A quarta e última etapa do Circuito Cyclone Bahamas de Surf Amador 2007 foi finalizada neste domingo, na praia do Ulé, Guarapari (ES).
Com boas ondas e um ótimo público presente, muitas manobras, tubos e comemoração dos atletas que venceram e conseguiram boas posições no ranking.
É o caso de Lucas Berger, que ficou com a terceira colocação na final da categoria Open.
Mesmo sem vencer a etapa, Lucas vibrou muito ao se classificar às finais do evento.
O patrocinador (Mimi Espetinhos) havia prometido uma prancha para Lucas se ele chegasse às finais. Parece que o incentivo surtiu efeito.
Na final da categoria Longboard, que teve a participação de Carol Schulbert, única menina inscrita na categoria, Adriano Shaba de Guarapari foi o vencedor. Adriano mostrou muita habilidade ao descer as ondas tubulares e rápidas do Ulé com um pranchão de 3 metros.
O campeão do circuito foi Aderson Bedoni, que com a vitória se torna o primeiro hexacampeão capixaba de Longboard.
O longboard não foi a única categoria que aguardava definição de um campeão em 2007. Mais outras quatro categorias foram muito disputadas: Júnior, Mirim, Feminino e Master.
Na categoria Mirim, o surfista de Jacaraípe Levi Oliveira confirmou o favoritismo ao vencer a final contra Yago Silva, Pablo Malaquias e Rafael Teixeira.
Teixeira, que já havia conquistado o título por antecipação na categoria Iniciante, também venceu o ranking geral da categoria Júnior.
Com a melhor onda surfada no evento, 8,50 pontos, que garantiu ao atleta de Vitória o seu segundo título capixaba no ano, Rafael fecha da melhor forma possível sua participação dentro do ES.
Este ano, Rafael venceu etapas do circuito carioca e também uma etapa internacional do mundial sub-16, realizada no início do ano, no Peru.
Outro atleta que está acostumado a vitórias fora de casa, Johnny Botelho, já havia conquistado o título por antecipação na categoria Grommet, mas fez questão de chegar ao evento bem focado em um bom resultado.
##
Todo o trabalho desenvolvido com seu pai e técnico, José Carlos, nas praias da Barra do Jucu, mostrou o quanto é importante a família presente com a criança no esporte.
Johnny, que mora em Terra Vermelha, uma comunidade carente do município de Vila Velha, vem acumulando vitórias e muitos admiradores.
Atual campeão de dois circuitos no Rio de Janeiro, o pequeno surfista de Terra Vermelha vence e fecha com resultados expressivos o Estadual 2007.
A categoria Feminino foi vencida por Bárbara Segato, que estava na segunda posição do ranking. Com a vitória, a surfista de Vila Velha pulou para primeira colocação e conquista seu primeiro título estadual.
A praia de Regência, em Linhares, teve seu representante vitorioso, Robson Barros, que levou para a bucólica vila o título master da etapa e do circuito.
Robson elogiou muito o trabalho da nova diretoria da Federação de Surf do Espírito Santo e pleiteou uma etapa em sua praia, que é uma das mais procuradas pelos surfistas no Estado.
Fora os capixabas, o circuito recebeu participação de atletas de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.
O baiano Leo Andrade adorou o Espírito Santo e prometeu retornar mais vezes para passeio e competições. Muito bem recebido, o atleta venceu a etapa na categoria Open com um surf muito expressivo.
Renato Coutinho, que já havia sido declarado oficialmente campeão capixaba Open 2007 por antecipação, não chegou às finais. Mesmo assim, o competidor fez questão de prestigiar o evento até o final.
O surf capixaba encerra este circuito em excelentes ondas, praia lotada, sol e festa dos jovens surfistas que procuram sobre as ondas um estilo de vida saudável, com total integração com a natureza.
O próximo evento de surf está marcado para os dias 8 e 9 de dezembro, na mesma praia, com o fechamento do Circuito Nova Schin Cobra D´água de Surf Pro 2007, que além de definir o campeão capixaba profissional também vai revelar os surfistas profissionais que farão parte da elite do esporte no Brasil em 2008.
Campeões do circuito capixaba
Grommet ? Johnny Botelho (Vila Velha)
Iniciante ? Rafael Teixeira (Vitória)
Mirim ? Levi Oliveira (Serra)
Júnior ? Rafael Teixeira (Vitória)
Feminino ? Bárbara Segato (Vila Velha)
Master ? Robson Barros (Linhares)
Longboard ? Aderson Bedoni (Vila Velha)
Open ? Renato Coutinho (Vitória)