Billabong Pro

Tops com a palavra

0

Adriano Mineirinho estréia com boa vitória no Billabong Pro 2008. Foto: Aleko Stergiou.

O paulista Adriano Mineirinho fez uma excelente estréia no Billabong Pro 2008, etapa do WCT que rola nas direitas geladas de Jeffreys Bay, África do Sul.


Na terceira bateria do dia, Adriano Mineirinho venceu uma disputa acirrada contra os sul-africanos Jordy Smith e Travis Logie.


Atual quarto colocado no ranking WCT, o surfista guarujaense arrancou dos juízes notas 9.00 e 5.67 para deixar Smith em segundo e Logie em terceiro.


?Não acredito que venci esta bateria. Derrotar dois sul-africanos foi muito difícil, pois ambos conhecem muito bem o pico. Fiquei boiando no outside esperando pela bomba e ela veio. Descolei uma nota 9.00 que me deu confiança para vencer e derrotar Jordy Smith”, conta o paulista Adriano Mineirinho para o boletim de imprensa distribuído

Taylor Knox começa arrasador e registra maior somatório da competição até o momento. Foto: Aleko Stergiou.

pela ASP.

 

“Estou no tour há dois anos, então aproveitei para usar a experiência para superar meus adversários?, completa Mineirinho. 


Quem também fez uma estréia arrasadora foi o veterano norte-americano Taylor Knox. O norte-americano descolou notas 9.90 e 9.80 para totalizar 19.70 de 20 pontos possíveis, mandando o aussie Joel Parkinson e o alternate Nic Muscroft para a repescagem.


?É muito bom disputar uma bateria como essa. Foi muito empolgante, pois Parko pegou uma excelente onda e eu sabia que precisava pegar uma onda ainda melhor. Foi quando eu vi uma onda maior ainda se aproximar e pensei comigo mesmo: vou pegar um tubo!?, revela o veterano Taylor Knox.


O norte-americano apresentou todo seu repertório de manobras para registrar o maior somatório de seus 15 anos de carreira. Além das duas excelentes notas, Knox ainda descartou nota 9.00 de sua pontuação.


?Já tirei notas 10 antes, mas acho que nunca contei com outra nota tão alta no somatório. Então posso dizer que esta provavelmente foi minha melhor pontuação em uma bateria?, diz o norte-americano.


O australiano Joel Parkinson descolou nota 10 no confronto contra Knox, mas sua segunda nota (8.00) foi insuficiente para superar o norte-americano. Atual segundo colocado no ranking WCT, Parkinson encara o compatriota Mark Occhilupo na repescagem da prova.


Já o norte-americano Kelly Slater, atual líder do WCT, derrotou os australianos Mark Occhilupo e Dayyan Neve na primeira fase da competição.


Slater realmente está dominando o circuito em 2008. O norte-americano venceu três das quatro etapas realizadas na temporada, confirmando que está na briga por mais um título mundial.


?Estou me divertindo bastante. O circuito e as competições têm sido bem divertidos. Não planejava disputar todas as etapas este ano. Não planejava ir à Bells Beach e venci o que fez com que eu não conseguisse desistir das etapas do Tahiti e Fiji. O ano tem sido milagroso para mim, parece que tudo está dando certo, na hora certa?, revela Kelly Slater.

 

Slater já venceu a etapa de Jeffreys Bay três vezes e caso chegue a quarta vitória, o norte-americano dispara na liderança do circuito.


?Competitivamente, J-Bay tem sido um lugar maravilhoso para mim. Mas se eu ganhar aqui tenho certeza que meus principais adversários não vão deixar por menos e terminarão na segunda ou terceira colocações. Caso eu não faça um bom resultado, sei que um monte de surfistas vão ganhar terreno e se aproximar na corrida pelo título da temporada. Então acredito que está tudo aberto ainda?, fala o norte-americano.


Já o atual campeão mundial Mick Fanning também venceu em sua estréia na primeira fase. Fanning mostrou tudo que sabe para derrotar o norte-americano Dane Reynolds e o wildcard havaiano Granger Larsen.


?Estou amarradão de começar o campeonato com uma bela performance, já que no ano passado não me dei muito bem nesta etapa. Quando se há ondas como estas todos os surfistas podem mostrar tudo que sabem. Estes são os 45 melhores surfistas do mundo, então, todos eles arrepiam nas ondas?, comenta o australiano.


Fanning ocupa agora a sétima colocação no ranking WCT, mas diz curtir a pressão na corrida pelo título e estar concentrado apenas em seu surf.


?Só estou preocupado comigo. Tive um começo de ano meio turbulento, mas agora parece que tudo está bem de novo. Portanto vou me concentrar bastante para conquistar os resultados que preciso?, completa Fanning.


A direção do Billabong Pro 2008 promove uma nova chamada às 2 horas (horário de Brasília) para avaliação das condições do mar.