Michel Cardoso, campeão da categoria Paulistana 2004. Foto: Daniel Smorigo / Freesurfer.com.br. |
O campeonato terá as categorias Open, Paulistana (somente para atletas que moram e estudam na capital ou grande São Paulo), Feminina e Tag Team.
Há ainda o Air Show, uma bateria com 16 competidores que vale o aéreo mais radical.
Além das competições nas ondas, o evento conta com várias atividades extras, como a exibição de vídeos Volcom e a realização do Planet Reef (tenda com DJ e grafitagem de tênis Reef) nas maiores faculdades do Estado, festas, e o ?Futebolão?, um campeonato de futebol entre as faculdades na praia.
?O objetivo é reunir os universitários surfistas e amantes da praia para um final de semana de muita diversão, integração, amizade e lazer?, afirma Alexandre Zeni, diretor do Volcom Paulista Universitário, que tem patrocínio da Star Point e Reef.
As inscrições estão abertas e devem ser feitas na Associação Paulista de Surf Universitário. É necessário apresentar a carteira da FUPE 2005 ou atestado de matrícula original, cópia do documento de identidade (RG) e a ficha de inscrição preenchida, disponível no site (ibrasurf.com.br). Para a categoria paulistana, é exigido o comprovante de residência nominal. A taxa é de R$ 50.
O Circuito, que chega à sua sétima edição, conta com três etapas no litoral norte. Depois de Maresias, os universitários competem nos dias 1 e 2 de outubro na praia de Itamambuca, Ubatuba; 19 e 20 de novembro na praia de Camburi, São Sebastião.
?Em todas as disputas, queremos um ambiente festivo, com competições de alto nível?, destaca Thiago Ferrão, da organização do circuito. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx11) 5183 8366 ou envie mensagem para ibrasurf@ibrasurf.com.br.
As três etapas terão o mesmo formato. ?Teremos um formato diferenciado, como no ano passado, com os atletas da Open e Paulistana disputando duas baterias no primeiro round, num sistema de turno e returno, classificando-se para a semifinal os oito melhores de cada categoria na soma das duas baterias?, explica Thiago Ferrão.
?Dos oito, avançam para a final os quatro melhores, seguindo o formato do primeiro round. Na feminina, serão quatro classificadas da primeira fase direto para a final?, acrescenta.
No ano passado, os ubatubenses Ricardo Toledo e Jahia Bettero, ambos da Faculdades Integradas Módulo, e o paulistano Michel Cardoso, da Mackenzie, garantiram os títulos de campeões estaduais na etapa disputada na praia de Camburi.
Surfista mais velho do evento, aos 36 anos, e ex-bicampeão brasileiro de surf profissional, Ricardinho foi o melhor da Open, em sua temporada de estréia na categoria.
Jahia, depois de ser vice-campeã em 2003, garantiu o seu primeiro título na carreira numa final emocionante. Já Michel, mesmo competindo com uma prancha com o bico quebrado, entrou para a história ao ser o primeiro bicampeão paulista universitário – feito conquistado na categoria Paulistana.
A sétima edição do circuito Paulista Universitário tem o patrocínio da Volcom pelo quinto ano consecutivo e é um evento oficial da Federação Paulista de Surf, Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE) e Associação Paulista de Surf Universitário (APSU).
O co-patrocínio é da Reef e Star Point, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e Turco Loco. A etapa tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião e Associação de Surf de São Sebastião. Realização: Ibrasurf e APSU.