As oitavas-de-final do Globe Pro Fiji, quarta etapa do WCT 2008, foram finalizadas na madrugada desta segunda-feira em boas ondas de até 1 metro em Cloudbreak, Tavarua.
O norte-americano Kelly Slater e os australianos Joel Parkinson, Bede Durbidge e Mick Fanning, donos dos maiores somatórios do dia, estão garantidos nas quartas-de-final da competição.
Já o paulista Adriano Mineirinho, atualmente na 6ª colocação no ranking, descolou a maior nota (9.00) da rodada na vitória contra o havaiano Fred Patacchia, na última bateria do dia e também disputa uma vaga na semifinal.
?Observei algumas baterias antes da minha e não houve muitas notas altas. As ondas estavam bombando no confronto entre Bede Durbidge e Luke Stedman, mas à tarde as ondas deram uma baixada, assim como as notas?, conta o paulista Adriano Mineirinho para o boletim de imprensa distribuído pela ASP.
?Estava esperando pelas séries e tive paciência para esperar 12 minutos para pegar minha primeira onda. Quando ela veio, fiquei pensando em como ela era perfeita. Mas dei duas rasgadonas e finalizei com um bom floater. Quando aterrissei do floater, sabia que ia descolar uma nota alta e tirei um 9.00, então estou muito feliz?, comenta Mineirinho.
A eliminação precoce do havaiano Andy Irons pode dar a quinta colocação do ranking ao paulista. Um surfista brasileiro não alcança o status de top 5 do circuito mundial, desde a terceira colocação do cabo-friense Victor Ribas, em 1999. Mas faltando ainda sete etapas para o final do circuito, Mineirinho sabe que tem muito trabalho pela frente.
?Meu objetivo nesta temporada é terminar entre os 10 melhores, então cada bateria que avanço me leva mais perto do meu sonho. Para mim é muito bom disputar as quarta e, se eu derrotar Joel Parkinson e chegar à semifinal será melhor ainda. Ainda é muito cedo para pensar em título, e meu objetivo mesmo é ficar entre os 10 primeiros do ranking ao final da temporada?, explica Mineirinho.
Depois de eliminar o norte-americano Damien Hobgood, campeão do Globe Pro no ano passado, Kelly Slater, atual líder do ranking, segue de olho em mais uma vitória na temporada.
?É uma pena não estarmos em lados opostos da chave de baterias, na qual poderíamos nos enfrentar na final, caso ambos chegássemos até ela. Foi uma bateria um pouco parada, ambos tínhamos diferentes estratégias. Meu plano era esperar a boa e tentar aproveitá-la da melhor maneira possível, enquanto Damien buscava os tubos. Parece que meu plano deu certo?, comenta o norte-americano oito vezes campeão mundial.
Apesar de ser eliminado pelo taitiano Manoa Drollet na última etapa do circuito, Slater ainda não perdeu nenhuma bateria para um surfista do WCT nesta temporada. E com a vitória do niteroiense Bruno Santos em Teahupoo, o norte-americano é o único top 45 com vitória este ano.
Com a classificação às quartas-de-final, Kelly Slater mantém a liderança do circuito, mesmo se o australiano Joel Parkinson, segundo colocado, vencer a etapa em Fiji.
?Eles diziam que ninguém poderia me passar caso eu chegasse até as quarta. Então, aconteça o que aconteça, continuarei no topo até a próxima etapa pelo menos. Mas cada campeonato é uma oportunidade de ganhar mais alguns pontos. Mais uma vitória seria muito bom, especialmente em Tavarua, que é um dos meu picos favoritos?, fala Slater.
Joel Parkinson, que eliminou o havaiano Pancho Sullivan agora tem pela frente o paulista Adriano Mineirinho na briga por uma vaga na semifinal.
O aussie Joel Parkinson é o adversário mais próximo a Kelly Slater na corrida pelo título do circuito, porém, os compatriotas Mick Fanning e Taj Burrow também buscam a vitória nas esquerdas de Cloudbreak.
Faltam apenas sete baterias para o fim do campeonato. A direção do Globe Pro Fiji 2008 promove uma nova chamada às 16 horas (horário de Brasília) desta segunda-feira.