Trialistas desbancam favoritos no Cupe

0

A praia do Cupe recebe a terceira etapa do SuperSurf 2004. Foto: Ricardo Macario.
Nesta quinta, segundo dia de disputas na praia do Cupe, em Ipojuca, Porto de Galinhas, os surfistas que disputaram as triagens da terceira etapa do SuperSurf 2004, em Pernambuco, venceram boa parte das baterias contra os pré-classificados que estreavam na competição.

 

Em ondas de meio a um metro com formação regular devido ao vento, mas com sol e calor, os pernambucanos Paulo Moura e Olavo Aguiar venceram os dois primeiros confrontos do dia entre os homens, depois da estréia do Feminino pela manhã.

 

Entre as zebras está a vitória, na terceira bateria, do jovem catarinense Jean da Silva sobre o experiente local do pico Fábio Gouveia, que apesar de ser paraibano morou por muito tempo em Recife.

 

Guilherme Ferreira eliminou Pedro Muller e enfrenta Tanio Barreto na quarta fase. Foto: Ricardo Macario.
Depois de despachar o paranaense Jihad Kohdr na abertura da terceira fase masculina, Olavo Aguiar, presidente da Federação Pernambucana de Surf (FPS), irá enfrentar o atual bicampeão brasileiro Leonardo Neves na oitava bateria do evento principal, nesta sexta.

 

“Fico feliz de estar competindo neste grande evento que é o SuperSurf, que está voltando ao nosso Estado e espero que continue aqui por muito tempo”, completou Olavo.

 

Ao contrário de Olavo, que despachou o número 6 do SuperSurf 2004 com uma grande vantagem de 12,73 x 5,33 pontos, o confronto do também pernambucano Paulo Moura com o paulista Beto Fernandes na segunda bateria foi bem mais disputado, sendo definido por uma pequena diferença: 11,17 x 10,93 pontos.

 

Bruno Moreira também está mostrando muito surfe e já avançou mais uma. Foto: Ricardo Macario.
“As ondas continuam irregulares e eu já sabia que a bateria ia ser muito difícil. O Beto é um excelente surfista, mas eu consegui pegar uma boa onda no início que me deixou um pouco tranqüilo. O importante é se classificar e amanhã sei que vai ter mais uma pedreira”, falou Moura, referindo-se ao seu próximo adversário, o ubatubense Renato Galvão, terceiro colocado no ranking.

 

Já a grande surpresa do dia foi o jovem catarinense Jean da Silva, 19 anos, que pela primeira vez disputou uma bateria homem-a-homem e logo na estréia enfrentou um dos surfistas mais experientes do Brasil, o paraibano Fábio Gouveia. Foi mais um confronto de poucas ondas e o catarinense teve mais sorte para pegar as melhores que entraram durante os 25 minutos da bateria.

 

Wilson Nora coloca pressão para vencer Heitor Alves. Foto: Ricardo Macario.
“Estou amarradão. Não tinha nenhuma experiência em baterias homem-a-homem, mas o Pedro Falcão (Tour Manager da ABRASP) me deu uns toques e eu acabei surfando tranqüilo. Consegui pegar umas ondinhas ali e acabei passando, estou muito feliz”, vibrou Jean, após a vitória de 9,57 x 9,00 pontos.

 

Os outros trialistas que atropelaram os estreantes da terceira fase foram Marcelo Nunes (RN), Guilherme Ferreira (SC), Bruno Moreira (SP), Jair de Oliveira (SP), Wilson Nora (BA), Yuri Sodré (RJ), Fábio Silva (CE), Pedro Henrique (RJ) e Gilmar Silva (SP).

 

Os únicos que conseguiram estrear com vitória na quinta-feira foram Alexandre Almeida (RJ), Fabrício Júnior (RN), Claudemir Lima (CE) e Armando Daltro (BA), que já está garantido nas oitavas-de-final, pois o seu adversário Eric Miyakawa (SP) está contundido e não vai competir na praia do Cupe.

 

Galera relaxa na tenda da TIM. Foto: Ricardo Macario.
Nesta sexta-feira, a competição começa às 9 horas novamente com a categoria feminina e a masculina começa às 10:40 horas. O terceiro dia será marcado pela entrada das principais estrelas do SuperSurf 2004, com a estréia dos dezesseis cabeças-de-chave da categoria masculina e oito da feminina.

 

O SuperSurf 2004 é uma realização do Grupo Abril e da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm como patrocinadores principais a Volkswagen, a Skol e a TIM, além do co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Suncoast by C&A e da Revista Hardcore. Esta terceira etapa em Pernambuco também tem apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Rádio Transamérica FM do Recife, Federação Pernambucana de Surf (FPS) e Associação de Surf de Ipojuca (ASI).

 

Galeria de fotos do segundo dia.

 

Quarta fase masculina

 

1 Tânio Barreto (AL) x Guilherme Ferreira (SC)
2 Lucinho Lima (CE) x Gilmar Silva (SP)
3 Eric Miyakawa (SP) x Armando Daltro (BA)
4 Anselmo Correia (RJ) x Marcelo Nunes (RN)
5 Wagner Pupo (SP) x Wilson Nora (BA)
6 Dunga Neto (CE) x Yuri Sodré (RJ)
7 Victor Ribas (RJ) x Alexandre Almeida (RJ)
8 Leonardo Neves (RJ) x Olavo Aguiar (PE)
9 Renato Galvão (SP) x Paulo Moura (PE)
10 Marcelo Trekinho (RJ) x Fabrício Junior (RN)
11 Tadeu Pereira (SP) x Jair de Oliveira (SP)
12 Sávio Carneiro (PE) x Fábio Silva (CE)
13 Odirlei Coutinho (SP) x Jean da Silva (SC)
14 Peterson Rosa (PR) x Claudemir Lima (CE)
15 Flávio Costa (BA) x Bruno Moreira (SP)
16 Maicon Rosa (PR) x Pedro Henrique (RJ)