Ubatuba recebe desafio

0

Vencedor do ano passado Hizunomê Bettero corre atrás de mais um título, desta vez no quintal de casa. Foto: Divulgação.
A terceira edição do Oakley Junior Challenge, evento especial para atletas da nova geração, acontece entre os dias 15 e 21 de maio em Ubatuba (SP).

 

Os competidores que integram as listas Sub-20 e Sub-16 têm até o próximo dia 5 para confirmar presença diretamente com a Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

 

Caso ocorra alguma desistência, os alternates serão chamados para uma eventual substituição na lista principal.

 

Oito atletas foram selecionados de acordo com o ranking do ano passado. O restante foi escolhido pela Oakley e Abrasp, levando em

Campeão mundial Júnior no ISA Games, Jefferson Silva está dentro da disputa. Foto: Munir El Hage / Divulgação.

consideração os rankings brasileiro, Pro Júnior, bem como algum destaque individual.

 

“O Jefferson Silva, por exemplo, foi campeão Mundial Júnior. Nada mais justo que ele esteja dentro?, comenta Luis Henrique Pinga, gerente de marketing da Oakley.
 
O formato da competição continua o mesmo. A única alteração fica por conta da exclusão da categoria Feminina. Porém, o espaço será preenchido pelos amadores com até 16 anos, que estréiam no desafio e são filiados à Confederação Brasileira de Surf (CBS).

 

A Oakley criou um formato em que o atleta não é eliminado. Os competidores entram no mar quatro vezes e os campeões são os que somarem o maior número de pontos das três notas computadas em cada apresentação, sendo uma delas dobrada.

 

Cada bateria tem uma hora de duração e é formada por quatro competidores, com cada um podendo pegar até 15 ondas. Mais do que uma competição, o evento é uma grande confraternização do futuro do esporte brasileiro.

 

O evento é uma ótima oportunidade para os atletas interagirem entre si e também com o quadro de juízes, tirando dúvidas sobre regras e notas. A camaradagem é um dos pontos fortes da competição, que valoriza a união entre os competidores.

 

Todos os participantes, além de imprensa e organização, ficam hospedados juntos – tudo por conta da Oakley. A premiação também foi mantida. A categoria principal premia os finalistas com R$ 20 mil, enquanto os competidores da Sub-16 recebe R$ 10 mil.

 

Inicialmente, a organização estava dividida sobre o pico onde aconteceria a terceira edição. Cogitou-se inclusive realizar o evento na Bahia, mas a cidade de Ubatuba, localizada no litoral norte paulista, levou a melhor e sedia a competição preferida pela nova geração.

 

?Foi uma decisão interna. Levamos em conta alguns aspectos de interesse comercial da empresa. O fato de três eventos (ISA Games, Oakley Challenge e SuperSurf) acontecerem em datas seguidas em São Paulo facilita tudo?, comenta Pinga.

 

##

 

Praia do Félix pode sediar disputas do Oakley Challenge. Foto: Ubatubasurfcam.
A base da prova será em Itamambuca na pousada Todas as Luas. “A competição pode rolar em todos os picos de Ubatuba. Mas, as principais são Félix, Itamambuca, Vermelha do Centro e Vermelha do Norte. Ou seja, onde rolarem as melhores ondas?, comenta Pinga.

 

Na primeira edição, realizada no Rio de Janeiro, a competição foi considera a melhor pelos atletas. No ano passado, em Santa Catarina, a prova também rolou em excelentes condições, principalmente na Joaquina e no Matadeiro.

 

?Procuramos melhorar ano a ano em todos os aspectos. O feedback da mídia e dos atletas faz com que busquemos cada vez mais isto?, afirma

Destaque da prova no ano passado, Thiago Bianchini se garante novamente na lista de convidados. Foto arquivo: Nancy Geringer.
o gerente de marketing.
 
De acordo com Pinga, a avaliação do evento é bastante positiva, pois a Oakley criou um produto totalmente inovador.

 

“Preservamos o espetáculo. O atleta pode mostrar o melhor de si nas melhores condições e com um bom tempo. É um evento de grande atrativo para a mídia pelo formato e nível técnico, pois reunimos o que há de melhor no esporte abaixo de 20 anos?, revela Pinga.

 

Para ele, a competição serve como bom treino e laboratório para os atletas.

 

“Eles passam uma semana surfando com os amigos e ainda têm a oportunidade de boa exposição na mídia. Nosso objetivo é fazer um evento alto astral, onde todos consigam ter uma semana alucinante de altas ondas, com a competição aliada totalmente ao clima de confraternização?, destaca Pinga.
 
Categoria Sub 20
                                                                    
1 Thiago Bianchini                                      
2 Hizunomê Bettero
3 Simão Romão
4 Patrick Tamberg
5 Eduardo Rollins
6 Willian Cardoso
7 Diego Santos
8 Thiago Camarão
9 Jeferson Silva
10 Giancarlo Zampieri
11 Wigolly Dantas (convidado Associação de Ubatuba)
12 Jadson André
13 wildcard Oakley
14 Berent Dorrington (Aus)
15 wildcard Oakley
16 wildcard Oakley

 

Alternates

 

1 Charlie Brown
2 Thomas Hermes
3 Alejo Muniz
4 Riquinho
5 Rudá Carvalho
6 Jorge Spanner
7 Alan Donato
8 Bruno Caraça
9 Emerson Piaí

 

Sub-16

 

1 Miguel Pupo
2 Matheus Toledo
3 André Pastori
4 Jessé Mendes
5 Peterson Crisanto
6 Cauê Wood
7 Wesley Moraes
8 Cristoban de Col (Per)

 

Alternates

 

1 Caio Ibelli
2 Jhonny Max
3 Luis André
4 Nathan Brandi
5 Alejo Muniz
6 Gabriel Medina