Brasileiro Pro

Tops aceleram na Joaca

Odirlei Coutinho, Circuito Brasileiro Profissional 2008, Joaquina, Florianópolis (SC)

Odirlei Coutinho está na semifinal da primeira etapa do circuito brasileiro. Foto: Nilton Santos.

Dois catarinenses vão enfrentar dois surfistas de outros estados nas semifinais que abrem o domingo decisivo da primeira etapa do circuito brasileiro 2008 em Florianópolis.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo no site da ESPN Brasil

 

O joinvillense Jean da Silva pega o baiano Flávio Costa na primeira bateria, e na outra, Willian Cardoso, de Balneário Camboriú, terá pela frente o paulista Odirlei Coutinho.

 

Já as semifinais femininas foram realizadas no sábado de muito calor e boas ondas na praia da Joaquina lotada.

 

 

Flavio Costa também garante vaga no pódio. Foto: Gabriel Macedo / Surfbahia.com.br

O primeiro título do ano será decidido por duas surfistas do Nordeste, a tricampeã brasileira Tita Tavares e a estreante Diana Cristina farão o último confronto de gerações que marcou essa categoria na abertura da temporada na ensolarada ilha de Floripa.


E é bom a torcida acordar cedo no domingo, pois no último dia a competição terá apenas 2 horas de duração, das 9 as 11 horas.

 

Se na categoria feminina as nordestinas dominaram as ondas na praia da Joaquina, na masculina só o baiano Flávio Costa vai representar a região nas semifinais definidas no sábado de Sol, calor e boas ondas de meio metro de altura.

 

Mas a classificação foi no sufoco, ganhando por pouco os dois confrontos que disputou. Contra o carioca Gustavo Fernandes na abertura das oitavas-de-final o placar terminou em 12,70 x 12,33 pontos e a primeira vaga nas semifinais foi conquistada por 3 centésimos na vitória sobre o cearense André Silva por incríveis 13,03 x 13,00 pontos.

 

?Aqui no Sul é fantástico. Toda vez que venho pra cá me dou bem nas ondas daqui, é um lugar maravilhoso, me sinto bem e as ondas aqui encaixam bastante no meu surfe de backside nessas esquerdas perfeitas que rolam aqui na Joaca?, disse Flávio Costa, sétimo colocado no ranking brasileiro do ano passado.

 

?Quero agradecer aos patrocinadores deste evento que é maravilhoso, o circuito é demais, você vê a praia aí lotada e isso é que faz a felicidade do nosso esporte, a rapaziada aí toda curtindo o surfe e a gente ali dentro só tem que fazer nosso trabalho bem feito?, completa o baiano, que vai enfrentar um dos dois catarinenses que avançaram para domingo decisivo, Jean da Silva.

 

O joinvillense, que reside em São Francisco do Sul, também no norte do estado, derrotou dois surfistas do Rio de Janeiro no sábado, o carioca Leandro Bastos nas oitavas-de-final e o experiente Victor Ribas, de Cabo Frio, nas quartas.

 

?Na real, estou superfocado nas baterias, tentando surfar o melhor que posso e o resultado seria conseqüência disso. Consegui chegar na semifinal contra o Flávio Costa e tem mais este desafio amanhã. Acabei de passar uma bateria muito difícil, o Vitinho agora no circuito está sendo o Rei, né? Acabou de sair do WCT e veio das triagens para competir no mesmo formato que durante muitos anos ele competiu na elite mundial, então a gente só tem a aprender com ele?, enaltece Jean.

 

##

Willian Cardoso conta com apoio da torcida. Foto: Nilton Santos.

Já a outra semifinal terá outro catarinense, Willian Cardoso, contra o paulista Odirlei Coutinho. Willian começou o dia tirando a grande surpresa da etapa de Florianópolis, o paranaense Péricles Dimitri, depois derrotou o paraibano Jano Belo e torce para uma decisão catarinense neste domingo.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo no site da ESPN Brasil

 

?Tem o Jean na primeira semi, eu na segunda e seria muito legal uma final com dois surfistas do estado para começar a temporada. Eu já vim para cá pensando em conseguir um bom resultado, porque não vou poder disputar a segunda etapa por estar fazendo uma viagem internacional, então estava já com a meta de começar com o pé direito e deu tudo certo, estou muito feliz?, revela Willian Cardoso.

Jean da Silva derrota Victor Ribas nos instantes finais. Foto: Nilton Santos.


Expression Session – Uma atrações deste sábado foi a disputa da Expression Session, que ofereceu R$ 10 mil ao autor da manobra mais expressiva na Joaquina.

 

Com um aéreo 360 de frontside, o paulista Ricardo Ferreira ficou com o cobiçado cheque. Antes de faturar o prêmio, o surfista de Praia Grande havia sido derrotado pelo cabofriense Victor Ribas nas oitavas-de-final da prova.

 

Semifinais

 

1 Flávio Costa (BA) x Jean da Silva (SC)

2 Odirlei Coutinho (SP) x Willian Cardoso (SC)

Quartas-de-final


1 Flávio Costa (BA) 13,03 x 13,00 André Silva (CE)

2 Jean da Silva (SC) 12,97 x 11,83 Victor Ribas (RJ)

3 Willian Cardoso (SC) 14,17 x 8,83 Jano Belo (PB)

4 Odirlei Coutinho (SP) 12,33 x 11,67 Danilo Costa (RN)

 

Oitavas-de-final


1 Flávio Costa (BA) 12,70 x 12,33 Gustavo Fernandes (RJ)

2 André Silva (CE) 17,17 x 10,83 Hizunomê Bettero (SP)

3 Jean da Silva (SC) 14,66 x 12,77 Leandro Bastos (RJ)

4 Victor Ribas (RJ) 14,60 x 10,53 Ricardo Ferreira (SP)

5 Willian Cardoso (SC) 15,73 x 11,14 Péricles Dimitri (PR)

6 Jano Belo (PB) 14,93 x 14,50 Diego Rosa (SC)

7 Danilo Costa (RN) 12,74 x 9,90 Márcio Farney (CE)

8 Odirlei Coutinho (SP) 14,60 x 9,84 Beto Fernandes (SP)

 

Exit mobile version