Enquanto o Lowers Pro, etapa Prime do WQS rolava em Lower Trestles, Califórnia (EUA) e atraía todos olhares do mundo do surf no início deste mês de maio, alguns competidores brasileiros não perderam tempo e aproveitaram para colocar o surf em dia no intervalo das baterias.
Os cariocas Leo Neves e Raoni Monteiro, o cearense Pablo Paulino e o paulista Hizunôme Bettero foram alguns deles e fizeram a mala nas extensas direitas de Upper Trestles, uma das bancadas deste famoso surf spot californiano, que anualmente também recebe uma etapa do ASP World Tour.
Ex-integrantes da elite mundial do surf, Leo e Raoni estão focados nas principais etapas do WQS neste ano e buscam reconquistar suas vagas, assim como o cearense Pablo Paulino, que é bicampeão mundial Pro Junior da ASP e também luta pelo ingresso na divisão principal do Circuito Mundial.
O trio é auxiliado pelo técnico Pedro Robalinho, idealizador do Cades (Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento do Surfe), que presta todo suporte necessário para o desenvolvimento da equipe, dentro e fora das competições.
Em parceria com o fisioterapeuta e preparador físico João Marcos, Robalinho também treina o campeão brasileiro de 2008 Gustavo Fernandes, o paraibano Jano Belo e a pernambucana Monik Santos, que atualmente está afastada das competições por causa de uma lesão, mas deve retornar em julho.
“Trestles oferece uma onda diferenciada para altíssima performance. Ela é longa, perfeita e facilita a volta das manobras. Hoje em dia, os critérios de julgamento estão muito focados na radicalidade. Uma das coisas que mudou muito nos últimos tempos foi a capacidade do atleta lincar as manobras radicais”, analisa Pedro Robalinho.
“Podemos reparar que na sessão do Raoni, por exemplo, ele aplica várias rabetadas e aéreos. O Pablo também faz uma linha de sequência, na qual ele varia as manobras. Treinamos muito em cima do critério das competições, com ênfase em variedade, pressão, fluidez e velocidade. O principal foco é na variação de manobras e o link entre elas”, explica o técnico dessa equipe de peso.
No vídeo acima você confere a quebradeira e o surf de alta performance desses representantes brazucas na Califa, com exclusividade aqui no Waves.
Pedro Robalinho conta com apoio da West Meat, empresa do ramo de produtos alimentícios. Para conhecer mais sobre seu trabalho, acesse o site Surfe Cades.