

A turma do ABC formou a equipe para o Confronto Final e no SP Trials, divisão de acesso, novos líderes tomaram conta do ranking.

 

Cada vitória foi comemorada com muita emoção, já que as condições do mar exigiram conhecimento e resistência para superar a forte correnteza de Leste, com ondas de até 1 metro.

 

Paulo Banys arrepia e dá exemplo de superação. Foto: Ivan Storti.

Na Longboard ABC, Daniel Jacques, de Diadema, mostrou que anda bem no pranchão. ?O mar está muito difícil, exigindo bastante dos atletas para se manter contra a correnteza. Mas consegui achar boas ondas me dando bem?, comenta Daniel.

 

Jacques, começou na frente, mas em seguida, Glebson Siqueira, de Santo André, assumiu a primeira posição. Nos últimos minutos, o surfista de Diadema encontrou a onda salvadora para reverter o resultado. ?Só depois que peguei uma onda boa, indo até a beira fazendo uns hang five, que tive a sensação de que seria campeão?, comemora Jacques.

 

Correndo também na Open e fora da equipe do ABC, Jacques buscará sua vaga para o Confronto Final pela divisão de acesso.

 

Na Master ABC, outra emoção estava reservada. Com cinco competidores na final, Paulo Banys, de São Bernardo do Campo, saiu da quarta posição para o lugar mais alto do pódio. ?Comemoro muito essa vitória com muita gente que me deu a maior força, que torceu por mim?, diz o surfista de 35 anos. Sem surfar desde o ano passado, a vitória de Banys vai além do pódio.

 

Em um incêndio em sua fábrica de pranchas, ele teve boa parte do corpo queimado. ?O acidente ocorreu em maio do ano passado. Fiquei em tratamento e cirurgia até outubro e liberado para surfar só no começo do ano. Foram oito meses sem pegar onda, e também, boa parte sem andar. Mas, graças a Deus, agora tudo está em ordem. Isso é o mais importante?, explica Banys.

 

Entre os competidores da Open ABC, a festa ficou por conta de Clóvis Magalhães. ?Foi muito difícil para todo mundo. Na verdade, todos competiram contra a correnteza e o preparo físico valeu muito para conseguir chegar na final?, comemora o surfista de 38 anos, que se mudou para Santo André há seis meses. Campeão Master do Circuito, em 2004, ele aprovou o retorno do evento. ?Fez falta no ano que não teve?.

 

Magalhães sabe que as etapas interferem na vida dos surfistas da Grande São Paulo. ?O Circuito incentiva o pessoal a treinar mais e com isso, a galera deixa de ir para a balada, sair para beber. O final de semana é só para surfar. Na minha idade, confesso que estou no auge do meu preparo físico?, diz o atleta que faz natação durante a semana para ficar em forma.

 

Alexandre Miranda, da Zona Oeste, foi outro competidor que mostrou preparo para encarar duas categorias. Na primeira final, ele conseguiu a primeira colocação na Long SP Trials. ?Foi uma prova de triathlon, exigindo muito de cada atleta. A onda, tem momentos bons de surfar, mas ela quebra muito, além de uma correnteza terrível. Estou exausto, mas vou com tudo na outra final de pranchinha, que me interessa muito?.

 

Ele confessou que a categoria longboard entrou em sua vida somente para fazer hora nos eventos. ?Eu tenho uma prática meio doida com longboard, pois só surfo em campeonato. Nunca treinei?, revela. ?Eu comecei a surfar para evitar ficar parado esperando a bateria de pranchinha, então resolvi investir no pranchão e está dando certo. Já consegui fazer umas finais nos últimos dois anos?. Miranda é o novo líder no ranking da divisão de acesso.

 

Outra vitória muito comemorada foi a de Pedro Regatieri. Depois de um sétimo lugar na primeira etapa, em Maresias, o surfista da Zona Oeste foi recuperando de posição na Open SP Trials. Em Ubatuba, assumiu a segunda colocação, e em Mongaguá, chegou ao lugar mais alto do pódio. ?Não tenho palavras para expressar o que estou sentindo. Só quero agradecer ao meu pai e aos meus amigos?.

 

##

 

Clovis Magalhães fatura categoria Open ABC. Foto: Ivan Storti.

No sábado, Regatieri já tinha assumido o topo do ranking, depois da saída do líder Pedro Oliveira e somando pontos com a sua classificação para as semifinais. ?Competi em um mar muito difícil desde o primeiro dia que exigiu muito preparo físico. Mas consegui alcançar o meu objetivo que era ganhar e sair com a liderança no ranking. Agora é ir para Juquehy e fazer uma boa etapa, para que na última, minha seletiva, ficar mais tranqüilo?.

 

Na disputa pela maior nota entre os surfistas do Grande ABC, Bruno Vaz, de São Bernardo do Campo, roubou a cena a marcar sete pontos na semifinal e levar a premiação da Surf Team. A próxima seletiva acontece na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral norte, entre os dias 1 e 2 de novembro. A região que formará a equipe será a Zona Sul.

 

Pedro Regatieri comanda na Open SP Trials. Foto: Ivan Storti.

O Confronto Final será disputado nos dias 6 e 7 de dezembro, na praia de Itamambuca, Ubatuba, e define os campeões do Local Motion SP Contest 08, incluindo as categorias Júnior e Feminino. Os cinco vencedores da temporada passam uma semana no Peru e toda viagem será filmada para a produção de uma matéria para TV. Os atletas mais bem ranqueados representam a Grande São Paulo nos Circuitos Paulista de Surf Amador de 2009.

 

Para obter mais informações, ligue para Eduardo Nascimento (11) 3892-5929 ou 9527-7280 ou envie mensagem para [email protected] .

 

Com a apresentação da Tent Beach, o Circuito Local Motion SP Contest 08 conta com o patrocínio da Local Motion. Apoio: FreeSurf Wetsuit e BHS. Melhor Onda: Surf Team. Prancha Oficial: Glasser Future Surfboards. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo; Associação de Surf Pier de Mongaguá; Prefeitura de Mongaguá; Federação Paulista de Surf; Governo do Estado de São Paulo; Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo e Deputado Willian Woo.

 

Resultados

 

Open ABC ? equipe ABC


1 Clóvis Magalhães ? Santo André
2 Bruno Vaz ? São Bernardo do Campo
3 Ricardo Gimenez ? São Bernardo do Campo
4 Oswaldo Domingues ? Santo André

 

Completam a equipe: Raphael Eyphanio, Eduardo Domingues, Alan Gregory e Murilo Maesano

 

Longboard ABC ? equipe ABC

 

1 Daniel Jacques ? Diadema
2 Glebson Siqueira ? Santo André
3 Paulo Banys ? São Bernardo do Campo
4 Alan Gregory – São Bernardo do Campo

 

Master ABC ? equipe ABC

 

1 Paulo Banys – São Bernardo do Campo
2 Oswaldo Domingues ? Santo André
3 Clovis Magalhães ? Santo André
4 Eduardo Domingues ? Santo André

 

Open SP Trails

 

1 Pedro Regatieri ? Zona Oeste
2 Alexandre Miranda ? Zona Oeste
3 Carlos Tizon ? Zona Sul
4 Claudemir Santos ? Zona Leste

 

Long SP Trials

 

1 Alexandre Miranda ? Zona Oeste
2 João Renato ? Zona Oeste
3 Léo Paioli ? Zona Sul
4 Hélcio Panga ? Zona Norte

 

Calendário

 

4ª etapa ? Seletiva Zona Sul ? 01 e 02/11 – Praia de Juquehy ? São Sebastião
5ª etapa ? Seletiva Zona Oeste – 22 e 23/11 ? Guarujá
6ª etapa ? Confronto Final ? 06 e 07/12 ? Praia de Itamambuca ? Ubatuba