Título brasileiro profissional vai para Ubatuba

Renato Galvão - SuperSurf Saquarema 2004

Renato Galvão estréia com vitória em Saquarema e dá mais um passo rumo ao título brasileiro. Foto: Ricardo Macario.

Nesta sexta, as disputas do evento principal reservaram surpresas para o público que está acompanhando a última etapa do SuperSurf 2004, na praia de Itaúna, Saquarema (RJ).

 

Em ondas de até 1 metro, com formação comprometida devido ao vento e a maré cheia, dois candidatos ao título brasileiro caíram na água.

 

O primeiro foi o líder do ranking Renato Galvão, de Ubatuba, que confirmou o favoritismo ao derrotar com facilidade o jovem catarinense John Junior na oitava bateria da quarta rodada, dando um passo importante rumo ao primeiro título nacional de sua carreira.

 

O ubatubense está confiante e disputa o título com o conterrâneo Odirlei Coutinho. Foto: Ricardo Macario.

“A bateria foi muito complicada, porque as ondas demoraram muito para vir e estavam muito difíceis para manobrar, mas Graças à Deus eu passei e é menos um na disputa”, falou Galvão.

 

“Espero surfar melhor na próxima bateria, me concentrar mais e tentar soltar as manobras que eu não consegui dessa vez”, disse ele, que agora vai enfrentar ao guarujaense Eric Miyakawa nas oitavas-de-final.

 

A vitória do ubatubense acabou com os planos do ídolo local e bicampeão brasileiro Leonardo Neves, que brigava em casa pelo tricampeonato consecutivo. Mesmo com total apoio da torcida, Léo não deu sorte na escolha das ondas e acabou superado pelo adversário, o catarinense

O surfista local Léo Neves teve apoio da torcida, mas não conseguiu superar o catarinense Diego Rosa e deu adeus ao sonho do tricampeonato consecutivo. Foto: Ricardo Macario.
Diego Rosa.

 

Com isso, a disputa pelo título do SuperSurf 2004 ficou restrita a Galvão e seu conterrâneo Odirlei Coutinho, que enfrenta neste sábado o jovem carioca Simão Romão na primeira bateria do dia, já que a competição foi suspensa após o termino da 12a bateria, devido as ondas inconsistentes e demora nas séries.

 

Assim, o título brasileiro deste ano vai voltar a ser de um surfista paulista, fato que não ocorre desde 1995 quando o também ubatubense Ricardo Toledo conquistou o bicampeonato.

 

Para confirmar o seu primeiro título de campeão brasileiro no SuperSurf 2004, Galvão precisa chegar nas semifinais ou então torcer para que Coutinho perca antes da final. “Acho que

O público acompanhou atento a bateria do ídolo local Léo Neves na praia de Itaúna. Foto: Ricardo Macario.
eles tomaram a decisão certa de transferir a bateria para amanhã (sábado), porque agora quase não vem onda na maré cheia. Estou disputando o título e amanhã a disputa vai ser mais justa”, falou Odirlei Coutinho.

 

Também no sábado, começa a decisão do título brasileiro feminino do SuperSurf 2004, com as estréias da cearense Silvana Lima e da ubatubense Suelen Naraisa, as duas únicas candidatas ao troféu que no ano passado foi conquistado pela cearense Tita Tavares.

 

Entre os destaques desta sexta estão o cearense Heitor Alves, autor da maior nota – 9,17 – do SuperSurf de Saquarema em sua primeira onda na primeira bateria do dia. Só que o

Léo Neves saiu decepcionado da água e não quis dar entrevistas. Foto: Ricardo Macario.
recordista acabou eliminado no penúltimo confronto do dia pelo também cearense Lucinho Lima, por 12,84 x 11,93 pontos.

 

Mais tarde, já na quarta fase, o paulista Beto Fernandes registrou a maior pontuação de todo o campeonato – 16,13 de 20 possíveis – para derrotar o experiente Renan Rocha na terceira bateria. Já a bateria entre Marcelo Trekinho e Fábio Gouveia teve o paraibano como vencedor.

 

Últimas baterias da terceira fase

 

13 Odirlei Coutinho (SP) x Simão Romão (RJ)
14 Alex. Almeida (RJ) x Pedro Henrique (RJ)
15 Anselmo Correia (RJ) x Crhistiano Spirro (BA)
16 Maicon Rosa (PR) x Daison Pereira (RS)

 

Primeiras baterias das oitavas-de-final

 

1 Yuri Sodré (RJ) x Claudemir Lima (CE)
2 Beto Fernandes (SP) x Costinha (SP)
3 Flávio Costa (BA) x Hizunomê Bettero (SP)
4 Renato Galvão (SP) x Eric Miyakawa (SP)
5 Fábio Gouveia (PB) x Diego Rosa (SC)
6 Lucinho Lima (CE) x Andreas Eduardo (SC)

 

Segunda fase do feminino

 

1 Silvana Lima (CE), Cláudia Gonçalves (SP), Alcione Silva (RN) e Viviane Maria (RN)
2 Taís de Almeida (RJ), Juliana Guimarães (RJ), Luisa Romann (SP) e Yries Pereira (ES)
3 Andréa Lopes (RJ), Francisca Pereira (SP), Elisa Costa (SP) e Luana Prado (SP)
4 Suelen Naraisa (SP), Alessandra Vieira (RJ), Michaela Fregonese (PR), Marina Werneck (SC)

Exit mobile version