Depois de quase 10 anos, a cidade de San Clemente, Califórnia (EUA), pouco mudou. Continua respirando surf. Todo mundo por aqui pega onda, desde os coroas até a molecada.
É uma das melhores e mais constantes ondas do Sul da Califórnia, com um line up misturado entre atletas profissionais e free surfers.
Recentemente, surfistas locais uniram-se e impediram a construção de um viaduto na praia, que afetaria o ecossistema local e teria um impacto negativo na população. Claro que isso tudo resulta em crowd, mas a energia é boa e a agressividade na água é só no bom sentido.
Os locais surfam muito e alguns brasileiros como Eduardo Sapienza, Michel Flores, Lucas Homero, entre outros, também estão colocando a bandeira no point break com muita atitude e respeito.
A diversão é enorme e a galera dividi-se entre Uppers, Churchs e Lowers. Todo mundo faz a cabeça, o nível de surf é altíssimo. Tem uma coisa, descer aquela lomba mais do que uma vez por dia é para poucos, mas rato de praia paciente, meu amigo, faz milagre.
Para obter mais informações sobre o trabalho do cinegrafista e fotógrafo Tiago Monteiro, acesse o site Blues Soul Hawaii.
Foto da reportagem Marcelo Bolão / Hbpix.com