Nos dias 26 e 27 de novembro, a Praia do Titanzinho foi palco para um dos movimentos mais curiosos, interessantes e importantes para a valorização do surfe em nosso estado, a segunda edição do Cultura de Surf de Tábua, evento que tem como proposta o resgate das origens do surfe em terras alencarinas.
O grande diferencial deste campeonato é o fato dos competidores usarem pranchas artesanais feitas de madeira, ao invés das tradicionais pranchas de poliuretano. Com isso, a flutuação da prancha é bem menor e o nível de dificuldade para a execução de todos os fundamentos do surfe também.
Talento e versatilidade – Grandes nomes do surfe estiveram presentes no evento participando de várias formas. Fábio Silva foi um dos ídolos que caíram na água e, mesmo estando afastado da “taubinha” há mais de duas décadas, mostrou todo o seu talento e versatilidade ao executar manobras modernas e progressivas para o delírio dos fãs, que lotavam o paredão da Praia do Titan.
O Bicampeão Mundial Pro Junior, Pablo Paulino, e a Tetracampeã Brasileira de Surf Profissional, Tita Tavares, também participaram do evento, compondo a comissão técnica e utilizando suas amplas experiências, acumulada em anos de competições nacionais e internacionais nas principais praias do planeta. Além deles, dois veteranos do surfe local, Raimundo Cavalcante e João Carlos “Fera”, também marcaram presença.
No sábado, todas as categorias caíram na água para disputar as vagas nas finais das cinco categorias em disputa: Taubinha, Tábua de Mão (sem quilhas), Carretilha (Skimboard), Surf de Peito e Handplane. Mas, foi no domingo que as baterias pegaram fogo, com todos os atletas brigando por uma das cobiçadas vagas nas finais.
Ao final de dois dias de disputas em baterias muito acirradas que seguiam o mesmo formado do Circuito Mundial de Surf, com baterias homem à homem, o grande campeão da principal categoria do evento, a Tábua com Quilhas, foi o talentoso surfista da nova geração, Mathias Ramos, seguido por Duda Carneiro, Pablo Paulino e Flávio Sukita, na segunda, terceira e quarta colocações – respectivamente.
Na categoria Tábua de Mão, o grande vencedor foi Samir Anastácio. Na categoria Carretilha (Skimboard), o vencedor foi Pedro Fernandes. Nos Handplanes, o melhor foi Ranyer Sousa e na categoria Surf de Peito (Bodysurf), a primeira colocação ficou com Tadeo Marinho.
Destaque para Rubênia Santos, que competiu entre os meninos da categoria Carretilha e arrancou uma honrosa quarta colocação.
Resultados finais
“Taubinha” – Surfe de Tábua com Quilhas
1 Mathias Ramos
2 Duda Carneiro
3 Pablo Paulino
4 Flávio Sukita
Tábua de Mão
1 Samir Anastácio
2 Márcio
3 Jamele
4 Vitor
Carretilha (Skimboard)
1 Pedro Fernandes
2 Jeová Santos
3 João Carlito
4 Rubênia Santos
Surfe de Peito (Bodysurf)
1 Tadeo Marinho
2 Vinícius Almeida
3 Érico Frota
4 João Paulo
Handplane
1 Ranyer Sousa
2 Vinícius Almeida
3 Tadeo Marinho
4 Wendel