Competindo em casa, a cearense Tita Tavares venceu a etapa de abertura do circuito Petrobras, encerrada neste domingo na praia do Futuro, Fortaleza (CE), com ondas de meio a 1 metro e formação regular.
Na bateria decisiva, a atleta do Titanzinho conseguiu a virada na última onda e derrotou a pernambucana Monik Santos (2a), a paraibana Diana Cristina (3a) e a carioca Andréa Lopes (4ª).
?Estou feliz da vida em vencer aqui, ao lado da torcida que me deu força neste campeonato. Dedico este título para todo mundo que veio à praia torcer por mim e, em especial, para a galera do Serviluz (bairro onde se encontra a praia do Titanzinho e uma das maiores favelas da capital cearense)?, disse Tita Tavares.
No domingo passado, ela faturou a etapa inicial do circuito brasileiro profissional e lidera tanto o ranking do circuito Petrobras, com 1.500 pontos, como também o da segunda divisão nacional, o Brasil Tour.
A comemoração da vitória seguiu à risca o estilo cearense. Assim que Tita Tavares saiu da água, ela foi carregada no ombro pelos torcedores e foi colocada no lombo de um jegue com a prancha debaixo do braço.
?Isso é o Ceará. Terra de jumento e de surf de primeira qualidade?, afirmou a campeã da competição, com os olhos mareados, enquanto recebia os cumprimentos de amigos e familiares. Depois, já menos emotiva, foi receber o troféu de campeã ao som do mais puro forró-pé-de-serra cearense.
Outro destaque desta primeira etapa foi a paraibana Diana Cristina. Além de ter chegado ao degrau mais alto do pódio nas categorias amadoras Júnior e Open, ela conquistou a terceira colocação na categoria Profissional e ainda obteve a nota mais alta do evento (9), durante a segunda fase da disputa ente as profissionais.
?Estou feliz com meu desempenho. Pena que na final Pro eu estava muito cansada e não consegui achar as ondas que esperava?, afirmou a indiazinha da Paraíba.
Na categoria Longboard, a campeã invicta de 2006, Karina Abras, paulista que compete representando Santa Catarina, provou que possui nível técnico superior às adversárias e conquistou a vaga no topo do pódio.
No confronto final, ela não deu chances para a carioca Cris Pires (2ª), para a baiana Aline Chaves (3ª) e para Maina Thompson, também do Rio de Janeiro.
O circuito é o único campeonato do mundo dedicado exclusivamente às mulheres. A segunda etapa está programada para acontecer na praia Grande de Ubatuba (SP), e tem a prova de encerramento na praia do Arpoador, no Rio de Janeiro.
Resultados
Profissional
1 Tita Tavares (CE)
2 Diana Cistina (PB)
3 Monik Santos (PE)
4 Andréa Lopes (RJ)
Longboard
1 Karina Abras (SC)
2 Cris Pires (RJ)
3 Aline Chaves (BA)
4 Maina Thompson (RJ)
Open
1 Diana Cristina (PB)
2 Nayara Silva (CE)
3 Stefany Freitas (CE)
4 Vitória Tebet (SP)
Júnior
1 Diana Cristina (PB)
2 Camila Cássia (SP)
3 Mayara Silva (CE)
4 Stefany Freitas (CE)
Mirim
1 Stefany Freitas (CE)
2 Greta Sisson (SC)
3 Gabriela Leite (SC)
4 Vitória Tebet (SP)
Grommets
1 Wendy Guimarães (RJ)
2 Camila (CE)
3 Letícia Freitas (SP)
4 Luara Thompson (RJ)