Depois da passagem do Circuito Mundial de Bodyboarding pelo Brasil, as atenções do tour IBA (International Bodyboard Association) voltam-se agora para Isla Margarita, Venezuela.
Entre os dias 22 e 25 de outubro, acontece à penúltima etapa do Circuito Mundial Feminino e as brasileiras são as favoritas para a conquista do título.
O evento venezuelano distribui 1000 pontos no ranking, além de US$ 15 mil em prêmios.
A capixaba Neymara Carvalho lidera o ranking mundial, mas é seguida de perto pela basca Eunate Aguirre e pela carioca Jéssica Becker. Jéssica, inclusive, é um dos grandes nomes do momento depois da vitória na etapa brasileira do circuito.
Com o triunfo na última etapa, a macaense Jéssica viu a diferença para as líderes do circuito mundial diminuir significativamente. Atualmente no terceiro posto, a atleta sabe que a vitória no Rio foi fundamental para suas chances de título.
“Eu vou com tudo. Estou muito mais empolgada depois da vitória em Búzios e agora quero buscar o título. A etapa da Venezuela é muito importante”, ressalta a atleta.
Já a capixaba Neymara Carvalho quer a hegemonia no tour e sagrar-se pentacampeã mundial, um feito inédito no esporte brasileiro. A atleta parte para Isla Margarita precisando trocar uma terceira posição para mudar sua pontuação.
“Tenho que melhorar o terceiro lugar. Vou focar bastante na etapa da Venezuela, pois tudo será decidido na etapa
seguinte, nas Ilhas Canárias”, frisa Neymara.
A vantagem de Neymara para a segunda colocada Eunate Aguirre é de apenas 15 pontos e o desfecho do tour será conhecido somente na última etapa.
No entanto, um bom resultado para qualquer uma das atletas na Venezuela pode ser a vantagem necessária para a decisão do título mundial da temporada de 2009.
Além das três atletas, quem também está na briga é a cearense Isabela Sousa. A atleta de Fortaleza precisa de um bom resultado.
“Eu estou confiante e muito feliz por ainda estar na briga. Isso me motiva mais ainda, vou com tudo em busca deste título”, analisa Isabela, que também está na briga pelo título do Circuito Latino.
Circuito Latino Além de valer como etapa do circuito mundial, o evento venezuelano aponta também os campeões latinos de 2009.
Isabela Sousa, atual campeã do circuito, já levantou a taça de campeã duas vezes (a outra foi em 2006). Já entre os homens, os brasileiros lideram com sobras o tour e o campeão será decidido nesta etapa.
O capixaba Magno Oliveira busca seu primeiro título como profissional e lidera o ranking com pequena folga.
A etapa da Venezuela é transmitida ao vivo pelo site Bodyboard Pro Festival.