Brasil Surf Pro

Tops chegam a Ubatuba

0

 

Jano Belo briga pelo título do Brasil Surf Pro em Ubatuba (SP). Foto: Rodrigo Mesquita.

As previsões indicam grandes ondas para a etapa de abertura do Brasil Surf Pro 2010 em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

 

 

A largada na corrida dos títulos brasileiros da temporada está marcada para as 8:30 horas da quinta-feira com a primeira fase da categoria masculina. Dependendo das condições do mar, a feminina pode entrar em seguida e a segunda do masculino fecha o primeiro dia.

Já está tudo pronto para a estréia da nova Divisão Principal do Circuito Brasileiro, organizada pela Brasil1 Esporte. O início era para ser na quarta-feira e o cenário estava perfeito, sem chuva, boas ondas e até sol na praia de Itamambuca, mas teve que ser adiado por causa das chuvas que impediram muitos surfistas do Rio de Janeiro, inclusive juízes e integrantes da comissão técnica, viajarem para Ubatuba.

Raoni Monteiro marca presença como convidado. Foto: Daniel Smorigo.

Os que chegaram, aproveitaram o dia extra de treinos livres para o Brasil Surf Pro 2010. Alguns vindos da capital carioca, vivenciaram as dificuldades provocadas pelas chuvas do início da semana, como o vice-campeão brasileiro Jano Belo, paraibano que mora no Rio de Janeiro.

 

 

“Foi bem sinistro. A gente saiu na segunda-feira, eu, meu técnico Robalinho e o Raoni (Monteiro), viemos na Rio-Santos e estava cheio de árvores caídas na pista, deslizamentos, tudo parado, e era só o começo das chuvas. Depois só piorou, acompanhamos as notícias e só tenho que orar pelas famílias que estão sofrendo, perderam familiares nessa tragédia. Foi bem chato isso e acabou que o campeonato teve que ser adiado, porque muita gente que deixou para vir ontem (terça-feira), já não teve como chegar”, conta Jano Belo.

Ele chegou perto do título brasileiro nos dois últimos anos e gostou do início da temporada ser no lugar que lhe traz boas lembranças. “Desde moleque eu gosto muito aqui de Itamambuca, a previsão é boa de ondas nesta semana e hoje (quarta-feira) estava ótimo pra ter começado o campeonato”, disse Jano, que venceu a primeira etapa do ano passado, realizada no Guarujá (SP). “A expectativa é a melhor possível para tentar o título de novo esse ano. Novo formato, novo circuito, novos organizadores, tudo novo, então espero que o ano termine com uma novidade boa pra mim também”.

E uma das novidades do Brasil Surf Pro 2010 é que o número de competidores na categoria masculina aumentou de 48 para 64 surfistas, divididos em três fases. Jano Belo é um dos dezesseis cabeças-de-chave que entram só na terceira.

 

Ele e outros 45 atletas garantiram suas vagas na elite nacional no ano passado e completam o novo grupo dez classificados pelo ranking 2010 da Divisão de Acesso, com oito entrando como convidados dos organizadores. Um deles foi o carioca Raoni Monteiro, sexto melhor do mundo no ASP One Ranking deste ano, que aproveitou a quarta-feira livre para treinar.

“Treinei ontem e hoje (quarta-feira) aqui, tá muito bom, água quentinha, altas ondas, o mar até acertou mais hoje, terral, sol, então estou aproveitando pra ficar na água o maior tempo possível”, disse Raoni, após sair do mar depois de surfar por 2 horas seguidas na manhã da quarta-feira.

“Tem altas ondas, então quero aproveitar pra botar as pranchas no pé. Estou feliz por ter conseguido participar deste primeiro Brasil Surf Pro como convidado e espero fazer um bom desempenho aqui. Pra mim é sempre um prazer estar competindo no Brasil, em casa e quero agradecer a ABRASP, os outros organizadores, por aceitarem meu pedido”, destacou Raoni, que foi escalado na sétima e penúltima bateria da primeira fase do Brasil Surf Pro, com outro carioca, Anselmo Correia, o paraibano Ulisses Meira e o paulista Caio Ibelli.

Algumas meninas também treinaram forte nas boas ondas da quarta-feira na Praia de Itamambuca. Os principais nomes aproveitaram o dia extra, como a atual campeã brasileira Suelen Naraisa, ubatubense que é recordista com três vitórias na “Cidade do Surfe” do litoral paulista, a carioca Andréa Lopes, que é tetracampeã brasileira e foi vice no ano passado, além da catarinense Jacqueline Silva, vencedora da primeira etapa em Ubatuba da história da Divisão Principal do Brasileiro criada no ano 2000.

 

Jacqueline por muitos anos representou o país na elite do surfe mundial e foi chamada para substituir a contundida Monik Santos, de Pernambuco, na abertura do Brasil Surf Pro 2010 no litoral norte de São Paulo.

Atrações extras Além do show garantido pelas estrelas do surfe nacional, o Brasil Surf Pro terá várias atrações extras e ações ambientais para o público que comparecer na Praia de Itamambuca. A maioria delas no Surf Village, onde vão rolar shows, Lual, muita música com o DJ MB do Rio de Janeiro, simulador de surfe, concurso de arte com parafinas coloridas, além de uma Tenda Ecológica para palestras e exposições de campanhas ambientais, ou seja, será o lugar do agito na areia.

 

Primeira fase

1 Ricardo Ferreira (SP), Cesar Aguiar (PE), Beto Fernandes (SP), Guilherme Herdy (RJ)
2 Rodrigo Dornelles (RS), Bernardo Lopes (BA), Diego Rosa (SC), Victor Ribas (RJ)
3 Itim Silva (CE), Alan Jones (RN), Greg Cordeiro (SC), Jorge Spanner (RJ)
4 John Max (RN), Simão Romão (RJ), Patrick Tamberg (FN), Robson Santos (SP)
5 Bruno Galini (BA), Raphael Becker (SC), Dunga Neto (CE), David Silva (SP)
6 Alandreson Martins (BA), Guga Arruda (SC), Gilmar Silva (SP), Leonardo Neves (RJ)
7 Ulisses Meira (PB), Caio Ibelli (SP), Anselmo Correia (RJ), Raoni Monteiro (RJ)
8 Halley Batista (PE), Flávio Nakagima (SP), Saulo Junior (SP), Alejo Muniz (SC)

Segunda fase

1 Guilherme Ferreira (SC), Alex Ribeiro (SP) aguardam adversários
2 Edvan Silva (CE), Emerson Piai (SP) aguardam adversários
3 Peterson Rosa (PR), Tomas Hermes (SC) aguardam adversários
4 Hizunomê Bettero (SP), Alan Donato (PE) aguardam adversários
5 Bruno Moreira (SP), Felipe Ximenes (SC) aguardam adversários
6 Bruno Santos (RJ), Márcio Farney (CE) aguardam adversários
7 Jean da Silva (SC), Leandro Bastos (RJ) aguardam adversários
8 Thiago de Sousa (CE), Franklin Serpa (BA) aguardam adversários

Terceira fase masculina (principais cabeças-de-chave)

1: Tânio Barreto (AL)
2 Wilson Nora (BA)
3 Danilo Costa (RN)
4 Renato Galvão (SP)
5 Odirlei Coutinho (SP)
6 André Silva (CE)
7 Beto Mariano (SC)
8 Messias Félix (CE)
9 Jano Belo (PB)
10 Heitor Pereira (SP)
11 David do Carmo (SP)
12 Gustavo Fernandes (RJ)
13 Pedro Henrique (RJ)
14 Michel Roque (CE)
15 Daison Pereira (RS)
16 Rudá Carvalho (BA)

Primeira fase feminina

1 Suelen Naraisa (SP), Taís de Almeida (RJ), Luana Coutinho (SP), Jacqueline Silva (SC)
2 Nathalie Martins (PR), Diana Cristina (PB), Gabriela Leite (SC), Chantalla Furlanetto (SC)
3 Gabriela Teixeira (RJ), Camila Cássia (SP), Brigitte Mayer (RJ), Bruna Queiroz (SP)
4 Andrea Lopes (RJ), Juliana Quint (SC), Cláudia Gonçalves (SP), Michaela Fregonese (PR)