O último feriado de 1o de maio, dia do trabalho, foi marcado por altas ondas no litoral Norte de São Paulo, em que a praia de Maresias foi um verdadeiro parque de diversões para todos os gostos e estilos.
Clique aqui para ver as fotos
No sábado 28 as ondas não passavam de 1 metro, mas estavam perfeitas e foi um ótimo dia para o surf de remada no canto do Moreira e ideal para o big rider e instrutor Romeu Bruno começar o curso de tow-in.
Para isso, pela primeira vez foi colocada uma bóia de demarcação no outside delimitando a área de prática de tow-in e de surf, além de estipular um perímetro de segurança ? na minha
opinião uma das únicas maneiras de resolver o problema entre surfistas e tow surfers.
A session do sábado foi ótima pros novatos na modalidade testarem as habilidades antes de encarar um mar de responsa. Até eu, que normalmente só fico na areia fotografando, aproveitei e pedi ao Pudi que me colocasse numas ondinhas. Foi sensacional.
Como já era previsto, o domingo seria o dia com as maiores ondas do feriado. Estava rolando ao mesmo tempo o campeonato paulista Master e o curso de tow-in ministrado por Romeu Bruno, com altas ondas no canto do Moreira e no bar do meio um show de tow-in com os melhores tow surfers brasileiros da atualidade.
Everaldo ?Pato?, Haroldo Ambrósio, Silvio ?Mauka? Mancusi, Jorge Pacelli, Luis Roberto ?Formiga? formavam a equipe profissional na session do domingo, enquanto os ?habitues? de Maresias marcavam presença e mostravam que estavam mais do que nunca presentes no outside.
Eram eles André Nastas, Sergio Pudi, Marcelo Preto, Marcelo Siqueira, Ivan Bertazzo, Alexandre ?Xan? Lindenbojm, Carlinho Guto, André Motta, Luis ?Bile? Silvarolli, Miguel Masulo, Denis Bebê Demônio, Felipe Loureiro, Marcelo Velloso, Roberto Cantoni, Marcos Botelho, Paulo ?Chicano? Esper, Saulo Ramos, Marcelo Lacerda, Leo de Boissucanga, Fantinha, Fernando ?Dandão? Costa Neto, Paulo Vainer, Alfredo Bahia, entre outros.
Como acontece no mundo todo, o tow-in vem crescendo numa velocidade impressionante no Brasil e o número de praticantes triplicou em um ano, culminando na criação no ano passado da Associação de Surf Puxado de Maresias.
Regras estão sendo estudadas e elaboradas para que não haja atritos entre surfistas e banhistas. Outra preocupação da Associação é estipular um regulamento que visa a segurança dos praticantes, desde exigir o certificado Arraes até a obrigação de ter um curso-treinamento de tow-in, através de um professor-técnico habilitado.
Com o feriadão de quatro dias, várias personalidades do surf que há tempos não apareciam em Maresias surgiram na areia, como Fabio ?Xerife? Bope, Marinho ?Boxeador?, Pardal, Marco ?Bad Boy?, Alfio Lagnado, Micro ?Spy?, até o Dado Guimarães mesmo contundido marcou presença, desta vez como admirador.
Foi um dia de confraternização em Maresias, há muito tempo não via tanto gente conhecida lá no pico. O visual ainda ficava mais bonito com o desfile de biquínis das beldades na areia.
Na segunda-feira as ondas abaixaram, porém as condições eram clássicas, com vento leste (terral), sol e ondas perfeitas de 1 metro. Eu entrei na água e consegui fazer belas imagens, foi um dos melhores feriados dos últimos tempos.
Apesar de ser uma homenagem ao dia do trabalho, para mim e para muitos o feriado foi pura diversão.