Reef Hawaiian Pro

Tops encaram merrecas

0

Jano Belo faz bela estreia, mas cai na segunda fase do Reef Hawaiian Proi. Foto: © ASP / Kirstin.

Depois de nove dias de espera por um swell que não apareceu na ilha de Oahu, a Triplice Coroa Havaiana foi iniciada em ondas pequenas como em qualquer praia do mundo. E será assim até quarta-feira, quando termina o Reef Hawaiian Pro em Haleiwa.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Para completar o evento dentro do prazo, o tempo das baterias na segunda-feira foi reduzido para 20 minutos e no primeiro dia foram realizadas as 16 da primeira fase e mais oito da segunda.

 

Nove dos 16 brasileiros inscritos já estrearam e apenas três passaram para a terça-feira, com o carioca Leonardo Neves vencendo o último confronto do dia no Hawaii.

 

Kai Barger explode o lip em Haleiwa. Foto: © ASP / Cestari.

Ele e o catarinense Tomas Hermes avançaram para enfrentar os principais cabeças de chave na terceira rodada da competição e outros dois ainda vão disputar classificação nas baterias restantes da segunda fase.

 

O carioca Yuri Sodré conquistou uma das duas únicas vitórias do Brasil na primeira das três fases de dezesseis baterias em que foram divididos os 128 participantes do Reef Hawaiian Pro.

 

Ele agora vai disputar o primeiro confronto desta terça-feira em Haleiwa e o paulista Wiggolly Dantas estreia na bateria que fecha esta segunda fase.

 

Yuri Sodré segue na briga. Foto: © ASP / Kirstin.

A previsão é também realizar neste segundo dia a rodada dos cabeças de chave com as principais atrações do último ASP World 6-Star do ano.

 

Depois de despachar os havaianos Keanu Asing e Dylan Goodale para passar atrás do americano Nat Young, Tomas Hermes será o primeiro a se apresentar na terceira fase.

 

Ele e o francês Adrien Toyon, da Ilha Reunião, vão enfrentar dois tops da elite do ASP Tour, o australiano Kieren Perrow e o sul-africano Travis Logie.

Já Leonardo Neves foi para a oitava, encabeçada por Taj Burrow e um dos convidados desta etapa, o jovem americano Conner Coffin, com o havaiano Mason Ho completando a bateria.

 

Dois cabeças de chave do Brasil já conhecem seus adversários, o carioca Raoni Monteiro que estreia na quinta bateria e o paulista Thiago Camarão na sexta.

 

Os demais aguardam a finalização da segunda fase para saberem quem irão enfrentar em suas primeiras participações nas pequenas ondas de Haleiwa.

O paulista Adriano de Souza e o havaiano Sean Moody vão competir contra os dois classificados nas primeiras baterias desta terça-feira.

 

A primeira será entre o sul-africano Shaun Joubert, o australiano Lincoln Taylor, o brasileiro Yuri Sodré e o americano Luke Davis. Depois tem o paulista Jessé Mendes na 13.a bateria, o catarinense Willian Cardoso na 14.a, o potiguar Jadson André na 15.a e o catarinense Alejo Muniz na última da terceira fase.

Melhor do dia Sem os tradicionais tubos nas grandes ondas do Havaí, os aéreos acabaram arrancando as maiores notas na segunda-feira de séries de meio metro de altura em Haleiwa Beach. E o grande destaque do primeiro dia foi o jovem australiano Jack Freestone, 19 anos.

 

O atual campeão mundial Pro Junior da ASP somou notas 8,83 e 6,83 para registrar um imbatível placar de 15,66 pontos na 13.a bateria da primeira fase.

O catarinense Ricardo dos Santos ficou em último nessa, mesma posição em que acabaram eliminados o carioca Jeronimo Vargas, o paulista Caio Ibelli e o peruano Gabriel Villaran.

 

Claro que todos esperavam competir nas ondas características do North Shore da Ilha de Oahu e não conseguiram achar nada nas suas baterias, recebendo apenas 74 pontos no ranking pelas últimas posições no campeonato.