Brasil Surf Pro

Tininha vai com garra

0

 

Diana Cristina derrota Gabriela Leite na semifinal. Foto: Fábio Minduim / Brasil1.

Juliana Quint supera Suelen Naraisa e agora tenta derrubar Tininha. Foto: Fábio Minduim / Brasil1.

Nesta sexta-feira, reservada exclusivamente às disputas da categoria Feminino, foram definidas as finalistas da segunda etapa do Brasil Surf Pro na praia de Geribá, Búzios (RJ).

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos

 

A bateria final acontece neste domingo entre a paraibana Diana Cristina e a catarinense Juliana Quint, atletas que obtiveram os melhores desempenhos em valas inexpressivas, com menos de meio metro.

 

Em função da falta de ondas, as oitavas-de-final da categoria Masculino foram adiadas para este sábado, quando a previsão indica uma leve reação do mar. A decisão foi tomada depois de uma reunião entre atletas e organização.

 

Na primeira semifinal, Tininha derrotou Gabriela Leite, que abriu bem bateria e fez 8.30 pontos. Mas Diana não perdeu tempo, partiu para o ataque, encontrou duas ondas boas (7.00 e 8.60), uma na sequência da outra, e venceu o confronto.

 

“Cada ano que passa me sinto mais forte e experiente. As atletas do Nordeste passam por muitas dificuldades. É muito difícil chegar até aqui. Por isso vivemos com mais garra. Estou muito feliz. Vou me concentrar, assistir vídeos, ligar para minha família e aproveitar para descansar”, comenta Tininha.

 

Na segunda semifinal, a experiente Juliana Quint mandou para casa a atual bicampeã brasileira Suelen Naraisa por uma diferença de apenas 0.20 pontos e agora enfrenta a invicta Diana Cristina, campeã da primeira etapa do Brasil Surf Pro e do Brasil Tour 2011.

 

Esta segunda etapa também marca a entrada das mulheres na disputa pelo título de Surfista Verde do Brasil Surf Pro. A iniciativa faz parte da plataforma Petrobras Surfe Pelas Florestas e funciona da seguinte forma: cada nota maior ou igual a 8.00 pontos, vale cinco árvores no final da temporada.

 

Suelen Naraísa, Diana Cristina e Gabriela Leite garantiram parte do reflorestamento e a organização promete plantar 15 árvores em área de preservação da Mata Atlântica. Desde a etapa da abertura no Cupê, a participação masculina rendeu mais de 135 mudas.

 

O evento recomeça às 10 horas deste sábado, com as baterias das oitavas-de-final da categoria Masculino. Destaque para o confronto entre o paulista Ricardo Ferreira – com a melhor performance até agora – e o baiano Bruno Galini, vice-campeão da etapa de abertura.

 

Surf e conscientização As crianças foram personagens importantes nesta sexta-feira em Búzios. Mais de 40 alunos do Instituo Dominus estiveram em Geribá, plantaram mudas na área de restinga e aprenderam um pouco mais sobre a riqueza ambiental da região.

 

Coordenador das ações, Glenn Suba explica a importância da atividade. “Temos que ir além do público da praia. Chegamos até as escolas, pois acreditamos que o papel das crianças é fundamental na conscientização das famílias. São filhos de pescadores, empresários e funcionários públicos”.

 

Outra atração fora da área de competição é a tenda Surf e Sustentabilidade, localizada à praça do centro de Búzios. O espaço passa vídeos das etapas anteriores do circuito e fala sobre o trabalho do Projeto Coral Vivo, que executa um trabalho de limitação e conservação das áreas de coral na cidade.

 

Clique aqui para ver o evento ao vivo.