Circuito ASN

Tomaz garante invencibilidade

0

Nos dias 8 e 9 de outubro, a Associação de Surfe de Niterói realizou a segunda etapa do Circuito ASN 2016, no canto da pedra do Pampo, na praia de Itacoatiara (RJ).
 

A abertura das disputas teve ondas de 1 metro e ondulação de sudeste. As condições estavam difíceis, mas os melhores atletas do estado do Rio de Janeiro quebraram as ondas em busca da premiação. No domingo, o vento sudoeste também trouxe uma influência na ondulação, e algumas ondas triangulares passaram a entrar no canto do Pampo.

 

A presença de competidores de todo litoral fluminense, de Paraty até São João da Barra, além de surfistas do Estado do Ceará, elevou muito o nível técnico do evento. O maior contingente de visitantes veio de Búzios, e eles mantiveram a invencibilidade na categoria Open.

 

Um dos destaques do evento foi o Cauã Costa. O local da praia de Icaraí, em Caucaia, Ceará, está morando no Recreio dos Bandeirantes para aprimorar sua técnica nas ondas cariocas. Na ocasião, ele manobrou com muita pressão e precisão para se tornar o campeão da Iniciante e da Mirim.

 

Open – Tomaz Alvarez foi o vitorioso da categoria e manteve a hegemonia para a Região dos Lagos, faturando também um final de semana na Pousada Itamambuca Casa de Praia. O niteroiense Guilherme Sodré ainda teve uma última chance no minuto final, mas bateu na trave e ficou em segundo. Com essa colocação ele chegou a liderança do ranking com 1629 pontos, empatado com o buziano Guilherme Lopes, que terminou em quarto nesta etapa. O representante do norte fluminense, Deyvison Ferreira, em terceiro, completou o pódio.

 

Na batalha pelo prêmio de 10 dias de hospedagem no Ulau Manua Resort, que agora se chama Hidden Bay Resort Mentawai, Theo Fresia tem 1466 pontos e Zuriel Ivan tem 1282. Ambos se mantém com chances para chegar no topo do ranking.

 

Junior – O saquaremense Daniel Templar foi o campeão na Junior e assumiu a ponta do circuito com 1810 pontos, passando a liderar também a disputa pela passagem para a Indonésia. O carioca João Jacques encontrou um boa direita e aplicou três manobras para ficar em segundo. Daniel Domingos, do Recreio, foi o terceiro, e surfista local, Paulo Renato, ficou em quarto. Kedian Zamora e Danilo de Souza pararam na semifinal, e estão na cola do líder, respectivamente, com 1556 e 1531 pontos.

 

Master – O carioca Alexandre Almeida, o “Dadazinho”, garantiu o bicampeonato neste ano com mais uma vitória na Master. Deyvison Ferreira veio de São João da Barra e não perdeu a viagem. Participou de duas finais e foi o vice entre surfistas acima de 35 anos. O competitivo Milton Morbeck tentou uma reação, mas terminou na terceira colocação e Eduardo Gonçalves finalizou em quarto.

 

Mirim – Todos os quatro surfistas da decisão da Mirim surfaram muitas ondas, o que deixou a disputa bastante equilibrada. Cauã Costa exibiu muita técnica e força em suas manobras e foi o grande campeão. Daniel Templar ficou em segundo na etapa e assumiu a ponta do ranking com 1900 pontos. Paulo Renato começou na frente, mas foi ultrapassado e terminou em terceiro. Bernardo Ribeiro, de Arraial do Cabo, aplicou boas batidas, mas pelo nível apresentado na final acabou encerrando sua participação na quarta colocação.

 

Iniciante – Cauã Costa aplicou duas pancadas em uma direita e liderou a bateria do início ao fim, garantindo mais uma vitória em Itacoatiara. Daniel Templar é a principal revelação de Saquarema e uma das esperanças do recolocar o surfe fluminense no cenário nacional e mundial. Ficou com mais um vice e agora ele e o cearense estão com os mesmos 1900 pontos na disputa pelo título da temporada. Valentino Belga, que está de patrocínio novo, motivado e evoluindo a cada campeonato, terminou em terceiro e ocupa a mesma posição no ranking com 1620 pontos. Kalany Ratto, de Búzios, arriscou bastante, mas acabou finalizando em quarto.

 

Infantil – Uma das promessas do surfe niteroiense, Pedro Henrique Canero, garantiu a única vitória para Niterói. Diego Templar quase conseguiu a virada, mas ficou na segunda colocação em empatando com Pedrinho, agora com os mesmos 1900 pontos. Kalani Ignácio saiu de Trindade, em Paraty, e botou pra baixo nas ondas do Pampo para ficar em terceiro. O carioca Leoni Cardoso completou a decisão em quarto.

 

“Gostaria de agradecer a todos pelo sucesso de mais um evento. Ë importante a realização de campeonatos por todas as associações do Estado do Rio de Janeiro, pois promovem a integração e elevem o nível dos competidores das categorias de base”, disse o presidente da ASN, Renato Bastos, ainda durante a premiação.

 

Próxima parada – A data da terceira etapa ainda segue indefinida devido ao calendário da Feserj, mas em breve serão informados os dias da decisão que decidirá os grandes campeões do ano.

 

O evento – o Circuito ASN 2016 tem patrocínios da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Puro Suco, Star Point, Pena, Hot Buttered, Ulau Manua Resort Mentawai, Qatar Airways, Unimed Leste Fluminense, Pousada Itamambuca Casa de Praia, Pão e Etc, Hillstone, André Cebola Shaper e Pranchas Bou.