Billabong Pro Junior

Triagem tem brazucas

Alex Ribeiro, Billabong World Junior Championship 2009, North Narrabeen, Austrália

Alex Ribeiro durante o Billabong World Junior Championship 2009. Foto: ASP Robertson / Covered Images.

Além dos sete brasileiros já confirmados, mais dois podem reforçar o time sul-americano na decisão do título mundial Pro Junior da ASP. Peterson Crisanto e Alex Ribeiro estão entre os 16 surfistas que vão disputar as vagas das triagens para completar o quadro de 48 participantes do ASP Billabong World Junior Championship 2009 neste sábado em Sydney, Austrália.

 

O paranaense Peterson Crisanto foi escalado na segunda bateria do VZ Trials com o tahitiano David Tereva e os australianos Ica Pereira-Ryan e Ryan Callinan. Já o paulista Alex Ribeiro entra na disputa seguinte contra três australianos, Noah Lane, Chris Salisbury e Cooper Chapman.

 

Outros sete brasileiros estão na chave principal do Billabong World Junior Championship. Cinco deles já sabem quando vão estrear na praia North Narrabeen, em Sydney. O primeiro é Gabriel Medina na quarta bateria.

 

Franklin Serpa e Marco Fernandez aguardam início do evento principal. Foto: Divulgação SurfBahia.com.br.

Mais dois paulistas aparecem nas disputas seguintes, Miguel Pupo na quinta e Wiggolly Dantas na sexta. Na oitava tem o cabeça-de-chave número 1 do campeonato, o potiguar Jadson André. E o campeão sul-americano e brasileiro Pro Junior de 2009, o catarinense Alejo Muniz, está na décima.

 

Apenas os baianos Franklin Serpa e Marco Fernandez ficaram entre os que aguardam a realização das triagens para conhecer seus primeiros adversários na fase classificatória. O Billabong ASP World Junior Championship é disputado no mesmo formato de competição das etapas do ASP World Tour.

 

Os 48 participantes são divididos em 16 baterias de três surfistas. Os vencedores avançam direto para a terceira fase e os perdedores têm uma nova chance de classificação na repescagem, quando são inaugurados os confrontos homem-a-homem que seguem até a grande final.

 

Na feminina, 18 competidoras vão disputar o título mundial e já estão escaladas nas seis baterias da primeira fase classificatória. Também como no ASP Women´s World Tour, as duas primeiras colocadas em cada passam direto para as oitavas-de-final e só as últimas caem para as duas baterias da repescagem. Novamente, as duas primeiras avançam para as oitavas e as últimas colocadas são eliminadas da competição nessa segunda fase.

 

As duas brasileiras que vão defender a América do Sul na Austrália irão estrear em baterias seguidas em North Narrabeen. Susã Leal enfrenta a norte-americana Sage Erickson e a francesa Alizee Arnaud na terceira; E na quarta, a também catarinense Gabriela Leite pega a havaiana Bethany Hamilton e a sul-africana Sarah Baum.

 

Primeira fase da categoria feminina

1 Sayuri Hashimoto (Jap), Malia Manuel (Haw), Tyler Wright (Aus)
2 Laura Enever (Aus), Leila Hurst (Haw), Nao Omura (Jap)
3 Sage Erickson (EUA), Alizee Arnaud (Fra), Susã Leal (Bra)
4 Bethany Hamilton (Haw), Sarah Baum (Afr), Gabriela Leite (Bra)
5 Pauline Ado (Fra), Joanne Defay (Fra), Alessa Cuizon (Haw)
6 Bianca Buitendag (Afr), Courtney Conlogue (EUA), Felicity Palmateer (Aus)

Triagem da categoria masculina

1 Cody Thompson (EUA), Teale Vanner (Aus), David Vlug (Aus), James Woods (Aus)
2 Peterson Crisanto (Bra), Ice Pereira-Ryan (Aus), Ryan Callinan (Aus), David Tereva (Tah)
3 Alex Ribeiro (Bra), Noah Lane (Aus), Chris Salisbury (Aus), Cooper Chapman (Aus)
4 Perth Standlick (Aus), Brett Burcher (Aus), Brent Savage (Aus), Sam Wrench (Aus)

 

Exit mobile version