O diretor de arte Tom Veiga, 28, é o criador da Série Waves, uma coleção de pôsteres inspirada no movimento e na continuidade das ondas.
Morador de Curitiba (PR), o artista encontrou na cultura do surf a maneira de expressar seu estilo e seu ponto de vista.
Nesta entrevista, Tom Veiga conta como surgiu a ideia de fazer a Série e projeta seus planos para o futuro.
Como surgiu a ideia de fazer a Série Waves?
Há alguns anos comecei a ficar mais ligado com ondas, surf e praia. Na medida em que me envolvia com esta cultura, comecei também a querer expressar o meu ponto de vista, a minha leitura deste mundo e a minha paixão por ondas.
Comecei a ver quantos artistas de surf art tinham um estilo próprio, uma linguagem artística particular e como conseguiam se expressar. Então comecei a procurar o meu estilo, mas demorou até achar ele (risos).
Tentei várias técnicas de pintura, com tipos de tintas diferentes, mas nada se encaixava no que eu tinha na cabeça para a Série Waves.
Em um belo sábado pela manhã, comecei a fazer mais um dos meus testes atrás do meu estilo. Apliquei o conhecimento adquirido no meu trabalho na agência midiadigital, para depois, no tempo livre, fazer uma onda. Fiz um esboço, mandei para o micro. O resultado final foi animal. Enfim, Tinha encontrado meu estilo. Dai pra frente começou a Série Waves.
Da onde vem o nome Série Waves?
O nome Série Waves vem da ideia de série, algo contínuo e sempre em movimento. Um surfista sonha com uma série de ondas grandes quebrando bem tubulares, uma logo em sequência da outra. A Série Waves tem esta ideia e conceito.
É uma série de ondas em vários estilos, cores e características. Sempre tem alguma nova arte sendo trabalhada, uma surf art nova chegando.
A Série Waves não é uma coleção fechada, é algo que está também em movimento, pois sempre tem um novo swell de criatividade chegando.
Já que você não mora na praia, a série pode ser considerada uma fuga do dia a dia?
Para mim é uma forma de dar uma relaxada, pois quando trabalho em uma onda eu fico tranquilo, não tenho pressa e nem pressão. Então acabo mesmo saindo da correria do dia a dia.
Como seria sua onda dos sonhos?
Para mim um pico dos sonhos seria uma praia com altas ondas, restaurantes legais a beira-mar, com pousadas roots.
Um lugar em que a família e os amigos pudessem estar juntos, sem drogas, sem brigas e sem violência. Só ali curtindo um dia de sol com muita onda, alegria e comunhão.
Quais são seus planos para o futuro?
Quero me envolver ainda mais com o mundo surf e fazer parceria com alguma marca de surf legal. Quero usar algumas ondas da Série Waves em camisetas, em parceria com alguma marca, além de produzir material para eventos.
Também quem sabe um dia morar no litoral catarinense, este é um sonho da família.
Você pretende fazer exposições da Série?
Sim, pretendo logo. É parte de um sonho começar a expor meus trabalhos. Inclusive tenho duas linhas de trabalho: uma de pôsteres só para exposições e outra de pôsteres para serem vendidos online, pra galera ter uma Série Waves na parede em casa, escritório, agência, etc…
Tem algum recado para a galera?
Queria deixar um abração a toda galera que curte onda, vive neste mundo surf e acessa aqui o Waves. Faço também uma pequena reflexão: cada vez que você chegar no mar e ver uma onda quebrando no horizonte, lembre-se que Deus fez ela pra deixar você mais inspirado e amarradão aqui na terra.
Então curta sem drogas, sem violência, com alegria e valorizando cada pequeno momento da vida que Deus te deu. É isso galera!
Para obter mais informações sobre o trabalho de Tom Veiga, acesse o site Série Waves, envie mensagem para tom@seriewaves.com ou entre em contato pelo telefone (0xx41) 8849-3307.