#Trouxe muita polêmica a publicação de reportagem sobre o lançamento do shape com rabeta Half-Moon, desenvolvida pelo shaper Paulo Xanadu. Além de mensagens enviadas por internautas, recebemos um e-mail do conceituado shaper Avelino Bastos, em que ele narra sua experiência com esse modelo de rabeta, chamado por ele de Round Swallow, que reproduzimos abaixo.
“Lendo o editorial Cyberglass, do dia 21/08/2001 com Paulo Xanadu, verifiquei que o tema central se tratava de um “nova” criação de rabeta, denominada de Half Moon Tail (um tipo alternativo para o Swallow).
Gostaria de apresentar que esse tipo de design já vem sendo desenvolvido e trabalhado comercialmente por mim desde 92, quando fiz um shape para o Neco Padaratz com esse tipo de rabeta, que denominei de “Round Swallow”.
Desde então passei a adotar esse tipo de rabeta como mais uma opção de design ao swallow. A receptividade inicialmente foi um pouco lenta, pois o mercado ainda estava muito embasado no Squash Tail e nos Swallows convencionais, hoje representa praticamente 90% das rabetas swallow que faço.
Em 98 passei a me aprofundar em novos testes em design, havia encontrado outras opções de curva, outlines e fundos em que este tipo de swallow se encaixaria muito bem. Todos esses testes foram conduzidos pelo Teco Padaratz.
O resultado foi brilhante e vitorioso. A partir do final de 98 passei a shapear várias pranchas do quiver dele com esse Round Swallow. Desde então, praticamente todas as pranchas que o Teco tem usado tem esse tipo de rabeta nas mais variáveis dimensões e combinações de tamanhos.
Já fizemos pranchas nesse design para todo tipo de onda, merreca, morra, rápida, lenta. Usei o termo “vitorioso” porque foi a partir desses testes e de seus resultados (como exemplo a inclusão do Rownd Swallow em nosso design) que a performance do Teco evolui brilhantemente. Campeão do WQS de 99, melhor brasileiro no WCT de 2000 e uma ótima performance neste ano, dando uma ampla exposição mundial ao nosso trabalho e ao design desenvolvido por nós.
Espero que esse modelo de rabeta e tantas outros detalhes do design que ele usa “não” sejam interpretados como a única peça responsável por esses ótimos resultados, mas que seja devidamente entendível que possibilitou ao Teco expressar todas as qualidades como surfista, dinâmico, radical e consistente, que o coloca como um dos melhores do mundo na atualidade.
Espero não ser confundido como o inventor ou progenitor dessa rabeta, pois isso talvez já tenha sido feito por alguém mais. Eu mesmo fui influenciado por alguns shapers de Santos dos anos 70, como Homero e o Cangiano, que vinham fazendo rabetas muito alternativas para a época e as chamavam de Bat Tail, nome que muitos ainda hoje usam para denominar esse tipo de swallow.
Da mesma forma, também não gostaria que este pacote de informações seja encarado como algo que questiona as qualidades criativas do shaper e designer Paulo Xanadu, de quem sou amigo e tenho grande admiração pelo alto nível de trabalho e projeto empresarial que vem desenvolvendo por todos esses anos mundo afora.”
Avelino A. Bastos
[email protected]
Para saber mais acesse o endereço www.tropicalbrasil.com.br