Conhecida como a ?capital do surf?, inclusive usando o título no logotipo oficial da Prefeitura, a cidade de Ubatuba está recebendo as importantes disputas dos brasileiros pelas vagas ao World Championship Tour (WCT), a elite mundial, no Onbongo Pro Surfing.
A etapa nível máximo seis estrelas garante 2.500 pontos no ranking mundial e é uma parceria entre a marca 100% nacional, há 20 anos na ?estrada?, com a Prefeitura e o Governo do Estado.
Em sua sétima edição consecutiva, a terceira em Ubatuba, a competição é disputada até domingo (dia 26), na Praia de Itamambuca, palco de momentos históricos do surf nacional, e pode ser decisiva para os atletas do Brasil chegarem entre os 15 primeiros do ranking, para a classificação à elite em 2009.
O título de capital do surf foi criado por lei municipal, em 12 de julho de 1995, pelo então vereador Eduardo de Souza Cesar (DEM), hoje prefeito reeleito. Em 2007, o deputado estadual Gil Arantes (DEM), deu mais amplitude, com uma lei estadual e já existe um trabalho para que a denominação torne-se federal.
Além do Mundial, as praias do município recebem todos os circuitos em nível estadual, outros eventos de destaque, como o campeonato para atletas de São Paulo, bem como a disputa pelos títulos municipais, envolvendo 15 categorias, recorde entre as competições no Estado.
O presidente da Associação Ubatuba de Surf, o ex-surfista profissional e ?head-judge? do SuperSurf, Paulo Motta, destacou a importância do evento para a Cidade.
?Ubatuba tem um trabalho sério, voltado ao surf e esse mundial vem corroborar este título de capital do surf. Todas as disputas passam por Ubatuba, desde as categorias de base até esta etapa de nível máximo do Mundial Profissional?, frisou.
?Essa Administração sempre teve essa relação de encarar o esporte, no caso o surf, ligado ao desenvolvimento do município, e não de forma isolada. Desde a época de vereador, o prefeito se empenhou em apoiar o surf e há três anos temos o Onbongo, que é um dos grandes destaques no cenário internacional?, complementou Motta.
Com US$ 135 mil em premiação, US$ 15 mil destinados ao vencedor, o Onbongo Pro Surfing terá as baterias decisivas no domingo, com as semifinais e finais, além da Tent Beach Expression Show.
O Onbongo Pro Surfing 2008 tem a apresentação da Nova Schin e a marca Onbongo como principal patrocinador, junto da Gardel e da Própainel. Co-patrocínios das lojas Red Beach, Central Surf, Krokodiu?s, Overboard, Surftrip, Kyw, Hot Water, Gati, Ophicina, San Surf, Akami, Potência, Tent Beach, Quiver, Match Point, Surf-Xpress e Econos.
Colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Governo do Estado de SP. Apoio: Itamambuca Eco Resort, Pousada Canto de Itamambuca, Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) e Areia Summer House. O evento é uma realização da ASP South America com homologação da Association of Surfing Professionals (ASP) e conta com a parceria da Federação Paulista de Surf (FPS), Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Confederação Brasileira de Surf (CBS), além de divulgação da Sportv, Waves, 89 FM, Fluir e Blackwater.