Ubatuba recebe Paulista Amador

Ricardo Toledo Okdok Paulista de Surf Amador Praia de Maresias São Sebastião 2004

O ubatubense Ricardo Toledo é um dos destaques da etapa de abertura do Okdok Paulista de Surf Amador 2005. Foto: Daniel Smorigo.

Acontece neste final de semana, dias 21 e 22, na praia de Itamambuca, Ubatuba, o circuito Okdok Paulista de Surf Amador 2005.

 

O circuito terá três etapas e disputas em quatro categorias: Open, Feminina, Master, para surfistas com mais de 35 anos, e a Longboard.

 

A segunda etapa rola nos dias 16 e 17 de julho no píer de Mongaguá, litoral sul do Estado, outro pico que não fez parte do tour de 2004, assim como Ubatuba.

 

Fechando o ranking, a praia do Tombo, no Guarujá, sedia a terceira etapa, nos dias 10 e 11 de setembro.

 

 

O veterano Amaro Matos é um dos nomes fortes da cidade do Guarujá na categoria Longboard. Foto: Ivan Storti/FMA Notícias.

A disputa por cidades é uma das atrações do evento. Surfistas locais e do Guarujá prometem travar novo duelo pela vitória no ranking da Federação Paulista de Surf.

 

No ano passado, os ubatubenses levaram a melhor na classificação final, quando são somados os pontos do Okdok e também do Hang Loose Surf Attack, o paulista da nova geração.

 

“Ganhamos justamente com os resultados do Okdok. Dessa vez já saímos na frente no Hang Loose e queremos vencer em todas”, anuncia Alberto Jacob, técnico de Ubatuba, que comanda a escolinha de surf da Prefeitura da Cidade desde sua criação em 1995.

 

Ele apresenta como seus trunfos a experiência de Ricardo Toledo, único atleta que vai competir em três categorias, e a superioridade na disputa feminina, categoria que Ubatuba dominou ano passado com as três primeiras colocações – Luana Coutinho (campeã), Jahia Bettero (vice) e Leila Eustáquio (3ª).

 

“O Ricardinho faz a diferença, porque ele chega bem nas três categorias. Pelo menos foi assim ano passado. Na Open temos também o Guigui”, destaca Jacob, referindo-se a Wiggolly Dantas, uma das maiores revelações do surf brasileiro. “Vamos estar em casa e queremos nova vitória”, adianta o técnico. Se for levada em conta a quantidade de atletas na disputa, Ubatuba leva nítida vantagem. São 25 inscritos contra 18 do Guarujá.

 

Na categoria Open, os “donos da casa” competem com sete surfistas, tendo como destaques Ricardo Toledo, atual campeão paulista, Guigui (que já faturou três títulos estaduais da nova geração) e João Santana, sexto colocado ano passado. Na Longboard, são cinco representantes, com destaque novamente para Ricardo Toledo, Rodrigo Banhara e Ronaldo Aranha.

 

Na Master, a equipe também tem cinco atletas e, mais uma vez, quem aparece é Ricardinho, vice-campeão ano passado. Na Feminina, o maior contingente, com oito atletas, aparecendo como cotadas as três melhores do ranking 2004. Guarujá, apesar de ter menos representantes, chega forte na praia dos rivais.

 

Entre as estrelas do time estão os lendários irmãos do Tombo, Neno, Paulo e Amaro Matos. Os três competem na Master, sendo que o último também é favorito nos pranchões, onde é top do circuito mundial.


No ano passado, Ubatuba garantiu o título somando 7.600 pontos, 370 a mais que Guarujá. São Sebastião, que assim como os as duas primeiras colocadas tem um trabalho forte na revelação de novos talentos, ficou em terceiro lugar, com 6.127 pontos. São Vicente, crescendo a cada ano, ficou em quarto lugar, com 5.799, seguido de Praia Grande, com 5.078.

 

“Essa disputa por cidades dá uma emoção a mais no evento. Os atletas ganham motivação dos companheiros para levar sua equipe à vitória”, comenta o diretor técnico do evento, Marcos Bukão.

 

“Essa disputa sadia é uma forma de reconhecermos os trabalhos desenvolvidos pelas associações municipais e incentivar o trabalho de base. Nossa proposta é justamente que todos os municípios tenham estrutura e revelem novos atletas. Com o prêmio, as associações têm subsídios para solicitarem apoio das prefeituras, comunidade, patrocinadores”, ressalta Silvio da Silva, o Silvério, presidente da Federação Paulista de Surf.

 

A competição começa às 8 horas do sábado, com três fases seguidas da categoria Open. A disputa feminina tem início às 13h e às 14h15 entram no mar os competidores da Longboard. O dia é encerrado com as quartas-de-final da feminina. No domingo, os experientes surfistas da Master abrem o evento às 8 hs. As semifinais serão realizadas a partir das 11h15 e as finais às 13h15.

 

O Okdok Paulista de Surf distribui por etapa cerca de R$ 8 mil em premiação, sendo R$ 4.750 em dinheiro, depositados em cadernetas de poupança aos finalistas das quatro categorias.

 

Okdok Paulista de Surf 2005 tem o patrocínio de Brisbane – Têxtil Santa Inês e Sticle Malhas. Co-patrocínio de Potência, Styllos, Kyw, Ripwave, Cofina e Eberle. A etapa tem colaboração da Prefeitura de Ubatuba e da Associação Ubatuba de Surf. Organização da Federação Paulista de Surf.

 

Exit mobile version