Brasil Surf Pro

Tops esperam ondas melhores

Brasil Surf Pro 2011, praia de Geribá, Búzios (RJ)

 

Adiamento foi decidido depois de votação em Búzios. Foto: Gonzalo Arselli.

Em função da falta de ondas, as baterias das oitavas-de-final da categoria Masculino da segunda etapa do Brasil Surf Pro 2011 foram adiadas para a manhã deste domingo na praia de Geribá, Búzios (RJ).

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos de ambiente

 

A decisão foi tomada depois de uma votação que envolveu atletas, organização e juízes. Segundo Marcelo Andrade, diretor-executivo da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional), tudo está sendo feito de acordo com as regras do circuito.   

 

A primeira chamada rolou às 10 horas deste sábado, mas o mar não apresentou condições mínimas para as disputas. Outras três chamadas aconteceram até o começo da tarde e sem nenhuma mudança significativa nas condições, a organização convocou uma reunião com os surfistas classificados.

 

“Neste caso, ocorre uma votação para decidir se o evento vai para a água ou não. São três votos: um da direção de prova, um dos atletas e um do corpo de juízes. Quase todos os atletas votaram pelo adiamento, os juízes também e nós da organização decidimos acatar, sem expor nossa opinião”, explica Andrade.

 

Dos 16 atletas classificados, 15 votaram pelo adiamento e a única voz destoante foi do campeão brasileiro de 2008 Gustavo Fernandes. 

 

“Existem condições mínimas para rolar o evento. A maré encheu e tem uma valinha no pico. Já competi na Europa em ondas piores. Muito provavelmente, amanhã não será diferente e com o começo previsto para às 7 horas, na maré seca, o mar deve piorar. Para a gente que está sem patrocínio é ruim. Gastamos grana do próprio bolso para competir as etapas. Sem falar que estou bastante instigado e queria ganhar”, argumenta Fernandes.

 

“É um campeonato profissional e nestas condições, ninguém vai conseguir mostrar o surf que tem, nem o treinamento que faz. Se colocar na água, vai ser aquilo: quem tiver mais sorte, acha uma onda, tira uma manobrinha e vence. A gente batalhou muito para ter um circuito como este e a galera vem aqui para surfar e contar com a sorte. Hoje, seria somente contar com a sorte”, rebate o ubatubense Hizunomê Bettero.

 

“Não adianta colocar na água um campeonato de surf sem onda. É injusto com nosso trabalho”, completa Jean da Silva, atual campeão brasileiro.

 

Ainda de acordo com Marcelo Andrade, existe a possibilidade do evento terminar antes do início da terceira etapa, que rola em setembro na cidade de Ubatuba (SP). 

 

“Se o mar não reagir, vamos estudar a possibilidade de levar as baterias pendentes para Itamambuca. Pagamos a premiação de nono colocado aos classificados das oitavas-de-final e conforme avançarem em Ubatuba, recebem a diferença”, comenta Andrade.

 

A próxima chamada acontece às 7 horas deste domingo. Clique aqui para ver o evento ao vivo. 

 

 

Oitavas-de-final da segunda etapa do Brasil Surf Pro 2011

 

1 Cesar Aguiar (PE) x Messias Felix (CE)

2 John Max (RN) x Jean da Silva (SC)

3 Leonardo Neves (RJ) x Hizunomê Bettero (SP)

4 Tânio Barreto (AL) x Alex Lima (SC)

5 Bruno Galini (BA) x Ricardo Ferreira (SP)

6 Marcio Farney (CE) x Flávio Nakagima (SP)

7 Tomas Hermes (SC) x Franklin Serpa (BA)

8 Wilson Nora (BA) x Gustavo Fernandes (RJ)

Exit mobile version