Brasil Surf Pro

Ubatuba em ponto de bala

Messias Félix, Pena Pro Noronha 2010, Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

 

Messias Félix inicia defesa do título brasileiro em Ubatuba (SP). Foto: Aleko Stergiou.

Está chegando a hora da aguardada estreia do Brasil Surf Pro 2010. A largada na corrida dos títulos brasileiros da temporada é nesta semana num dos palcos mais tradicionais do esporte das ondas no país.

 

A praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, é a única que nunca saiu do calendário nos dez anos da história da Divisão Principal do Circuito Brasileiro e foi escolhida para sediar a primeira etapa com a nova organização da Brasil1 Esporte.

 

Na quarta-feira, 80 surfistas de 11 estados do país começam a disputar os primeiros 200 mil reais da premiação recorde de 1 milhão de reais que será distribuída nas cinco provas deste ano. A abertura da temporada vai até domingo em Ubatuba.

O Brasil Surf Pro 2010 será realizado com o patrocínio da

Suelen Naraisa também está pronta para batalha. Foto: Renato Boulos.

 

Petrobras e da marca Hawaiian Dreams, a HD. Ainda existem duas cotas de patrocínio disponíveis.

 

A Petrobras pegou a primeira e há anos já promove outras competições da ABRASP, como a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, Circuito Petrobras de Surfe Feminino e Petrobras Longboard Classic.

 

Já a HD está retornando ao mercado com força total neste ano. A tradicional marca agora é produzida pela empresa paulista Eixo Confecções e entre as várias ações de marketing que estão sendo postas em pratica, o Brasil Surf Pro é a mais importante.

“O trabalho proposto para a marca HD, pela Eixo, é sério e de longo prazo, com investimentos na mídia, em atletas, escolas de surfe, ações ambientais e eventos”, declarou Reinaldo Andrauss, o Dragão, como é mais conhecido o novo diretor de marketing da HD.

 

“Considero um grande desafio representar uma marca que sempre admirei e retorna com ideal de crescimento e qualidade de ação em todas as esferas. Sempre gostei de acompanhar campeonatos de surfe e agora voltarei a frequentar todas as etapas da ABRASP”, disse Dragão, que já foi editor das revistas Fluir e Hardcore e destaca três atletas da Equipe HD na elite, o carioca Pedro Henrique e os paulistas Odirlei Coutinho e Ricardo Ferreira.

Dos onze estados representados no Brasil Surf Pro 2010, São Paulo forma o maior esquadrão com 21 surfistas competindo em Ubatuba, dezesseis na categoria masculina e cinco na feminina, cujo time é capitaneado pela atual campeã brasileira Suelen Naraisa, que é de Ubatuba como Odirlei Coutinho. Os dois são recordistas de vitórias na “Cidade do Surf” do litoral paulista. Odirlei foi bicampeão em 2005 e 2006 e Suelen Naraisa já festejou vitória em casa três vezes, em 2005, 2007 e 2008.

Na sequência, vem o Rio de Janeiro com um total de quinze surfistas, Santa Catarina com quatorze, o Ceará do campeão brasileiro Messias Félix com oito, Bahia com seis, Pernambuco com quatro, Paraná, Paraíba e Rio Grande do Norte com três cada, Rio Grande do Sul com dois e Alagoas com um.

Os melhores surfistas do país vão estar se apresentando nesta semana na praia de Itamambuca, sendo impossível apontar algum favorito absoluto tanto no masculino como no feminino.

 

Os vencedores em Ubatuba no ano passado foram o campeão brasileiro Messias Félix e a catarinense Juliana Quint, que estão confirmados para defender o título no primeiro Brasil Surf Pro da história do Circuito Brasileiro.

 

Calendário do Brasil Surf Pro 2010

1ª etapa Abr 7 a 11 – Itamambuca, Ubatuba (SP)
2ª etapa Jul 14 a 18 – Cupe, Ipojuca (PE)
3ª etapa Set 22 a 26 – Joaquina, Florianópolis (SC)
4ª etapa Nov 4 a 7 – Rio de Janeiro (praia a ser definida)
5ª etapa Dez 8 a 12 – Local a ser definido pelos organizadores

 

Relação de atletas dividida por estados

São Paulo (14) Renato Galvão, David do Carmo, Odirlei Coutinho, Heitor Pereira, Hizunomê Bettero e Bruno Moreira classificaram-se entre os top 24 da elite de 2009, Emerson Piai e Alex Ribeiro entraram pela divisão de acesso e Ricardo Ferreira pelo ranking paulista. No Feminino, a campeã brasileira de 2009 Suelen Naraisa, Camila Cássia, Luana Coutinho, Cláudia Gonçalves e Bruna Queiroz.

 

Santa Catarina (11) Willian Cardoso, Beto Mariano, Guilherme Ferreira e Jean da Silva classificaram-se entre os top 24 da elite de 2009, Felipe Ximenes e Tomas Hermes entraram pela divisão de acesso, Raphael Becker pelo ranking catarinense e Alejo Muniz pelo título de campeão brasileiro Pro Junior de 2009. No Feminino, permanecem Juliana Quint e Gabriela Leite. Chantalla Furlanetto é a novidade das meninas.

Rio de Janeiro (10) Pedro Henrique, Gustavo Fernandes e Bruno Santos ficaram entre os top 24 da elite, Leandro Bastos entrou pela divisão de acesso, Simão Romão pelo Circuito Carioca e Jorge Spanner ganhou convite por contusão. No Feminino, Andréa Lopes, Gabriela Teixeira, Taís de Almeida e Brigitte Mayer.

Ceará (7) O campeão brasileiro de 2009 Messias Félix, André Silva, Michel Roque e Edvan Silva ficaram entre os top 24 da elite. Thiago de Sousa, Márcio Farney e Itim Silva entraram pela Divisão de Acesso.

Bahia (6) Rudá Carvalho e Wilson Nora ficaram entre os top 16 da elite de 2009. Franklin Serpa, Alandreson Martins e Bruno Galini entraram pela Divisão de Acesso e Bernardo Lopes pelo Circuito Nordestino.

Pernambuco (4) Alan Donato e Halley Batista pela Divisão de Acesso, César Aguiar pelo Nordestino e Monik Santos ganhou convite especial da Abrasp pela contusão que a impediu de competir em 2009.

Paraíba (3) O vice-campeão brasileiro de 2009 Jano Belo. Ulisses Meira entrou pela Divisão de Acesso e no Feminino permanece Diana Cristina, bicampeã brasileira da Divisão de Acesso.

Rio Grande do Norte (3) Danilo Costa foi top 14 em 2009. John Max entrou pela Divisão de Acesso e Alan Jones conquistou sua classificação com o título de campeão do Circuito Nordestino.

Paraná (3) Peterson Rosa foi top 20 e Nathalie Martins a quarta melhor de 2009, com Michaela Fregonese reforçando o time paranaense este ano.

Rio Grande do Sul (2) Daison Pereira foi o sexto colocado em 2009 e Rodrigo Dornelles entrou com o título gaúcho.

Alagoas (1)  Só o campeão brasileiro de 2001 Tânio Barreto, quinto do ranking em 2009.

Exit mobile version