Rip Curl Grom Search

Tudo pronto no Guarujá (SP)

0
1654x1104

Diego Aguiar na etapa inicial do circuito Rip Curl Grom Search. Foto: Divulgação
 

Duas das quatro categorias do Rip Curl Grom Search terão os seus títulos definidos neste fim de semana (sábado e domingo, dias 21 e 22), na praia do Tombo, em Guarujá. A 2ª etapa do principal circuito de surf sub16 do País reunirá mais de 100 surfistas, de oito estados. A competição começa neste sábado, a partir das 8 horas e terá transmissão ao vivo pela internet, pelo site www.ripcurl.com.br.

Nas disputas entre os mais novos, a grommet (limite de 12 anos) e a iniciante (no máximo 14), os campeões erguem as taças no domingo e os vencedores da etapa inicial, em Garopaba/SC, chegam como favoritos. Diego Aguiar, de Ubatuba, foi o melhor entre os mais novos e, apesar de nunca ter competido na praia do Tombo, está confiante. “Já surfei lá e é uma ótima onda. Estou com pranchas boas e venho treinando bastante”, afirma.

Com apenas 11 anos, Didi, como é mais conhecido, pega ondas desde os dois anos, incentivado pelo pai, o técnico de surf, Marcelo Aguiar, e pelos irmãos Arthur e Pedro. “Tenho sempre grande apoio deles e estou bem motivado. O Rip Curl Grom Search é irado, o nível dos atletas é alto e os melhores já passaram pelo campeonato”, complementa o surfista.

Já na categoria sub14, o catarinense de Imbituba, Leonardo Barcelos, espera repetir o bom desempenho feito na abertura do Circuito. Ele conhece as ondas do Tombo, onde já treinou. “Estou ansioso para voltar, pensando positivo na conquista do título. Chegar como líder na última etapa dá uma certa tranquilidade, mas sei que vou ter de surfar muito e manter o mesmo foco que tive na primeira etapa para sair de lá campeão”, afirma o surfista de 14 anos.

Na mirim e na feminina (até 16 anos), apesar de não terem as definições dos títulos, as disputas prometem ser acirradas, porque os seis melhores de cada categoria se classificam para a decisão na Praia de Maresias, em São Sebastião, no dia 27 de abril, junto com a finalíssima internacional do evento. “Eles terão a hospedagem garantida por parte da Rip Curl e o privilégio de estar no mesmo ambiente do evento que reunirá os melhores do Mundo”, afirma Fernando Gonzalez.

“O próprio Gabriel Medina despontou no cenário internacional, com o título do Rip Curl Grom Search, em 2010, na Austrália”, reforça Fernando, referindo-se ao atual campeão mundial profissional e único brasileiro a ter vencido o evento da Rip Curl. “Com certeza, é uma grande oportunidade. Os seis finalistas já sentirão de perto o evento e, portanto, a disputa por essas vagas será acirrada”, complementa. 

 Na categoria feminina, Tainá Hinckel, catarinense que já conhece bem o surf paulista, chega como líder. A pequena surfista de apenas 11 anos, venceu nos instantes finais a etapa de Garopaba, mas terá fortes rivais, como a carioca Luara Thompson, quinta colocada no Rip Curl Pro Júnior no Peru, e Louise Frumento, que treina diariamente nas ondas da Praia do Tombo.

Na mirim, com a ausência de Samuel Pupo, atual campeão, que está fora do País, em viagem nas Ilhas Mentawaii, na Indonésia, as chances ficam para Kauê Germano, grande destaque na etapa inicial, além dos ubatubenses Guilherme Villas Boas e Anderson Júnior, também finalistas na abertura do Circuito. Quem também aparece como chances, por competir “em casa” é Giovani Pontes, sétimo na etapa de Santa Catarina.

A competição começa sábado, às 8 horas, com as duas fases iniciais da mirim, sendo que as outras três categorias também entram no mar no primeiro dia do evento. As finais estão previstas para domingo, a partir das 11h30, primeiro com o Tag Team GoPro, uma disputa por equipes.

Além das disputas nas ondas, o evento terá vários atrativos, como a distribuição de pipas em alusão ao título do Gabriel Medina, cama elástica, pintura de pranchas, pelo artista plástico Marcello Macarrão, gincanas ecológicas e a distribuição de mudas nativas. Após a competição terminar no domingo, os atletas, pais e técnicos se reunirão para a tradicional confraternização, com churrasco, música e vídeos de surf, na Lucky Scope. Na ocasião, será feita a apresentação dos seis finalistas da mirim e da feminina.

O 16º Rip Curl Grom Search é uma realização da Rip Curl, com patrocínios das lojas Sul Nativo e Overboard. Apoios: Jandaia, Skullcandy, GoPro, OHP Surfboards, Skygraf, prefeituras municipais de Garopaba e de Guarujá. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Federação Catarinense de Surf e Federação Paulista de Surf. Divulgação: FMA Notícias e cobertura da Revista Fluir e portal Waves.