Garota experiente

Tita domina as baterias

0

Tita Tavares manda bem e está nas semifinais do Circuito Petrobras de Surfe Feminino 2007 na Praia Grande, Ubatuba (SP). Foto: Rick Werneck.

A nova geração mostrou a sua força no segundo dia da segunda etapa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino neste sábado na Praia Grande, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Nas quartas-de-final da categoria profissional, as surfistas amadoras chegaram junto e foram responsáveis por atuações de destaque.

 

Os maiores exemplos foram a catarinense de Barra do Sul, Gabriela Leite, de apenas 15 anos, que garantiu a maior nota até agora, 9 pontos, e a sua xará de Búzios, Gabriela Teixeira, de 18 anos, que despachou mais cedo a tetracampeã brasileira, Andréa Lopes, do Rio de Janeiro, nos momentos finais da bateria.

 

A paraibana Diana Cristina, de 17 anos, voltou a surfar bem. Na sexta-feira, ela garantiu a melhor atuação e mais uma vez passou em primeiro lugar, classificando-se para a semi com o talento local, Luana Coutinho.

 

Mas se algumas ?veteranas? ficaram pelo caminho antecipadamente, o maior nome do evento confirmou o favoritismo. Vencedora da etapa inicial, ?em casa?, a cearense Tita Tavares já está garantida na semi e, mais uma vez, mostrou um surfe de primeira linha.

 

No domingo, Tita enfrentará a bicampeã do Petrobras em 2004 e 2005, Taís de Almeida, de Saquarema, além de Gabriela Teixeira e a potiguar de Natal, Alcione Silva, campeã mundial amadora em 1998.

 

Na outra semi, estarão Diana Cristina, Luana Coutinho, Gabriela Leite e a grande esperança de Ubatuba, Suelen Naraísa, atual campeã do Circuito.

 

Com ondas pequenas e cheias de meio metro e cheias, além de areia lotada, o sábado foi marcado pelo equilíbrio e disputas acirradas. Logo na primeira bateria das quartas, a primeira emoção, com Gabriela Teixeira virando no final sobre Andréa Lopes. A tetracampeã brasileira ainda tentou dar o troco, mas não conseguiu reverter o resultado, terminando na nona colocação, com a também carioca Suelen Ferreira em 13º lugar.

 

Na segunda bateria, Tita garantiu uma nota 8 para terminar em primeiro lugar, com Alcione Silva também classificada.

 

A também potiguar Krisna de Souza, um dos grandes nomes na sexta-feira, acabou em terceiro lugar na disputa, ficando em 9º lugar na etapa, com a paranaense Nathalie Martins em 13º.

 

Depois, Diana Cristina voltou a ser a melhor, com Luana Coutinho também avançando para a semi, e a fluminense Juliana Guimarães e a paulista Cláudia Gonçalves ficando fora.

 

Na última bateria, Gabriela Leite garantiu a nota 9 e passou junto com Suelen Naraísa, desclassificando a catarinense Juliana Quint e outro talento local, Camila Cássia.

 

?Estou muito feliz, pois ainda sou amadora e competir na profissional é muito legal para adquirir experiência?, disse Gabriela, que comentou a sua nota 9. ?A onda veio certinha para mim, dei várias rasgadas e uma batida forte na junção. Conectei a onda no inside e deu uma mais uma batida?, contou.

 

Quem também estava animada era Taís de Almeida. ?Minha expectativa é vencer esta etapa para brigar pelo tricampeonato. A disputa está bem difícil, pois as meninas estão muito bem, mas vou com tudo para a semi e seja o que Deus quiser?, destacou.

 

Neste sábado, outro destaque ficou na areia, com o desfile temático contando a evolução do surfe feminino, através da moda, numa parceria com a surfwear AntiQueda.

 

O evento recomeça neste domingo às 9 horas, com a semifinal da categoria Open. As profissionais disputam as quatro vagas para a decisão, a partir das 10h10 e, logo na seqüência, às 10h50 começam as finais, primeiro com a Grommets, depois a Mirim, Júnior, Open, Longboard e fechando, às 12h30, a Profissional. 

 

A vencedora da categoria Profissional leva para a casa R$ 4 mil e a campeã do Circuito Petrobras, ao final das três etapas, ganha uma passagem aérea para a Austrália.

 

O Circuito tem o patrocínio da Petrobras, com apoio da Antiqueda Surfing Company, Bumbum Ipanema, Roxy Acessórios, Fluir Girls,  Prefeitura de Ubatuba – Secretaria de Esportes, Governo do Estado de São Paulo, Marcha Mundial das Mulheres, Católicas pelo direito de decidir, Ministério do Esporte e Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Abrasp, CBS, Fpsurf e Associação Ubatuba de Surf – AUS.

 

A competição exclusiva para mulheres tem suas finais neste domingo e as baterias decisivas roalm a partir das 11 horas com transmissão ao vivo pelo canal Sportv II.