O Posto 4 da Barra da Tijuca (RJ) foi palco da segunda etapa do circuito Rip Curl Grom Search, etapa que recebe os melhores competidores de até 16 anos do Brasil. As ondas grandes, com cerca de 1,5 metros, não intimidaram os jovens surfistas que botaram para baixo sem medo.
Clique aqui para ver as fotos
Na categoria Grommets (sub-12), o destaque foi para o paulista Victor Bernardo, que mostrou um surf sólido e encarou os paredões de água que quebravam na Barra. Victor, que venceu a primeira etapa realizada na praia da Joaquina (SC), também está na final carioca e pode disparar no ranking.
Entre as mulheres, a derrota na primeira bateria da Paulista Kaena Brandi foi a grande surpresa. Kaena, que venceu a primeira etapa do
circuito, defendia sua liderança na etapa do Rio.
A paulista Luciana Sushi garantiu vaga nas semifinais e estava muito feliz. “Estou sem palavras para descrever essa sensação, nem acreditei que venci a Kaena Brandi, uma excelente competidora. Agora vamos ver como será na próxima fase?, conclui a surfista. A carioca Isabela Lima obteve o maior somatório da categoria (7.90) e conseguiu sua vaga na semifinal.
Na Iniciantes, o destaque foi Filipe Toledo. O paulista busca seu quarto titulo do circuito e parece que está bem focado. Com uma linha de onda forte e manobras explosivas, ele garantiu a vaga nas quartas-de-final e é um forte candidato ao título da etapa.
Na Mirim, os favoritos avançaram e a decisão do campeão do circuito foi adiada para o domingo. Gabriel Medina, líder do circuito enfrenta o também paulista e finalista na primeira etapa Caio Ibelli, logo na primeira bateria do dia.
Na terceira bateria o campeão brasileiro Mirim Jessé Mendes, de São Paulo, encara os paulistas Sidney Guimarães e Bryan Franco, além do capixaba Rodrigo Cardoso, em uma bateria muito equilibrada.
Foi realizada a gincana do E-bomb, na qual os atletas têm que carregar o seu companheiro usando a roupa de borracha da linha E-bomb da Rip Curl. Seis grupos participaram e os vencedores foram os atletas de Búzios.
A coleta por alimentos foi um sucesso e continuará amanhã até o fim da competição. Qualquer pessoa pode contribuir com 1 quilo de alimento não-perecível, que será doado para a Obra Social da Prefeitura do Rio de Janeiro.
A competição exclusiva para atletas com até 16 anos de idade terá as finais no domingo, na parte da manhã e as baterias serão transmitidas ao vivo pela internet, no site Rip Curl Grom Search.
As disputas recomeçam às 8:15, com a terceira fase da Mirim. As baterias decisivas serão realizadas das 11:30 às 13 horas. Antes, às 11 horas, rola outra atração, a Jamf Best Trick, uma bateria sem regras, valendo a manobra mais radical.
O campeonato conta com quatro categorias em disputa: Grommets (sub-12), Iniciantes (sub-14), Mirim (sub-16) e Feminina (sub-16). Nas duas últimas, os campeões do ranking garantem vagas à final internacional do Rip Curl Grom Search, em 2010, na Austrália, competindo simultaneamente ao WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach.
Os dois atletas receberão passagens aéreas, bolsas de estudos, com intercâmbio cultural, na ?The Milton College Centre?, oferecido pela Study Way, incluindo estadia e alimentação.
Fora das ondas, a etapa carioca terá atrações, inclusive a visita de Bruno Santos, vencedor da etapa WCT do Teahupoo, no Tahiti, em 2008, e campeão do WQS de Fernando de Noronha (PE), neste ano. Ele estará na praia para conversar com a nova geração. Também no domingo, a Secretaria de Meio Ambiente montará uma tenda com orientações sobre defesa do meio ambiente.
O Rip Curl Grom Search 2009 conta com os patrocínios Rip Curl, J?Bay, Jamf e Overboard. Apoio: Cadernos Jandaia, Study Way Cursos no exterior, The Milton College Centre, Grupo Skygraf do Brasil e Sticle Malharia. Divulgação: Fluir e Waves.Terra. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Fecasurf, Feserj e Fpsurf.