Estrutura do Reef Classic 2004 na praia dos Molhes, em Torres. Foto: Likoska/FGS. |
Um total de 136 surfistas de onze paises se inscreveu para disputar os US$ 75 mil e 1.500 pontos oferecidos na terceira etapa do Circuito Mundial WQS (World Qualifying Series) da temporada.
Como na praia dos Molhes o sol nasce no mar, a competição será iniciada sempre às 10 horas e no primeiro dia, em boas ondas de 1 metro, foram realizadas duas fases das triagens, envolvendo surfistas com baixa pontuação no ranking mundial.
Campeão paulista de 2002 e atual do Super Trials, Renato Galvão foi um dos atletas que correram as triagens nesta quinta. Foto: Likoska/FGS. |
O maior campeonato da história do surfe gaúcho continua durante todo o sábado e a grande final está prevista para ocorrer por volta das 12 horas no domingo, quando logo após a entrega da premiação no pódio acontece o tão esperado concurso que irá eleger a Miss Reef do ano.
O catarinense Neco Padaratz já conhece bem a cidade de Torres e no ano passado venceu uma etapa válida pelo Circuito Brasileiro na mesma praia dos Molhes. Todavia, o sul-africano Warwick Wright, que vem de uma vitória no Hang Loose Pro Contest de Fernando de Noronha (PE) e vai defender a liderança do ranking WQS está pela primeira vez no Rio Grande do Sul.
Irmão do ídolo local Rodrigo Dornelles, Stefano Dornelles também caiu na água e teve apoio da torcida. Foto: Likoska/FGS. |
O sul-africano vai estrear em Torres na 14a bateria da terceira fase das triagens, junto com outro finalista do Hang Loose Noronha, o alagoano Marcondes Rocha. Já o campeão mundial Neco Padaratz é um dos cabeças-de-chave da quinta bateria da quarta fase, a mesma do maior ídolo do surfe gaúcho, Rodrigo Dornelles.
A previsão é de que sejam disputadas na sexta-feira as dezesseis baterias da terceira e última rodada das triagens e as oito primeiras da quarta fase, também conhecida como evento principal, quando começa a ser distribuída a premiação em dinheiro.
As gaúchas, atração à parte no evento, compareceram em peso. Foto: Likoska/FGS. |
Paralelo a competição, também já começaram a funcionar algumas atrações extras programadas para marcar o Reef Classic 2004 como um grande festival de surfe. Na enorme arena montada na praia dos Molhes, o espaço Planet Reef e a mini-ramp para os skatistas chamaram a atenção do grande público que lotou a praia o dia todo.
Ainda na quinta-feira, foi inaugurado o roteiro das festas noturnas na Cervejaria Dado Bier e uma nova banda foi confirmada no show que vai agitar o público no domingo, logo após o desfile da Miss Reef no pódio. Agora, além das bandas Outside e Arawak, a Groove James vai apresentar muito hip-hop no último dia do evento.
O Reef Classic 2004 tem patrocínio da Reef, Prefeitura Municipal de Torres e Governo do Estado do Rio Grande do Sul/Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, co-patrocínio da Trópico Surf Shop e apoio da Brasil Telecom, Secretaria da Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Fundergs, Yazigi Internexux, Dado Bier e Torres Praia Hotel.
O evento é oficial da Association of Surfing Professionals (ASP) e da Federação Gaúcha de Surf (FGS), com promoção da Pop Rock e Waves.Terra, numa realização da X3 Marketing Esportivo e Quântica Promoções e Eventos.
Confira a galeria de fotos e os resultados da competição.
Reef Classic 2004 – Cabeças-de-chave da quarta fase
1 Marcelo Nunes (Bra) e Chris Ward (EUA)
2 Danylo Grillo (Bra) e Leonardo Neves (Bra)
3 Renan Rocha (Bra) e Marcelo Trekinho (Bra)
4 Paul Canning (Afr) e Anselmo Correia (Bra)
5 Neco Padaratz (Bra) e Rodrigo Dornelles (Bra)
6 Travis Logie (Afr) e Adrian Buchan (Aus)
7 Bernardo Pigmeu (Bra) e Raoni Monteiro (Bra)
8 Guilherme Herdy (Bra) e Royden Bryson (Afr)
9 Victor Ribas (Bra) e Daison Pereira (Bra)
10 David Weare (Afr) e Yuri Sodré (Bra)
11 Jesse Merle-Jones (Haw) e Dean Randazzo (EUA)
12 Beto Fernandes (Bra) e Danilo Costa (Bra)
13 Kirk Flintoff (Aus) e Jihad Kohdr (Bra)
14 Pedro Henrique (Bra) e Bruno Santos (Bra)
15 Greg Emslie (Afr) e Fábio Gouveia (Bra)
16 Paulo Moura (Bra) e Dan Digman (Aus)