A partir do dia 11 de maio, a praia de Chilca, Peru, é a sede do primeiro evento GQS (Global Qualifying Series) com status 6 estrelas.
O Peruvian Inka Challenge, que tem prazo para ser encerrado até o dia 15 de maio, oferece US$ 25 mil em prêmios e 2.000 pontos no ranking GQS.
O evento será o primeiro de uma breve perna sul-americana de etapas do IBA World Tour. Depois da etapa GQS, os melhores atletas do mundo partem para Arica, onde acontece a terceira etapa do GSS, no Chile.
Desta maneira, diversos atletas que fazem parte da elite do Tour Mundial devem aproveitar a oportunidade e disputar a etapa do GQS.
Lucas Nogueira, atual top-16 do ranking mundial, aproveitará a chance e disputará os dois eventos do calendário. Lucas não disputou a segunda etapa do GSS na Austrália e sabe que um bom desempenho nas duas etapas será fundamental para seu posicionamento no ranking.
“Eu estou viajando para o Peru com o intuito de conhecer aquelas ondas e treinar para Arica, já que estou sem competir desde a etapa do Hawaii. Eu descartei o evento da Austrália e um bom resultado em Arica será imprescindível para me manter entre os tops. A torcida pode esperar muita garra e vontade de vencer de minha parte”, frisa Nogueira.
O evento peruano é de extrema importância para as pretensões dos atletas que não integram a elite mundial. “Estes eventos (GQS) determinarão alguns atletas que farão parte dos top-24 na próxima temporada. Portanto, um bom resultado aqui é de extrema importância para os atletas que participam do GQS e do GSS”, explica Terry McKenna, general manager da IBA World Tour.
Na temporada passada, o grande campeão do evento foi o francês Pierre Louis Costes, que não deu chances aos rivais e ainda cravou uma das manobras mais incríveis já vistas na história do World Tour.
Clique aqui para ver no YouTube o vídeo das finais do evento em 2010 com o 10 unânime de Pierre Louis Costes na grande decisão.