Litoral Norte SP

Ubatuba surf city

0

 

Praia Grande oferece boas ondas em meio ao visual mais urbano da cidade. Foto: Aleko Stergiou.

Na última semana, a equipe de reportagem Waves desceu a serra e visitou a cidade de Ubatuba (SP).

 

Localizada a 230 quilômetors da capital, a cidade é famosa pelas belas praias e natureza recheada pela mata atlântica.

 

Clique aqui para ver as fotos de ação


Clique aqui para ver as fotos de ambiente


Clique aqui para ver as fotos de pontos turísticos

 

Ubatuba é uma cidade pacata, com ar interiorano, mas muito surf na veia. Não é a toa que o slogan da cidade é “Ubatuba – Capital do Surf”.

 

A cultura do surf está representada em todos os lugares das

Praia do Félix reserva tubos em meio à natureza preservada. Foto: Aleko Stergiou.

cidade, seja em surf shop ou nas placas de trânsito.

A praia de Itamambuca é um dos grandes palcos de competições no Brasil. Todos os anos, ela recebe vários eventos nacionais e internacionais.

 

Grandes surfistas também vivem em Ubatuba. Entre eles estão diversas gerações de campeões e nomes como Ricardo Toledo, Tadeu Pereira, Renato Galvão e muitos outros, além dos jovens talentos, que também despontam no surf ubatubense.

 

Grande parte disso é fruto de um ótimo trabalho realizado pela AUS (Associação Ubatuba de Surf) e pela Prefeitura Municipal.

 

O técnico de surf Alberto Jacob também costuma acompanhar na praia a rotina de treinamentos da galera.

Com total auxílio da AUS, fiquei hospedado no hotel São Charbel, que fica localizado no Centro, assim pude ter mais dinâmica para a produção de um material variado.

Apesar da chuva durante toda semana, o surf rolou na praia do Félix, uma das mais bonitas do Brasil. A galera foi para a água com muita disposição. Mesmo com o tempo não muito bom foi possível fazer bons cliques.

 

No dia seguinte, apesar das condições do tempo não terem melhorado, investimos no surf em um dos picos muito frequentado pelos ubatubenses.

 

A praia de Trindade (RJ), fica a 20 quilômetros da divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O pico oferece ondas fortes e tubulares, ideais para o treino de competição.

 

Além de muito surf , Ubatuba oferece alguns rolés culturais e ecológicos. Vale visitar uma das principais sedes do projeto Tamar no Brasil, que defende as tartarugas marinhas. O aquário de Ubatuba também é muito interessante.

A gastronomia local é muito famosa e saborosa. Todos os anos tem o festival do camarão que atrai milhares de turistas para apreciar os frutos do mar na região.

Ubatuba oferece uma ótima estrutura de hotéis, restaurantes e entretenimento, além é claro das maravilhosas praias e variedade de ondas.

Agradeço o apoio da AUS nesta reportagem, ao Hotel São Charbel, aos surfistas que participaram e aos que não puderam participar. Em breve estarei de volta para fotografar a galera de uma das melhores cidades do surf no Brasil.

Valeu!