O domingo (18) será de comemorações na Praia da Baleia, na decisão do Hang Loose Surf Attack 2015. A competição começou neste sábado, com ondas pequenas, mas com muitas disputas acirradas. A competição recomeça às 8 horas, com a categoria júnior e todas as baterias terão transmissão ao vivo pelo link hangloose.com.br/surfattack2015.
Clique aqui para ver as fotos
Nesse primeiro dia, um dos destaques foi a categoria estreante (sub12). Dos quatro concorrentes ao título, só dois seguem com chances. O líder e o vice-líder do ranking, Diego Aguiar, de Ubatuba, e Gustavo Giovanardi, de Praia Grande, garantiram vagas na final, com a vantagem o surfista do Litoral Norte, que comemorará o seu segundo título do Circuito (foi campeão petit em 2013), com o terceiro lugar.
Para Gustavo, só vale a vitória, desde que Diego fique em quarto. Derek Matos, de Guarujá, que chegou com chances ao título, também estará na final, mas não pode mais alcançar os outros dois concorrentes, enquanto que o catarinense Luiz Mendes parou na semifinal (eliminado justamente por Diego e Gustavo). Completa a final da estreante o talento local Rodrigo Saldanha.
Na iniciante (até 14 anos), os quatro surfistas com possibilidades de erguer a taça estão na semifinal. Mateus Lima, de Itanhaém, segue como o grande cotado. Junto com ele está Eduardo Motta, de Guarujá, dono da melhor atuação do dia, com 16,5 pontos de 20 possíveis, incluindo a nota 9. Na outra bateria estarão Heitor Duarte e Kauê Germando, ambos de São Sebastião.
Outra categoria que definiu os finalistas para este domingo foi a petit (10 anos para baixo). O paulistano Ryan Kainalo, campeão por antecipação, fará a sua quarta decisão, assim como Gabriel de Souza, de Ubatuba. Completam a decisão: Roberto Alves, de Itanhaém, e Guilherme Fernandes, outra revelação ubatubense.
Além de Eduardo Motta, se destacaram neste sábado, o catarinense Lucas Vicente, com 15,15, na júnior; Heitor Duarte, com 14,65, Daniel Adisaka, de Ubatuba, e o carioca Daniel Templar, ambos com 14, todos na iniciante, com o surfista vindo do Rio de Janeiro garantindo a segunda maior nota, 8,5. Fora do mar, o evento conta com diversas brincadeiras para a molecada, como ping pong, pebolim e gincanas educativas, de cunho socioambiental.
O Hang Loose Surf Attack tem os patrocínios de Overboard, Sthill, Hot Water, Super Tubes e Surftrip. Co-patrocínios de Rhyno Foam, Reef e CT Wax. Divulgação: Revista Fluir, Waves e FMA Notícias. Apoios das prefeituras de Ubatuba, Santos, Guarujá e São Sebastião, Associação Ubatuba de Surf, Associação Santista de Surf, Associação de Surf de Guarujá, Associação de Surf de São Sebastião, Governo do Estado de São Paulo, com organização da Federação Paulista de Surf.