Com a falta de competições no Brasil, o local de Camburi-SP, Wenderson Biludo decidiu se mandar para a Europa a fim de participar de alguns dos principais eventos que rolam anualmente no Velho Mundo.
Biludo reuniu-se com seus apoiadores, que prontamente concordaram em viabilizar sua viagem. Ele desembarcou em Portugal, onde encontrou-se com outros brasileiros Rodrigo Sphaier, Jefson Silva, Carlos Bahia e Atalanta Batista. Lá ele pôde contar com o suporte do Lufi, renomado shaper português que patrocina o Rodrigo, Jejé e Atalanta, e que realizou o primeiro evento da perna européia, o Lufi Longboard Festival, na Costa da Caparica.
“Conheci o Lufi ano passado, quando vim competir na França. Ele me ajudou muito em Portugal, foi como um pai para mim. O evento dele foi bem legal, acabei perdendo nas quartas de final. O melhor foi depois poder ficar na Costa da Caparica por três semanas treinando e testando os modelo de longboard do Lufi, junto com a sua equipe”, disse Biludo
Em seguida, eles partiram para Espanha, onde aconteceu o segundo evento, o tradicional Salinas Longboard Festival. Segundo o sebastianense, eles chegamos com boas ondas de um metro, com os treinos oferecendo perfeitas condições para o surf de longboard.
“Salinas é um lugar alucinante, mas quando o evento começou o mar ficou torto, devido a chegado de um swell, mas consegui pegar boas ondas e fazer uma boa somatória. Avancei e o mar foi melhorando, mas parei na semifinal, terminando em 5° lugar. O resultado não foi como imaginei mas fiquei muito feliz com a toda essa experiência, viajar pela Europa com meus amigos e alguns dos melhores surfistas de lá foi muito enriquecedor. Consegui evoluir como surfista e competidor, além de fazer novos amigos, como os fotógrafos Nuno Fernandes, JPuente e Enrique Cano, que gentilmente cederam essas imagens para compartilhar com a galera do Brasil”, conclui Biludo.