Foram para a água na última sexta-feira, as baterias pendentes da terceira fase e quatro disputas do quarto round do Arica Chilean Challenge 2012 em El Gringo, Chile.
Em ondas de 2,5 metros, três dos quatro representantes brasileiros mandaram bem e permanecem vivos na competição: Guilherme Tâmega, Magno Passos e Roberto Bruno. Uri Valadão acabou eliminado.
Diga-se de passagem, Maguinho havia garantindo classificação na terça-feira e esperou a conclusão do round três para conhecer seus adversários.
Na primeira bateria do dia, três campeões mundiais e dez títulos. Uri Valadão, Guilherme Tâmega e Jeff Hubbard duelaram onda a onda pela primeira posição.
Quando restavam poucos minutos, Jeff encontrou uma boa, cravou 8.50 pontos e abriu vantagem na liderança. Guilherme foi para o ataque e conseguiu somar uma nota na casa dos 7.00 pontos, que fez a diferença no final. Uri ainda remou na salvadora, mas o cronômetro zerou antes.
Roberto Bruno também competiu na terceira fase e, ao lado do líder do ranking mundial Dave Winchester, classificou-se com certa tranquilidade.
No loser Segundo o novo formato do circuito, o quarto round dos eventos Grand Slam do IBA World Tour não são eliminatórios. A disputa ocorre da seguinte forma: O primeiro de cada bateria avança direto às quartas-de-final e o segundo colocado para o round seis (uma fase antes das quartas-de-final). Os dois últimos vão para o round cinco (repescagem) e disputam uma vaga à fase seguinte.
Sendo assim, mais quatro baterias foram disputadas na última sexta-feira. Na primeira, o vencedor da etapa de The Box, Mitch Rawlins, saiu vencedor, com o atual campeão mundial Pierre Louis Costes em segundo, Dallas Singer em terceiro e o brasileiro Magno Passos em quarto.
Logo em seguida, foi para a água uma das baterias mais disputadas do evento. Mais uma vez Guilherme Tâmega e Jeff Hubbard fizeram duelo a parte, vencido pelo havaiano, que somou 16.90 pontos, maior somatório do dia.
Em terceiro lugar ficou o atleta de Ilhas Reunião Amaury Laverhne e em quarto, o local Danton Correa.
Roberto Bruno foi o último dos brasileiros a cair na água. Com três adversários duros pela frente, o cearense acabou em quarto lugar e agora encara a repescagem.
Em primeiro ficou o australiano Dave Winchester, com Dave Hubbard em segundo e Ryan Hardy em terceiro.
Na última bateria do round quatro, a lenda Mike Stewart cravou seu lugar nas quartas-de-final ao vencer o duelo. Jake Stone foi para o round seis. Andrew Lester e Ben Player terão que disputar a repescagem.
Uma nova chamada acontece às 8 horas deste sábado.
Confira no vídeo acima, os melhores momentos da última quarta-feira, segundo dia de disputas.
Foto de capa IBA / Specker