Cyclone Bali Pernambucano

Títulos a rodo

Rafael Venuto, Cyclone Bali Pernambucano 2013, Cacimba do Padre (PE)

 

 

Rafael Venuto numa bela esquerda da Cacimba do Padre (PE). Foto: Fabriciano Júnior.

Os pernambucanos Douglas José e Reginaldo Nascimento e os cearenses Rafael Venuto e Larissa dos Santos festejaram as primeiras vitórias na etapa de abertura do Circuito Pernambucano 2013 na Cacimba do Padre

 

Clique aqui para ver as fotos

 

O mar baixou um pouco na Cacimba do Padre, mas as séries de 2 a 3 pés formavam belos tubos e ficaram perfeitas para as categorias amadoras do Circuito Cyclone / Bali Pernambucano de Surf 2013 em Fernando de Noronha (PE).

 

Quatro títulos já foram decididos na última terça-feira e os campeões foram os pernambucanos Douglas José na Junior e Reginaldo Nascimento no Longboard e os cearenses Rafael Venuto na Mirim e Larissa dos Santos na Feminina.

 

As finais das categorias Senior, Master e Open ficaram para abrir esta quarta-feira, a partir das 8 horas na Cacimba do Padre. Depois só competem os profissionais, que fecharam a terça-feira com as quatro baterias iniciais da primeira fase em Fernando de Noronha (PE).

 

Campeão do Marands Surf Pro que abriu o Noronha Surf Festival no último fim de semana, o niteroiense Bruno Santos ficou na ilha para também participar da etapa de abertura do Circuito Cyclone / Bali Pernambucano de Surf 2013.

 

Ele estreou com vitória no segundo confronto da categoria Pro / Am, que oferece uma premiação de R$ 10 mil para os mais bem colocados no campeonato. No entanto, só os surfistas do estado marcam pontos no ranking pernambucano.

 

As duas primeiras decisões de títulos na terça-feira foram vencidas pelos cearenses, que compareceram em bom número para prestigiar o evento na Cacimba do Padre. A primeira vitória foi conquistada por Larissa dos Santos na única bateria da categoria feminina nesta primeira etapa do Cyclone / Bali Pernambucano de Surf 2013. Ela ganhou até com certa facilidade de três surfistas de Fernando de Noronha, Maitê Ortença (segundo lugar), Luana Pini (terceiro) e Joyce Cruz (quarto).

 

“Estou muito feliz por estar competindo aqui em Fernando de Noronha”, disse Larissa dos Santos, de apenas 14 anos de idade. “Tentei treinar nos outros dias aqui, mas o mar estava muito grande e bom que hoje (terça-feira) baixou um pouco e deu pra gente surfar legal aqui na maré seca. Só que eu levei uma vaca (queda) que foi difícil, mas é uma experiência enorme para mim estar aqui surfando essas ondas. Estou muito feliz pela vitória”.

 

Na final Mirim, foi a vez do namorado da Larissa, Rafael Venuto, brilhar na Cacimba do Padre. Ele ganhou as maiores notas do dia, tirando um 9,5 dos juízes em um tubo sensacional surfado na semifinal da categoria Junior.

 

Antes disso, já tinha garantido o título Mirim, dos surfistas com até 15 anos de idade, com outro belo tubo que valeu nota 9,0. A segunda vitória cearense foi contra dois pernambucanos, Douglas José (vice-campeão) e André Labanca (3.o lugar), além do potiguar Jucaluna (4.o).

 

“Foi muito irado. Consegui surfar um tubo nota 9 na final Mirim, agora ganhei um 9,5 em outro tubo na semifinal Junior, então estou muito feliz por ter conseguido mostrar o meu surfe aqui hoje (terça-feira)”, disse Rafael Venuto, de 14 anos de idade. “Essa é a minha terceira temporada aqui e é muito bom surfar esses tubos da Cacimba do Padre, é muito bom competir nesse lugar e melhor ainda que ganhei um título já”.

 

O cearense também disputou a final da categoria Junior, para atletas com até 17 anos de idade, mas nessa levou o troco do pernambucano Douglas José. Dodô, como é mais conhecido o surfista da Praia de Maracaípe, em Ipojuca, já havia se destacado no primeiro dia do Marands Surf Pro, competindo contra os profissionais na etapa de abertura do Circuito Brasileiro 2013 encerrada no domingo.

 

Na decisão do título Junior, Dodô surfou as melhores ondas que entraram na bateria para vencer, com Ivan Silva ficando em segundo lugar e o também pernambucano Thiago Silva em quarto, atrás do cearense Rafael Venuto.

 

“Eu não esperava ganhar a categoria Junior, porque o Rafael Venuto é um adversário muito forte”, disse Douglas José. “Ele pegou bons tubos na final Mirim e na Junior também, então não achava que poderia ganhar dele. Mas, dessa vez consegui pegar boas ondas também para vencer e estou muito feliz. Mesmo assim, quero parabenizar ele (Rafael Venuto), que é um cara muito gente boa e surfa muito, mas estou orgulhoso de mim mesmo por ter pegado boas ondas aqui na Cacimba do Padre. Este lugar é alucinante, dá altas ondas”.

 

Na categoria Longboard Pro/Am, o surfista Halley Batista, atual campeão nordestino de pranchinha, perdeu o horário da bateria e não compareceu na decisão do título dos pranchões na tarde da terça-feira. Com isso, ficou em quarto lugar no primeiro ranking estadual do Circuito Cyclone / Bali Pernambucano de Surf 2013. O líder é o também pernambucano Reginaldo Nascimento, que derrotou o baiano Rogério Vasconcelos (vice-campeão) e outro pernambucano, Rafael Cavalcanti (terceiro lugar), na final do Longboard.

 

Entre os surfistas de Fernando de Noronha, se destacaram os experientes Caia Souza e Nego Noronha. Eles se classificaram para as finais de duas categorias que serão decididas no início da manhã da quarta-feira na Cacimba do Padre.

 

Na grande final da Open, a principal para surfistas amadores, os dois vão enfrentar os bem mais jovens Arthur Vilar e Ivan Silva. E na da Master, eles disputarão o título igualmente contra dois pernambucanos, Fabio Quencas e Carlos Pito.

 

Depois do Marands Surf Pro Noronha abrir o Circuito Brasileiro Profissional e do Cyclone / Bali de Surf Pernambucano 2013, outra marca pernambucana, a Gold Island, vai inaugurar o circuito da Associação Brasileira de Longboard (ABL) nos dias 1 a 3 de março, fechando a programação esportiva do Noronha Surf Festival na Cacimba do Padre.

 

Na segunda-feira, foi promovido um curso de juízes de surfe no auditório do TAMAR e a Associação Nordestina de Surf (ANS), organizadora do evento, está programando uma apresentação de surfe noturno com as pranchas da Club Social, iluminadas com luzes de LED, além do show de Teco Padaratz com sua banda 5.10 em Fernando de Noronha.

 

 

 

 

Exit mobile version