O World Longboard Championship começa nesta quinta-feira, na ilha de Hainan, sul da China. A prova acontece nas esquerdas perfeitas de Riyue Bay, com os 32 melhores longboarders profissionais do mundo disputando os títulos mundiais das categorias feminina e masculina.
O Brasil conta com quatro representantes na categoria masculina e quatro na feminina. Em 2013, o saquaremense Rodrigo Sphaier e a carioca Chloé Calmon foram as sensações da equipe.
Sphaier chegou muito perto do título. Ele liderou a decisão até os instantes finais, quando levou a virada do peruano Piccolo Clemente. Já Chloé, em quinto lugar, foi a melhor brasileira na prova feminina. Destaque também para Phil Rajzman, campeão mundial em 2007.
“Optei por chegar quase 30 dias antes, para me adaptar ao fuso horário, à alimentação e às condições do mar. Quero fazer o meu melhor neste Mundial”, conta Chloé Calmon.
A coletiva de imprensa da ASP teve a participação de cinco atletas. No masculino, os ex-campeões mundiais Harley Ingleby e Taylor Jensen, e no feminino a atual campeã mundial Kelia Moniz, do Hawaii, Darci Liu, campeã chinesa, e Chloé Calmon, do Brasil.
A categoria masculina conta ainda com o sebastianense Jefson Silva e o pernambucano Halley Batista. No feminino, também representam o Brasil a pernambucana Atalanta Batista, a carioca Cris Pires e a catarinense Karina Abras.
As baterias começam às 22 horas (horário de Brasília). Para acompanhar os resultados, visite o site Aspworldtour.com.
*Colaborou Miguel Calmon