Trials abre temporada em Snapper

0

Michel Bourez durante baterias do Quiksilver Pro Trials 2006, abertura do WCT 2006 em Snapper Rocks, Austrália. Foto: ASP World Tour.com / Robertson.
O ASP Foster´s World Championship Tour 2006 acaba de começar apresentando o maior número de estreantes desde a criação da divisão principal do Circuito Mundial em 1992.

 

Um total de dez surfistas figura pela primeira vez no grupo de elite do esporte, com os brasileiros Adriano de Souza e Pedro Henrique fazendo parte da lista que inclui os australianos Adrian Buchan, Shaun Cansdell e Jarrad Howse, os havaianos Pancho Sullivan e Roy Powers, o norte-americano Bobby Martinez, o sul-africano David Weare e o francês Mikael Picon.

 

O Quiksilver Pro distribui US$ 280 mil em prêmios e 1.200 pontos para o ranking do WCT 2006.

 

Kelly Slater durante a festa de abertura da temporada. Foto: ASP World Tour.com / Robertson.
A estrutura principal está sediada em Snapper Rocks, mas o evento é móvel pelas principais praias da Gold Coast, onde também será iniciado o WCT Feminino.

 

O norte-americano Kelly Slater e a australiana Chelsea Georgeson defendem o título mundial neste ano. Os atuais campeões do Quiksilver Pro são os australianos Mick Fanning e Stephanie Gilmore, terceira colocada do Costão Pro realizado no último domingo em Florianólis.

 

Dos dez estreantes do WCT masculino, o mais jovem é o paulista Adriano de Souza, que no último dia 13 de fevereiro completou 19 anos de idade e conquistou sua vaga com a primeira colocação obtida no ranking da divisão de acesso do ano passado.

 

Já o havaiano Pancho Sullivan faz 33 anos de idade nesta temporada e é o surfista mais velho a ingressar na elite mundial em toda a história do WCT.

 

Ao contrário de Sullivan, que já competiu neste ano e foi até as semifinais do Monster Energy Pro em Banzai Pipeline, evento que ele venceu no ano passado, o brasileiro Adriano de Souza preferiu nem participar das duas provas da ?perna brasileira de verão?, realizadas em Fernando de Noronha (PE) e em Florianópolis (SC), preferindo ficar totalmente concentrado para a sua estréia no WCT.

 

O carioca Pedro Henrique só competiu na Praia do Santinho e acabou eliminado numa bateria polêmica contra o experiente Fábio Gouveia, que saiu do mar com um buraco no meio da prancha, resultado de um choque com o bico da prancha de Pedrinho.

 

Além deles, que pela primeira vez estarão se apresentando como tops do WCT, a outra novidade do Brasil neste ano é a volta do carioca Yuri Sodré.

 

O time brasileiro nesta temporada tem oito atletas, mesmo número de participantes dos Estados Unidos e inferior apenas ao grupo da Austrália, que tem 21 surfistas.

 

Continuaram na elite mundial o cabo-friense Victor Ribas, o pernambucano Paulo Moura, o paranaense Peterson Rosa, o carioca Raoni Monteiro e o potiguar Marcelo Nunes, que ganhou uma vaga com a aposentadoria do australiano Luke Egan.

 

Completam a elite dos top-46 do WCT 2006 cinco havaianos, três sul-africanos e um francês.

 

Também na Gold Coast será inaugurado o WCT Feminino e a grande novidade do Brasil é a troca da experiente Tita Tavares pela também cearense e igualmente bicampeã brasileira Silvana Lima.

 

Ela fará companhia à catarinense Jacqueline Silva na disputa do título mundial feminino, que será defendido pela australiana Chelsea Georgeson.

 

As duas brasileiras estrearão juntas no Roxy Pro, disputando duas vagas diretas para a terceira fase contra a outra única representante da América do Sul no WCT 2006, a peruana Sofia Mulanovich.

 

Acompanhe as baterias do Quiksilver Pro Trials ao vivo no site ASPWorldtour.com

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Quiksilver Pro 2006

 

Quiksilver Pro – Primeira fase


1 CJ Hobgood (EUA), Marcelo Nunes (Bra) e Pedro Henrique (Bra)
2 Bruce Irons (Haw), Darren O´Rafferty (Aus) e Roy Powers (Aus)
3 Nathan Hedge (Aus), Peterson Rosa (Bra) e Pancho Sullivan (Haw)
4 Taj Burrow (Aus), Troy Brooks (Aus) e Yuri Sodré (Bra)
5 Trent Munro (Aus), Taylor Knox (EUA) e David Weare (Afr)
6 Phillip MacDonald (Aus), Daniel Wills (Aus) e Mikael Picon (Fra)
7 Damien Hobgood (EUA), Travis Logie (Afr) e Jarrad Howse (Aus)
8 Kelly Slater (EUA), Tom Whitaker (Aus) e Jeremy Flores (Reu)
9 Andy Irons (Haw), Paulo Moura (Bra) e trialista
10 Mick Fanning (Aus), Mark Occhilupo (Aus) e Lunke Munro (Aus)
11 Cory Lopez (EUA), Bede Durbidge (Aus) e Shaun Cansdell (Aus)
12 Joel Parkinson (Aus), Tim Reyes (EUA) e Adrian Buchan (Aus)
13 Jake Paterson (Aus), Raoni Monteiro (Bra) e Bobby Martinez (EUA)
14 Frederick Patacchia (Haw), Chris Ward (EUA) e Adriano de Souza (Bra)
15 Victor Ribas (Bra), Michael Lowe (Aus) e Toby Martin (Aus)
16 Dean Morrison (Aus), Luke Stedman (Aus) e Greg Emslie (Afr)

 

Roxy Pro ? Primeira fase


1 Layne Beachley (Aus), Keala Kennelly (Haw) e Heather Clark (Afr)
2 Megan Abubo (Haw), Samantha Cornish (Aui) e Jessi Miley-Dyer (Aus)
3 Chelsea Georgeson (Aus), Serena Brooke (Aus) e Stephanie Gilmore (Aus)
4 Sofia Mulanovich (Per), Jacqueline Silva (Bra) e Silvana Lima (Bra)
5 Melanie Redman (Aus), Claire Bevilacqua (Aus) e Julia Christian (EUA)
6)- Trudy Todd (AUS), Rochelle Ballard (HAV) e Rebecca Woods (AUS)